BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Quer montar um cinema em casa? Confira 7 melhores dicas!

Sexta-feira à noite, você escolhe um dos vários tipos de pipoca e se senta confortavelmente numa sala escura pra assistir a um ótimo filme. Legal, né? E se essa sala for a sua? Isso mesmo! O cinema em casa deixou de ser coisa de televisão e pode existir aí na sua casa.

Neste post, saiba por que vale a pena montar um cinema no seu lar doce lar e confira 7 dicas de como fazer isso. Boa leitura!

Vale a pena ter um cinema em casa?

A primeira questão que você deve estar pensando é: será que vale a pena ter um cinema em casa? Sim! Se você é daquelas pessoas apaixonadas por séries e filmes, que passa o final de semana inteiro maratonando vários deles, compensa bastante por várias razões:

  • você tem total liberdade de assistir ao que quiser e quando desejar;
  • faz valer a pena a assinatura da TV ou streaming;
  • você aproveita uma boa experiência do conforto do seu sofá;
  • economiza dinheiro, porque não depende de ir ao shopping pra assistir a algo legal;
  • você pode receber a família e os amigos pra passar ótimos momentos na sua casa;
  • os equipamentos que comprar duram décadas e podem ser usados pra outras coisas, como jogar videogame.

Antes de sair montando tudo na sua casa, porém, é importante considerar alguns aspectos. Por exemplo, uma sala de cinema tem um som de alta potência e uma grande tela; algo que, provavelmente, você não vai conseguir ter na mesma proporção.

Contudo, você pode chegar perto com bons equipamentos. Sendo assim, não vale só colocar a TV de 32’’ num quarto escuro; é preciso pensar se ela é a melhor opção.

Além disso, o ideal é que você tenha uma sala mais fechada, parecida com um quarto, pra poder deixar tudo instalado e isolado. Afinal, o som, a imagem e o conforto do ambiente é o que vão fazer com que pareça mesmo um cinema.

Como montar um cinema em casa com 7 dicas?

cinema em casa

Levando tudo isso em conta, o cinema em casa é um investimento que vale a pena, já que pode atender a toda sua família. Mas, para montá-lo direito e aproveitar ao máximo seus equipamentos, é importante seguir algumas dicas. Veja 7 delas a seguir!

1. Escolha uma TV grande

Não precisa de um projetor para o seu cinema em casa; uma TV grande e de qualidade já é suficiente. Nesse caso, vale seguir a regra de que quanto maior a sala, maior a TV deve ser. Por exemplo, uma TV de 55’’ de 4K pode atender bem o seu espaço com alta qualidade.

2. Prefira o sofá retrátil

Existem vários tipos de sofá. Por isso, você precisa de atenção na hora de escolher. Afinal, não basta que seja bonito, é essencial que seja muito confortável, pra você aproveitar bastante. Nesse caso, uma boa opção são os modelos retráteis, em que dá pra se jogar e curtir o momento.

Mas também é preciso cuidado. Além de colocar o sofá numa distância confortável da tela, você precisa deixar uma área de circulação pra não ficar esbarrando em nada e não se machucar. Daí, é só se esticar e aproveitar o filme.

3. Invista em um som de cinema

Uma característica de cinema é aquele som potente, certo? Por isso, também vale a pena investir em um bom sistema de home theater ou soundbar pra garantir que não só a imagem, mas também o áudio vai ter a qualidade ideal. Nesse caso, só vale o cuidado de manter o volume controlado.

4. Pense no isolamento acústico

O ideal seria uma sala fechada exatamente pra você conseguir fazer o isolamento acústico, como no cinema. Afinal, imagine aquele diálogo importante, sendo interrompido pelos carros passando na rua… Não é legal, né?

Por isso, você pode escolher um cantinho isolado pra sua sala de cinema. Aliás, colocar algum revestimento na parede já te ajuda a conseguir um som ideal, pra assistir aos filmes muito melhor.

5. Instale um blackout

Se a sua sala — ou quarto, porque você pode montar o cinema lá também, se for pra uso particular — tiver janela, é extremamente necessário instalar um blackout. Aquela cortina grossa, que bloqueia completamente a luz, sabe? Isso porque, pra ter a aparência de cinema, mesmo às 3h da tarde, é importante tapar todo o lugar, por onde possa entrar bastante luminosidade.

Já quanto à iluminação, se você não gosta da penumbra total, pode investir em luzes quentes, como as de LED amarelas, pra deixar a sala mais confortável e com aquele clima de cinema perfeito.

6. Climatize o ambiente

Além de escuro, o cinema é bem gelado, né? Por isso, é importante você também investir na climatização desse ambiente. Afinal, com janela e porta fechadas, você pode se sentir desconfortável ao ver o filme num espaço abafado. Assim, seja com climatizador ou ar-condicionado, vale a pena pensar em opções pra tornar seu cineminha melhor.

7. Decore sua sala de cinema

Por fim, mas não menos importante, decorar o seu cinema em casa também é essencial. Afinal, diferentemente das salas tradicionais, o seu pode ter a sua cara. Por isso, vale a pena pintar as paredes com cores escuras, tanto pra deixar bonito quanto menos claro.

Além disso, você pode colocar pôsteres dos seus filmes, atores e atrizes favoritos pra deixar o espaço mais legal. Mas, aqui vale a dica: escolha quem você conhece e admira; não só alguém que é famoso. Ou seja, pode ser um quadro de um clássico da Disney ou o pôster do Rambo, o que importa é ter a sua cara!

Pegar um cinema no final de semana é muito legal, não é? Afinal, a combinação de um bom filme com pipoca é demais! E você não precisa ir até a um shopping pra ter essa experiência, porque não é muito difícil montar um cinema em casa. Seguindo as nossas 7 dicas, você vai conseguir o espaço ideal pra ver todos os seus filmes e séries favoritos. E o melhor: passar momentos inesquecíveis com a sua família e amigos!

Gostou do post e quer um final de semana especial com bastante cinema? Confira nossas indicações de 8 filmes de comédia para ver na Netflix!

Quer montar um cinema em casa? Confira 7 melhores dicas!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você