Pesquisar
Pesquisar

Turismo em Monte Verde: 7 dicas para curtir a cidade

Turismo em Monte Verde: 7 dicas para curtir a cidade

No topo da serra, cheia de belas paisagens naturais e construções que fazem parecer a Europa… Você poderia pensar em alguma cidade do Rio Grande do Sul, ou mesmo em Campos do Jordão, em São Paulo, mas estamos falando mesmo do turismo em Monte Verde, Minas Gerais! 😍

A “Suíça mineira” é um distrito charmoso do município de Camanducaia, no sul do estado. Destino certo de inverno, tem ficado cada vez mais popular e oferece diversas atrações pra quem quer descansar em meio à natureza e no conforto.

Neste post, saiba um pouco mais sobre Monte Verde e por que vale a pena visitar. Além disso, confira 7 dicas pra fazer sua viagem ser completa. Boa leitura!

Turismo em Monte Verde: um destino incrível de inverno 

Localizada na Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas, Monte Verde tem cerca de 1.500 metros de altitude e conta com um clima que varia entre os 28°C no verão e -10°C no inverno. Por essa razão, cada vez mais se torna um destino de inverno, especialmente por ter fácil acesso.

O distrito, que começou na fazenda da família Grinberg, de imigrantes da Letônia, está localizado a 30 Km do município de Camanducaia, 170 Km de São Paulo e 488 Km de Belo Horizonte 😎

Monte Verde vale a visita 

Pela própria natureza do lugar, com paisagens repletas de variedade de fauna e flora, incluindo vários tipos de aves, flores e até esquilos para você observar, Monte Verde é um destino pra se desligar de uma rotina agitada e relaxar 😌 

Afinal, você pode fazer uma trilha na natureza, aproveitar o clima de montanha e tomar um chocolate quente pensando na vida. Além disso, quando é inverno, tudo fica ainda mais especial em Monte Verde.

Afinal, nessa época dá pra relaxar em frente à lareira, comer uma tábua de queijos com vinho, ver a cidade coberta de gelo e aproveitar o melhor da culinária mineira e alemã. E se for uma viagem romântica, a lua de mel fica ainda mais inesquecível 💕

7 dicas para fazer turismo em Monte Verde e aproveitar ao máximo

Agora que você conhece um pouquinho do turismo em Monte Verde, veja algumas das principais atrações que precisa visitar em seu passeio!

1. Caminhe pelo centrinho

O centrinho de Monte Verde é charmoso e tem ótima infraestrutura turística. Com diversos bares, restaurantes e galerias, você pode fazer um passeio completo.

Por exemplo, vale a pena comprar chocolates, queijos mineiros, artesanato e artigos de lã em galerias como o Shopping Center Celeiro ou a Vila Europa 😉

Depois, com a chegada do frio da noite, é só escolher um restaurante com fondue e aproveitar a música ao vivo, acompanhada de um bom vinho. Pra encerrar, tire aquela foto em frente às construções europeias e ao lado do termômetro marcando graus negativos 😱

2. Visite a pista de patinação no gelo

Na Avenida Monte Verde, a principal do distrito, está outra atração que atende aos gostos de toda a família: a pista de patinação no gelo.

Com 200 m² e capacidade para 50 pessoas, ela é um passeio divertido e dá ainda mais o gostinho de você estar na Europa. Aberta quase todos os dias, a pista oferece todo o suporte para adultos e crianças patinarem com segurança e se divertirem.

3. Faça trilhas

Sendo um reduto natural, é claro que o turismo em Monte Verde não poderia ficar sem trilhas🚵, e nesse caso as opções são várias. No Parque Ecológico Verner Grinberg, por exemplo, algumas das mais famosas são:

  • trilha da Pedra Partida;
  • trilha da Pedra Redonda;
  • trilha Chapéu do Bispo, que leva ao Platô e ao Pico do Selado.

4. Vá até a Fazenda Radical

Para quem vai a Monte Verde com crianças ou adora uma aventura radical, o passeio ideal já está no nome: a Fazenda Radical.

Lá, é possível fazer tirolesa, escalada, arvorismo, andar de quadriciclo, atirar com arco e flecha, além de várias outras opções para experimentar algo novo, como a Escola de Falcoaria 🦅

5. Confira a Cervejaria Fritz

Turismo em Monte Verde: 7 dicas para curtir a cidade

Um passeio diferente e clássico nos destinos frios é visitar as cervejarias artesanais. Em Monte Verde, um local bastante procurado é a Cervejaria Fritz, que oferece um tour pra conhecer suas instalações e o processo cervejeiro, além de presentear os turistas com uma cerveja da sua produção 🍺

De origem alemã, a cervejaria também conta com um restaurante, onde é possível provar o famoso “eisbein”, um prato de joelho de porco, defumado em cozimento lento, que é acompanhado por outras comidas, como batatas e salsichões.

6. Conheça as fábricas de chocolates 

Quem nunca quis visitar uma fábrica de chocolate, não é mesmo? Fazendo turismo em Monte Verde você pode. São várias opções pra passear, conhecer o processo de produção e, claro, comprar os produtos nas lojinhas 🍫😋Por exemplo, você pode ir para:

  • Fábrica de Chocolate Gressoney;
  • Sabor Chocolate;
  • Chocolateria Monte Verde.

7. Tome uma bebida no bar de gelo

Você já viu aqueles bares de gelo em diversos países na Europa? Pois em Monte Verde também é possível provar essa experiência no ICEBAR Monte Verde.

Com temperaturas de -15°C, tudo é feito de gelo: desde os móveis até os copos. Lá, é só vestir os agasalhos de frio, que o próprio bar fornece, e aproveitar o tempo de permanência, que é de meia hora, tomando bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de tirar várias fotos com as esculturas de gelo. 

O que considerar na hora de montar o seu roteiro em Monte Verde

Na hora de montar o seu roteiro de turismo em Monte Verde, é importante seguir algumas dicas, pra ter uma viagem completa, como:

  • pesquisar os passeios e definir os que você tem mais interesse;
  • levar em conta a sua viagem e o tempo pra descansar depois da chegada;
  • priorizar experiências que você nunca teve, se o tempo for curto;
  • se morar por perto, fazer um roteiro temático por vez, por exemplo, um focado apenas em gastronomia.

Monte Verde já ganhou fama de “Suíça de Minas Gerais”. Afinal, com colonização europeia, belas paisagens e clima frio, além de todos os confortos do inverno, parece mesmo que você está na Europa. Seja no inverno ou em outra estação do ano, a cidade vale a visita, já que conta com diversas atrações para um passeio romântico ou aproveitar com toda a família. Por isso, siga as nossas dicas e prepare o seu roteiro de turismo em Monte Verde! 💛

Gostou das dicas? Siga a gente no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube pra conferir mais conteúdos sobre Minas Gerais!

Turismo em Monte Verde: 7 dicas para curtir a cidade
Turismo em Monte Verde: 7 dicas para curtir a cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você