É muito bom comprar móveis e renovar diferentes espaços da casa. Acontece que nem todos esses produtos vêm prontos para uso, principalmente os mais volumosos. Quem já mobiliou ou está buscando novas peças para o quarto, por exemplo, sempre acaba com a dúvida de como montar guarda-roupa.
Você está passando por esse processo e quer lidar com ele da melhor forma? Pois saiba que estamos aqui pra ajudar! Vale dizer que muitos modelos chegam com peças separadas para evitar danos durante o transporte. Afinal, um pacote compacto é mais fácil de proteger e carregar por aí.
Os próximos tópicos têm todo o passo a passo que preparamos. Ao final, você também vai conferir uma solução valiosa pra ter cada vez menos dores de cabeça com questões relacionadas à montagem. Boa leitura!
1. Prepare o ambiente
A primeira coisa a fazer é organizar o espaço onde você vai trabalhar. Quanto mais limpo e arrumado ele estiver, mais tranquilas serão as etapas de montagem. Lembre-se de que móveis trazem componentes pequenos pra fixar suas estruturas e partes internas, e ninguém quer perdê-las em meio à bagunça.
O ideal é escolher o próprio quarto e forrar o piso com um tapete pra evitar impactos contra o produto recém-comprado. Você pode apoiar algumas peças no colchão da cama, evitando o excesso de itens no chão. Em seguida, remova todas as embalagens antes de ler o manual sobre como montar guarda-roupa.
2. Providencie as ferramentas
Alguns recursos são considerados básicos para a montagem de móveis. Se você não dispõe de um kit de ferramentas, precisa providenciar itens como chave de fenda ou parafusadeira. A segunda opção traz agilidade e reduz o seu esforço, devendo ser priorizada na hora de manipular um produto grande como o guarda-roupa.
Se não tiver como adquirir a parafusadeira no momento, peça o item emprestado a um vizinho, amigo ou familiar. Sempre tem alguém com um equipamento em casa. Aos poucos, caso perceba uma necessidade grande de trabalhar com montagem de peças, vale a pena economizar uma quantia pra comprar sua própria ferramenta.
3. Identifique as peças
Na dúvida de como montar guarda-roupa, muita gente comete o erro de sair juntando as peças de forma aleatória. Não faça isso se quiser evitar problemas. O ideal é separar e categorizar as partes do móvel assim que você for tirando os componentes das embalagens.
Coloque cada tipo de recurso em um local exclusivo, juntando, por exemplo, as portas, as ferragens e os parafusos aos seus semelhantes. O cuidado de organizar vai facilitar muito o seu trabalho, além de evitar que itens pequenos se percam durante a movimentação do produto.
Depois de colocar tudo em ordem, você já pode partir para a etapa de parafusar cada parte do seu novo guarda-roupa. Se achar necessário, chame uma pessoa pra ajudar você e agilizar o processo.
4. Escolha a posição
Essa é uma recomendação pouco abordada entre as dicas de como montar guarda-roupa. Ela consiste em determinar a posição do móvel antes de erguer qualquer estrutura. Pense que, depois de pronto, o produto terá peso considerável e precisará ser empurrado até chegar ao seu devido local.
Então, para evitar maiores esforços, defina a posição do item com antecedência pra fazer a montagem ali mesmo ou em uma área bem próxima. Assim, quando finalizar, você não terá que se preocupar com o deslocamento do guarda-roupa, o que evita todo tipo de dano.
Fica a dica: quanto menos puder movimentar o móvel ao longo de sua vida útil, melhor. E quando precisar realizar uma mudança de posição, faça com bastante cuidado, colocando tecidos sobre a base da peça pra que ela deslize com facilidade, sem causar desgaste no material do produto ou no piso.
5. Siga o manual
Estava estranhando a falta dessa dica crucial? O importante, até aqui, foi mostrar como deixar tudo preparado para ganhar segurança no processo. Quem já está habituado com o serviço de montagem tem seu próprio ritmo e costuma seguir uma ordem específica.
Ainda assim, como existem diversos modelos de guarda-roupa no mercado, sempre é bom consultar o manual do fabricante. Esse material traz instruções relevantes sobre as etapas, os tipos de encaixe e os cuidados necessários. Seguir todas as recomendações é o melhor caminho pra ter bons resultados e reduzir a chance de erros que geram retrabalho ou avarias.
6. Cuide dos detalhes
A maioria dos manuais indica como montar guarda-roupa em uma sequência detalhada, a começar pela estrutura. A ordem costuma ser: base, seguida das laterais esquerda e direita, depois as laterais centrais, e o topo do móvel. Só então, com a “casca” pronta, é que você segue para a parte interna e o fechamento.
Com tudo parafusado e posicionado no lugar, passe para a parte de trás do móvel (fundo traseiro). As gavetas e portas devem ser deixadas por último pra que você verifique questões de encaixe, deslizamento e demais pontos antes de finalizar. Caso encontre algum desajuste, é possível resolver e chegar ao resultado esperado.
Conte com serviço especializado
Deu pra perceber que, com paciência e os recursos certos, montar um móvel pode ser bastante tranquilo. Acontece que nem sempre temos tempo suficiente para seguir todos os passos citados. Nesses casos, o risco de fazer tudo rápido e acabar danificando o produto é grande.
Uma boa solução pra evitar problemas é comprar de marcas que oferecem a montagem do móvel. Nas Lojas Edmil, esse serviço é feito por profissionais da própria empresa, e o melhor: de forma gratuita. É uma vantagem e tanto pra quem busca comodidade e a garantia de um trabalho feito com qualidade.
E aí? Será que conseguimos descomplicar o passo a passo de uma tarefa tão comum? Mais que aprender como montar guarda-roupa, é muito importante ter com quem contar naqueles momentos de dúvidas. Já ficou claro que, com o suporte da nossa equipe, você nunca terá dor de cabeça com o processo de montagem de móveis.
Quer aproveitar e adquirir os nossos produtos? Acesse o site da loja e confira todos os modelos disponíveis!