BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como se organizar financeiramente para o IPVA 2024? Saiba aqui

Quando chega o começo do ano, tem sempre contas novas pra gente pagar, não é verdade? Além do Imposto de Renda, há uma despesa em especial que gera bastante preocupação pra milhões de brasileiros: o imposto dos veículos, mais conhecido como IPVA 2024.

Os proprietários de veículos de modelos mais novos tendem a pagar um imposto mais alto que, muitas vezes, pesa no bolso. Se esse é o seu caso, o ideal é se organizar financeiramente pra conseguir dar conta do IPVA e não passar aperto.

Já que não tem como fugir do pagamento desse imposto, preparamos este post pra ajudar você a entender melhor o IPVA 2024 e também dar um jeito no seu orçamento pra pagar essa conta em dia. Continue lendo que a gente conta tudo! 😉

O que é o IPVA?

IPVA é a sigla que representa o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Ou seja, é um tipo de imposto pago por todas as pessoas que têm veículos motorizados, como motocicletas, automóveis, caminhões, vans e assim por diante.

O pagamento do IPVA é feito todos os anos, sendo um imposto cobrado pelo estado onde você reside. Logo, não é uma cobrança do Governo Federal, mas do Governo Estadual. É por essa razão que o valor a ser pago não é unificado. Ao contrário, varia de uma região pra outra, sendo o total recolhido dividido entre o estado de registro do veículo e o município no qual ele foi emplacado.

Por falar em valor, é importante você saber que o montante devido por cada proprietário é um percentual sobre o custo do automóvel que, por sua vez, é calculado com base na tabela FIPE dele.

Cada um dos estados brasileiros tem liberdade pra definir de quanto será esse percentual (2%, 2,5%, 3% etc.). Portanto, é possível descobrir quanto você deve pagar de IPVA 2024 conferindo a tabela e o percentual cobrado na sua localização. 👍

Qual é o objetivo do IPVA?

Até 1986, não existia o IPVA. Os proprietários de veículos pagavam a Taxa Rodoviária Única (TRU). O valor arrecadado era destinado ao aperfeiçoamento dos serviços de transporte, mas, após esse ano, quando foi criado o imposto, as coisas mudaram.

Como o valor dele é dividido entre estado e município, cada um deles tem autonomia pra aproveitá-lo como julgar melhor. O IPVA pode ser utilizado, por exemplo, pra melhorias no serviço de transportes, estradas e outras estruturas do tipo. Pra completar, o montante arrecadado pode ser aplicado em outras áreas, como segurança, cultura, educação e saúde.

Houve mudanças quanto ao IPVA 2024?

Em 2023, os brasileiros tiveram que desembolsar mais dinheiro pra arcar com o pagamento do IPVA. Só em São Paulo, por exemplo, o aumento foi de 10,77% no valor total do imposto, como mostra matéria publicada no portal Terra. Já em Minas Gerais, o mesmo ano trouxe uma expansão de até 47% na alíquota em alguns automóveis, segundo artigo publicado no site da rádio Itatiaia.

Entre os fatores desencadeantes desses reajustes estão, por exemplo, congelamentos anteriores no valor do IPVA, a valorização dos automóveis no mercado nacional (tanto usados quanto novos), a inflação no mercado nacional etc. Por conta disso, muita gente tem se questionado se o cenário vai se repetir pra o IPVA 2024.

Portanto, saiba que a previsão é de que os estados mantenham a mesma alíquota cobrada em 2023, garantindo, assim, a estabilidade no custo dessa despesa.

Quem precisa pagar o IPVA em 2024?

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o nosso país tem mais de 115.116 milhões de veículos. Ou seja, sobre todos eles recaem a alíquota do IPVA, não havendo distinção do meio de transporte que o motorista usa, como já destacamos.

Porém, é claro, há exceções no pagamento do imposto. Isso porque todos os estados adotam regras de isenção para os cidadãos. Normas que levam em conta, por exemplo, desde o tipo de placa até o tempo de posse do veículo.

O que dá direito à isenção do IPVA?

A isenção começa a valer a partir de determinada idade, de acordo com o tipo de veículo e conforme determinação do Governo. Em Amapá e no Rio Grande do Norte, por exemplo, a partir de 10 anos os veículos já estão isentos. Mas em Santa Catarina e Pernambuco a isenção acontece somente quando o veículo completa 30 anos.

Em Minas Gerais, estão isentos os veículos com placa preta, mas não há isenção em função da idade do veículo. Contudo, o valor do imposto reduz gradativamente conforme os anos passam. 👏

Existem ainda outras regras de isenção. É o caso da imunidade, conferida aos veículos de instituições de educação, de assistência social e de órgãos públicos. Aqueles que perderam o bem, como por roubo ou desaparecimento, estão dispensados do pagamento também. Mas é muito importante fazer a consulta pra ter certeza se é preciso pagar ou não, ok?

Qual é o calendário de pagamento do IPVA 2024?

Como a gente explicou, o calendário do IPVA 2024 varia de um lugar para o outro. Logo, o ideal é que você confira o cronograma referente ao seu estado pra ter certeza das datas que deve seguir. Até porque a própria divulgação dessas informações não acontece de forma simultânea em todo o território nacional.

Cada região solta o calendário em um período diferente nos meses anteriores ao início do novo ano (geralmente, entre outubro e dezembro). O Espírito Santo, por exemplo, já fez isso. Segundo o portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Estado, a primeira cota da tabela de vencimentos do IPVA 2024 acontece em maio, conforme o final das placas dos automóveis da região.

As demais parcelas, por sua vez, estão previstas pra agosto, setembro e outubro, respectivamente.

Como pagar o IPVA com desconto?

Em todos as regiões do país, existe a possibilidade de pagar o IPVA à vista, em parcela única, ou por meio de várias parcelas. Justamente por isso, o imposto é pensado pra ser cobrado em várias cotas mensais.

No entanto, aqueles que escolhem a primeira opção recebem abatimento que varia entre 3% e 15% no valor total, de acordo com as diretrizes de cobrança de cada lugar.

Em Minas Gerais, ainda não foi liberado o calendário do IPVA 2024. Contudo, o estado tem como praxe o desconto de 3%. Para tanto, como informado no portal da Sefaz, é indispensável que o dono do veículo tenha sido adimplente com o pagamento do IPVA durante dois anos consecutivos.

Por esse motivo, é interessante ficar atento à cota única, como é chamado o pagamento à vista. Afinal, é uma forma de garantir uma redução dessa despesa que, certamente, faz a diferença no seu orçamento.

Como consultar as informações e onde conferi-las?

Você pode obter todas as informações referentes ao IPVA 2024 pela internet, tanto no site do Detran quanto no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Ao acessar o site, procure a página do IPVA e preencha os campos fornecendo os dados do veículo, que costumam ser a placa e o RENAVAM.

Ao fazer isso, fique atento, pois já aparecerá o valor devido e o vencimento. Além disso, no mesmo portal, você consegue gerar a guia de pagamento. Em alguns casos, a página também pode disponibilizar as tabelas completas do IPVA do ano corrente para consulta, reunindo informações por modelo do carro, ano de fabricação, marca etc., visando, assim, facilitar o seu acesso à informação.

Como se organizar financeiramente pra pagar o IPVA em 2024?

Agora, chegou o momento que mais importa: como pagar o IPVA 2024 sem que isso pese demais no bolso? Veja, a seguir, as dicas que preparamos pra você organizar as finanças pessoais e não deixar essa conta pendente. Tome nota!😁

Comece a poupar

É interessante você se planejar ao longo do ano pra pagar o IPVA do ano seguinte. Comece a poupar dinheiro pra não sentir o peso dessa conta, assim, você já terá um bom valor guardado e pode até conseguir pagar à vista com desconto. Essa dica, inclusive, vale não só para essa despesa, mas também para gastos que são comuns no início de um novo ano (como é o caso da renovação de matrícula e/ou material escolar dos seus filhos etc.). 😃

Organize suas despesas

Organizar as despesas é a melhor forma de você saber ao certo quais são os custos que precisa cobrir, principalmente quando a família é grande e os boletos são muitos. Por isso, veja quais contas vencem primeiro pra dar prioridade. Caso o orçamento esteja meio apertado e você perceba que não é possível pagar na cota única, parcele e coloque no seu controle essa conta dos próximos meses.

Use seu 13º salário

Vale guardar o 13º salário pra fazer o pagamento do IPVA. Assim que receber o dinheiro, coloque-o em uma poupança ou deixe bem guardado e esqueça que ele está lá pra não correr o risco de gastar. 🏦

Dependendo do valor do imposto, dá pra pagar a cota única. Essa é uma boa alternativa principalmente para quem não tem contas acumuladas a pagar ou débitos vencidos que podem negativar seu nome. Ou seja, esse dinheiro não está comprometido antes mesmo de ser recebido. Portanto, aproveite ele!

Reveja seus gastos

Se o IPVA 2024 ficou salgado demais, faça uma revisão em todas as suas despesas e veja se dá pra cortar gastos desnecessários. O ideal é fazer economia, evitar gastar com coisas supérfluas e procurar alternativas mais em conta pra sobrar dinheiro na mão.

Lembrando que você já pode colocar um freio nos gastos muito antes disso, ainda nas festividades de fim de ano. Afinal, esse costuma ser o período onde muitos brasileiros se excedem em compras, refeições fora de casa, viagens, programas de lazer e afins. Adote como lema nesse período a seguinte frase: “se for preciso gastar, gasto. Porém, sempre com responsabilidade e sem excessos!” 🤓

Repense despesas que vinha programando

Além de controlar os gastos gerais, é importante repensar aquelas despesas que você vem programando há um tempo para fazer. Por exemplo, uma reforma em casa, a troca de todos os estofados ou eletrodomésticos, a compra de um carro mais novo etc.

Isso porque talvez o início do ano não seja o melhor momento para colocá-las em prática, já que você tem, simultaneamente, despesas com escola, IPVA, IPTU, anuidade de serviços (como de academia) etc. O ideal é primeiramente ficar com todas as contas no azul.

Já essas despesas mais substanciais podem ficar para um período do ano em que suas finanças estão menos comprometidas. Inclusive, dá para aproveitar e juntar mais dinheiro até lá, garantindo que você tenha uma reserva extra para imprevistos ou necessidades de última hora.

Faça serviços extras

Obter uma renda extra pode ser uma excelente saída pra quem sente no bolso o valor do IPVA. Há dois caminhos que você pode seguir. O primeiro é fazer algumas horas extras no trabalho ou mesmo assumir turnos de colegas para aumentar o seu salário.

O segundo é planejar e realizar alguns serviços autônomos/freelance durante as horas vagas pra juntar um dinheiro a mais. A depender do sucesso dessa empreitada, você pode até montar um negócio próprio, descobrir uma nova carreira ou, quem sabe, começar a investir para usar os rendimentos ao seu favor. 🤑

O que pode acontecer caso o IPVA não seja pago?

Você viu que o IPVA 2024 tem um calendário e que é de suma importância respeitar os prazos. Se o pagamento não for feito em dia, o valor do imposto começa a sofrer multas de 0,33% ao dia até inteirar 20%. O IPVA também soma juros mensais com base na taxa SELIC. Ah, e não se esqueça de que gera uma dívida ativa. Por isso é tão fundamental se planejar para pagá-lo em dia!

Ou seja, caso isso não ocorra, você ficará com o nome sujo e impedido de fazer o licenciamento anual do seu automóvel pra que ele fique devidamente regularizado. Como resultado, você vai dirigir irregularmente, o que é passível de multa por infração de trânsito, com risco de ter o veículo apreendido.

Sem dúvidas, pode ser uma baita dor de cabeça na sua rotina. Principalmente se você precisa do veículo para trabalhar, realizar entregas, se locomover pela cidade etc. 😕

Viu quanta coisa pode acontecer se você não pagar o IPVA 2024? Por isso, o melhor é planejar e se organizar pra dar conta dessa dívida de começo do ano e se livrar dela de uma vez. Nossas dicas podem ajudar nessa tarefa não só neste ano, mas também nos próximos que vão vir. Assim, o seu veículo se mantém em dia com os impostos e você pode rodar no dia a dia sem preocupação. 💛

E você? Já está se informando sobre esse imposto? Ficou muito caro? Então aproveite pra já ir organizando suas finanças pessoais!

Como se organizar financeiramente para o IPVA 2024? Saiba aqui

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você