Pesquisar
Pesquisar

Senhas seguras: você sabe como definir as suas? Veja aqui

Como anda a sua proteção digital? Utilizar senhas seguras ao se cadastrar em qualquer tipo de site ou rede social é muito importante pra evitar a perda das suas contas ou o vazamento de dados.

Sabemos que decorar senhas não é uma tarefa fácil, principalmente quando você decide usar um padrão seguro pra registrar suas contas. Mas é um esforço que vale a pena se considerarmos os benefícios, como maior proteção na internet, menores chances de invasão e, é claro, menos dores de cabeça.

Além disso, é sempre importante utilizar um site confiável para compra online ou outras atividades que envolvam o cadastro dos seus dados pessoais. Assim, você redobra a segurança e foge de mais riscos.

Já bateu aquela curiosidade de saber o que precisa fazer pra criar senhas seguras? Então, fique com a gente, pois este post tem uma lista de dicas incríveis. Confira!

Fuja do óbvio

Qual a primeira palavra ou combinação que vem à sua cabeça quando pedem para cadastrar uma senha? Provavelmente, esse não deve ser o padrão mais seguro para usar em uma nova conta. Concorda?

A maioria das vezes, pensamos de primeira em uma senha muito óbvia, que é fácil de outras pessoas descobrirem. Por exemplo, algo do tipo “primeironome123” ou sua data de nascimento, apesar de simples de ser lembrado, é um padrão ainda mais provável de ser adivinhado por invasores.

Lembre-se de que quando alguém tentar entrar na sua conta, vai começar supondo que a sua senha seja uma combinação óbvia. Por isso, na hora de criar o padrão, dedique um tempinho pra pensar em algo mais criativo e difícil de ser adivinhado rapidamente por outra pessoa.

Utilize caracteres especiais

Quer reforçar a segurança da sua senha? Então, aqui vai uma dica importante: não use apenas letras e números. Uma combinação realmente forte inclui também caracteres especiais, como pontuações, operadores matemáticos, entre outros.

Inclusive, você pode aproveitar esses caracteres especiais pra criar uma senha criativa e que seja fácil de decorar. Por exemplo, pense em uma palavra aleatória e um tema relacionado a ela.

Seguindo esse raciocínio, poderíamos imaginar um melão verde, com uma casca que lembra o casco de uma tartaruga. Partindo disso, é possível fazer uma senha complexa, como “1melaov3rde=tartarug4?”.

Ou seja, deixe a sua criatividade se soltar da melhor maneira para criar uma senha e não tenha vergonha de ser uma combinação esquisita. Afinal, só você vai conhecer esse padrão.

Use no mínimo 8 caracteres

Percebeu um detalhe na senha de exemplo que criamos? Ela apresentava mais de 8 caracteres. Essa é mais uma dica de segurança que muitos sites recomendam na hora de fazer um padrão forte.

E se você acha que esse é mais um desafio para decorar todas as suas senhas, saiba que é possível criar estratégias que facilitem a memorização. A própria sugestão de pensar em coisas relacionadas ajuda a se lembrar com mais facilidade de uma combinação de caracteres. 

Além disso, dê preferência para a escolha de palavras com mais letras ou de uma sequência de números e símbolos maior. Assim, é mais simples atingir o limite mínimo de 8 caracteres sem precisar de mais esforço pra decorar.

Utilize uma combinação diferente para cada site

senhas seguras

Prepare-se para o que vamos falar logo em seguida! Também é importante ter uma senha diferente pra cada site. Isso significa um trabalho ainda maior para criar padrões seguros? Não, e vamos explicar o porquê!

Lembra de todas as táticas que falamos agora há pouco? Elas podem combinar entre si. Por exemplo, seguindo a ideia do melão e da tartaruga, é possível manter o tema de frutas e animais que se parecem, como kiwi e pássaro, banana e golfinho, entre outros.

Além disso, você pode criar estratégias relacionadas ao site utilizado. Se você entrou no Facebook pra manter o contato com amigos antigos, por exemplo, use alguma combinação de caracteres que você pensa sempre que lembra dessas pessoas queridas.

Tem também mais uma solução que você provavelmente vai gostar muito. Sabia que existem diversos sites e aplicativos úteis pra guardar senhas? Com eles, é só registrar cada combinação nova e fazer consultas, sempre que se esquecer dos padrões.

Misture os caracteres

Como você entendeu, criar uma senha com sequência lógica não é uma boa ideia. É por isso que um plano pra deixar suas combinações mais seguras é misturar todos os caracteres usados.

Isso não precisa ser feito de forma aleatória, pois deve ser uma senha que você consiga lembrar com facilidade. No entanto, pode ser realizado de uma maneira que outras pessoas não entendam logo de cara.

Novamente, a criatividade vai ser a sua maior aliada na hora de oferecer mais segurança para as suas contas. Inclusive, você pode aproveitar aqueles aplicativos de proteção de senhas pra anotar as estratégias criadas na montagem das suas combinações. Assim, sempre que precisar fazer um novo padrão, é só consultar as ideias que teve.

Não use caminhos de teclado memorizáveis

Sabia que existem algumas táticas que muitas pessoas adotam ao mesmo tempo, sem nem se darem conta, mas que não são tão eficientes assim? A clássica é a de adicionar a sequência “123” a uma combinação de palavras.

Outra delas é desenhar um caminho no teclado do computador ou do celular, que gera senhas aleatórias, mas que também é fácil de adivinhar. Por exemplo, a combinação “zaqwsxcderfv” parece ser forte, não é?

Na verdade, o que fizemos foi caminhar com os dedos pra cima e pra baixo, da esquerda para a direita, nas quatro primeiras colunas do teclado. O resultado foi forte, mas a estratégia não muito.

Por isso, evite criar caminhos de teclado que são fáceis de memorizar. Caso tenha pensado em uma estratégia parecida, faça algumas pegadinhas pra complicar.

Pegando esse mesmo exemplo, dá para pular uma letra da sequência, quebrando o padrão, como “zqscef”. Depois, é só adicionar alguma outra combinação pra completar o limite mínimo de 8 caracteres.

O que achou das nossas dicas para gerar senhas seguras? Pode parecer uma complicação, mas planejar a criação das combinações garante mais segurança às suas contas, como em sites de compras online, redes sociais ou outros espaços, evitando que dados importantes caiam na mão de outras pessoas.

O que acha de ajudar os amigos na criação de senhas fortes e seguras? Aproveite a oportunidade e compartilhe o post nas suas redes sociais!

Senhas seguras: você sabe como definir as suas? Veja aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você