Todo começo de ano os proprietários de imóveis localizados em áreas urbanas precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano. Já chegou o momento de fazer o pagamento do IPTU 2022, então é preciso ficar de olho nas datas pra que você não fique em atraso.
A cobrança do IPTU é feita pela prefeitura de cada município. O objetivo do recolhimento é fazer obras de melhoria na própria cidade, por isso não tem intervenção do Governo do Estado ou do Governo Federal. As determinações cabem aos gestores municipais.
Pagar o IPTU em dia é muito importante pra não gerar uma dívida ativa no CPF ou CNPJ do dono do imóvel, ou até problemas maiores, como a perda do bem. Por isso, a gente preparou este post pra você ficar por dentro do assunto e organizar as finanças pessoais pra pagar o imposto em dia. Confira!
Quais as datas de pagamento do IPTU 2022?
Como a gente explicou, o IPTU é um imposto de responsabilidade de cada município, então não tem uma regra geral ou legislação que estabeleça quando a cobrança deve ser feita. Tudo fica a encargo dos gestores municipais.
Essa cobrança vem no começo do ano. Em algumas cidades é possível fazer o pagamento à vista em janeiro, recebendo um bom desconto pra economizar. Em outras, o pagamento único vai até fevereiro. Já no caso de quem faz o pagamento das parcelas, o vencimento delas também é estabelecido pelo município.
Pegando como exemplo a capital Belo Horizonte, o IPTU 2022 pode ser pago à vista com 10% de desconto no mês de janeiro. Quem optou por pagar parcelado pode dividir em até 11 vezes, mas sem receber desconto.
Como o valor do IPTU é calculado?
Como nos anos anteriores, o total do IPTU 2022 é calculado com base no valor de venda do imóvel, ou seja, o preço pelo qual ele pode ser comercializado. Isso leva em conta o tipo do imóvel (residencial ou comercial), o tamanho do terreno e a localização. Quanto maior o imóvel e mais alto o seu padrão, mais caro vai ficar o imposto.
O cálculo também envolve a alíquota estabelecida por cada município. Mais uma vez pegando como exemplo BH, o valor do IPTU 2022 sofreu um reajuste de 10,42%. As alíquotas para os imóveis residenciais ficaram entre 0,6% e 1%, enquanto para os terrenos sem edificações variou entre 1% e 3%, dependendo do valor venal do imóvel (aquela estimativa feita pelo poder público).
Como conferir o valor do IPTU 2022?
Como não existe uma tabela fixa para o IPTU 2022, você precisa conferir o que está valendo na sua cidade. Basta fazer uma consulta no site oficial do município ou ir até a prefeitura pra buscar informações pessoalmente.
Vale lembrar que esse imposto pode sofrer variações de um ano para o outro. Como houve um aumento das alíquotas em BH, o valor do ano anterior pode até servir como referência pra este ano. Mas pra ter certeza mesmo é preciso ficar de olho e conferir se não houve nenhuma alteração.
Quem foi dispensado do pagamento?
Diversos municípios oferecem a isenção do pagamento do imposto, ou seja, muita gente foi dispensada dessa obrigatoriedade e não precisa pagar o IPTU 2022. Existem situações especiais em que o cidadão se torna isento.
Algumas cidades oferecem isenção, por exemplo, para os aposentados, pensionistas do INSS e famílias de baixa renda, de acordo com as regras que estabeleceram. Pra saber se você tem direito à isenção é preciso consultar as determinações da sua cidade.
Também é possível obter um desconto no IPTU, além daquele oferecido pelo pagamento único do imposto. Essa redução do valor pode acontecer por meio do programa IPTU Verde. Ele é um tipo de incentivo para o proprietário de imóvel que adotar práticas sustentáveis, como plantio de árvores, instalação de painéis solares, entre outras.
Onde conferir as informações sobre IPTU?
O melhor lugar pra conferir as informações sobre o IPTU 2022 continua sendo o portal oficial da prefeitura da sua cidade. Ali geralmente existe uma área do cidadão, onde estão disponíveis diferentes serviços pra fazer pesquisas e consultas.
Você também pode acompanhar as mídias locais, como emissoras de rádio e de televisão. Veja ainda os jornais impressos, os portais online de notícia e as redes sociais oficiais do município. Caso tenha alguma dúvida a respeito do IPTU já emitido, existem alguns dados presentes no carnê que podem ajudar.
Se nenhum desses canais for suficiente pra encontrar as informações que você busca, prefira agendar o atendimento na prefeitura da sua cidade.
Qual a diferença entre IPTU residencial e comercial?
O IPTU pode ser classificado como residencial ou comercial. A diferença entre esses dois tipos está na finalidade do imóvel. Quando ele é usado como moradia, é cobrado o IPTU residencial, mas se for um empreendimento destinado a fins comerciais, é cobrado o IPTU comercial.
Na prática, a diferença está na alíquota que o município aplica. No caso do IPTU comercial, ela costuma ser mais alta porque aquele imóvel tem um potencial de arrecadação maior do que as residências. Assim, o proprietário tem uma capacidade mais alta de contribuição.
Como pagar o IPTU 2022?
Pra fazer o pagamento do IPTU 2022 você pode esperar os boletos emitidos pelas prefeituras e entregues pelos Correios, mas dá pra acessar o site da prefeitura e fazer a emissão dos documentos por lá.
Pra pagar você pode utilizar o aplicativo ou site do seu banco, ir até uma casa lotérica, um terminal de autoatendimento ou uma agência bancária. Tenha sempre o cuidado de verificar se o valor está correto, porque também existe um prazo caso precise solicitar a revisão.
Isso deve ser feito o mais rápido possível pra que o imposto não fique atrasado. Afinal, o não pagamento pode gerar multas, o nome do proprietário fica no vermelho (dívida ativa) e ainda existe o risco de o bem ser executado e enviado para leilão.
O melhor a se fazer é acompanhar os prazos e se planejar ao longo do ano pra conseguir pagar o IPTU sem nenhum problema. Com base no valor do ano anterior, você pode juntar durante os meses pra fazer o pagamento do imposto de uma só vez e conquistar o desconto. Melhor, não é?
Vale cortar gastos desnecessários pra fazer alguma economia e incluir as parcelas nos seus gastos fixos. Assim pode guardar o montante total que será necessário no ano seguinte, e se houver algum reajuste o valor que deverá ser complementado será pequeno. Também dá pra reservar uma parte do 13º salário pra destinar a esse imposto.
Se não for possível fazer assim, não tem problema. O mais importante é ficar de olho pra não perder os prazos e fazer o pagamento do IPTU 2022 conforme as datas estabelecidas pela prefeitura da sua cidade. Parcelar é uma boa alternativa porque o valor fica pequeno e você consegue manter tudo em dia sem ficar com o nome sujo.
E você? Já fez o pagamento do IPTU 2022? Como se organiza pra manter esse imposto sempre em dia? Deixe seu comentário e conte pra gente!