Pesquisar
Pesquisar

Área de serviço pequena: 7 dicas para mantê-la decorada e arrumadinha

Está precisando melhorar o seu cantinho da lavanderia? Se ele tem pouca metragem, vale a pena dar uma olhada em ideias de decoração que aliem estética e funcionalidade. Quem tem uma área de serviço pequena tem que priorizar soluções que otimizam o espaço e valorizam cada centímetro disponível.

A vantagem é que existem diversos truques voltados a esse tipo de necessidade. Afinal, os ambientes compactos tendem a ficar entulhados com mais rapidez e deixar aquele aspecto indesejado de bagunça. E como não queremos que a desordem atrapalhe a sua rotina doméstica, preparamos um material com 7 dicas para você.

Acompanhe e escolha as suas favoritas pra começar a transformação!

1. Aproveite o espaço vertical

Essa estratégia é muito usada por arquitetos, designers de interiores e outros profissionais que criam projetos decorativos. Ela consiste em elevar o máximo de elementos do recinto pra evitar que fiquem espalhados sobre o piso, bloqueando o fluxo de passagem das pessoas e trazendo desconforto.

Pense que a movimentação em uma área de serviço pequena já costuma ser bem limitada. Assim, quanto menos coisas estiverem presentes na altura das pernas e dos braços, menos incômodo você vai ter. O bom é que essa verticalização pode ocorrer de inúmeras formas.

Você tem a opção de instalar ganchos, prateleiras e nichos em diferentes alturas das paredes. Depois, é só colocar produtos de limpeza, ferramentas e demais objetos sobre as superfícies. Inclusive, se gosta de cultivar plantas em casa, os suportes verticais se tornam excelentes lugares para abrigar as verdinhas.

2. Aposte em armários multiuso

Área de serviço pequena

Seguindo a proposta da verticalização, que tal buscar móveis com vários compartimentos internos? Os armários multiuso são pouco volumosos e permitem guardar itens de diversos tamanhos, como baldes, escovas e pacotes de produtos. O ideal é buscar um modelo bem alto para evitar a necessidade de um novo exemplar.

Se preferir, aposte nos armários flutuantes, que têm esse nome por serem fixados diretamente nas paredes. Eles suportam uma carga considerável, por isso, você pode usá-los pra armazenar desde os itens de limpeza da casa até tecidos — roupas recém-dobradas, panos, toalhas de banho, entre outras peças.

3. Utilize varal de teto ou de parede

Ninguém merece a falta de um espaço adequado pra deixar as roupas protegidas nos dias chuvosos. Então, se você não consegue manter um varal de piso no corredor da lavanderia, considere a compra de um modelo de teto ou de parede. Ambos são valiosos para uma área de serviço pequena e podem ser encontrados em várias lojas.

O bom é que muitos desses varais contam com sistema de regulagem pra que você consiga dobrar ou estender as hastes de acordo com o volume de roupas. Caso tenha colocado muitas peças na lavadora, por exemplo, basta abrir o varal ao máximo pra que comporte todos os tecidos e, depois da secagem, fechá-lo por completo.

4. Tenha uma bancada de trabalho

Algumas lavanderias já são projetadas com superfícies planas e contínuas que cobrem o tanque e a lavadora. A solução traz praticidade para os moradores que buscam agilizar as tarefas domésticas. Mas não fique triste se você acha que não há espaço pra instalar uma bancada tradicional.

Na categoria de móveis para área de serviço, é possível pesquisar o termo bancadas articuláveis. Essas versões ficam presas à parede e permitem movimentar o tampo em direção ao piso quando as atividades forem finalizadas. Ou seja, você não vai ter problema com uma estrutura fixa, mas também não precisará abrir mão da eficiência nos trabalhos.

5. Deixe a tábua de passar embutida

Mais uma peça interessante para área de serviço pequena é a tábua de passar embutida. Dependendo da configuração do espaço, você consegue guardá-la em um nicho de parede ou até dentro de um armário. Nesses casos, o modelo mais indicado é aquele que tem sua estrutura dividida em partes que se dobram pra encolher ao máximo.

Outra possibilidade é a tradicional tábua de passar roupa que fecha, pois também pode ter seu tamanho reduzido após o serviço. Quando une o tampo com os pés, você tem uma superfície linear que permite guardar o item atrás ou até debaixo dos armários. Se preferir, pendure a estrutura em ganchos reforçados pra evitar que encoste no piso.

6. Invista em caixas e cestos de organização

Esses compartimentos individuais são úteis em diversas situações. A primeira é aquela em que não há armários suficientes pra guardar os produtos e demais objetos. Com um simples empilhamento de caixas ou cestos, você consegue construir uma espécie de torre para organizar todas as coisas da família.

No caso de quem tem armários e acha que suas divisões internas são muito grandes, as caixas também são bem-vindas. Como estão disponíveis em vários tamanho e formatos, dá pra colocá-las dentro dos móveis e criar novos compartimentos. Esse truque funciona em qualquer cômodo e facilita muito a vida de quem mora em um imóvel compacto.

7. Prefira superfícies de cores claras

A sensação de amplitude faz toda a diferença em uma área de serviço pequena. Para conseguir esse efeito, você deve apostar em cores claras nas principais superfícies da lavanderia. Elas refletem melhor a luz que chega ao recinto, dando a impressão de que ele ficou maior.

Tons como branco, bege e cinza fazem parte das cartelas dos neutros. Isso significa que se adaptam a vários temas decorativos e acessórios pra que você trabalhe o seu estilo preferido sem medo. Outros recursos que potencializam a percepção de aumento de espaço são os espelhos e a iluminação natural abundante.

Viu como dá pra deixar um ambiente reduzido mais atrativo e organizado? A gente espera que as dicas orientem a decoração da sua área de serviço pequena e passem a fazer parte do seu repertório de inspirações. Por falar nisso, nunca deixe de explorar fotos de ambientes montados em diferentes blogs e bancos de imagens.

Se você gosta de acompanhar os nossos conteúdos, aproveite e siga todos os perfis da Lojas Edmil nas redes sociais: temos contas no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Área de serviço pequena: 7 dicas para mantê-la decorada e arrumadinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você