Pesquisar
Pesquisar

7 ideias criativas para decorar uma sala pequena

Quem mora numa casa ou apartamento com espaços não muito amplos, pode ter dificuldades com a decoração. Decorar sala pequena é uma delas. Afinal, exige equilibrar certos móveis obrigatórios e atender às necessidades de um dos principais espaços no seu lar.

Exatamente por causa disso, a decoração vai ser essencial. Isso porque as visitas e sua família vão frequentar o espaço. Assim, como você organiza e decora a sala influencia em dois pontos essenciais: o aconchego e o aproveitamento do espaço.

Então, vale a pena seguir algumas dicas pra acertar em cheio nessa decoração. A seguir, confira 7 ideias e veja onde buscar suas inspirações. Boa leitura! 😉

Como decorar sala pequena com 7 dicas?

Todo cômodo de sua casa precisa ter o seu estilo, certo? Porém, quanto menor ele é, mais criatividade você vai precisar pra deixar o espaço bonito, com o seu gosto e, claro, prático.

A seguir, veja 7 dicas pra montar a sua decoração original e com o melhor aproveitamento de espaço! 🤗

1. Coloque um tapete grande

O bom tapete é um item muito versátil na hora de decorar sala pequena. Pra começar, ele pode deixar o espaço mais leve e aconchegante, como acontece com modelos felpudos, ou de algodão.

Além disso, ele influencia o estilo da sala, já que pode ser colorido, geométrico, com tons escuros ou claros. Sendo assim, vale a pena considerar todos os móveis pra decidir se a peça vai complementar um mesmo estilo ou se destacar de algo neutro ao redor. 🤔

Por fim, o tamanho também importa, e é aí que um tapete grande pode fazer a diferença. Nesse caso, ele pode unir os móveis, por exemplo, unificando o espaço entre o sofá e a rack da TV. Aliás, se tiver listras, traz a sensação de alongar a sala, dependendo da direção da estampa.

2. Prefira menos móveis

Uma sala pequena com vários móveis fica ainda menor. Aliás, pode até causar a sensação de sufocamento, principalmente se forem peças de mobília grandes e com tons mais escuros. 

Então, o que fazer? É preciso saber se aqueles móveis são os mais adequados, optando por diminuir a quantidade. Por exemplo, você pode trocar a rack e a mesa de centro por um painel de TV com prateleiras, que aproveita o espaço. 

Já o sofá, em vez de um jogo de dois ou três, pode ser substituído por um só de tamanho grande, com uma poltrona mais leve. 😃 

3. Preste atenção na iluminação 

A iluminação sempre vai ser um dos carros-chefes na decoração de qualquer espaço. No caso da sala pequena, as opções são variadas. Por exemplo, você pode usar: 

  • uma luminária grande e de destaque no teto; 
  • optar por arandelas nas paredes e sancas no teto, que geram uma luz indireta e podem ajudar na ampliação; 
  • colocar luz nos nichos pra destacar aquela peça de decoração. 

Além disso, sempre considerar a luz natural e as cores quentes das luzes é importante pra tornar o espaço mais iluminado de dia e aconchegante à noite. Nesse caso, pensar também nas cores das cortinas influencia em quanta luz natural é refletida e consegue dar a aparência de um espaço maior. 

4. Instale prateleiras

A sala é pequena e não cabe todos os armários e objetos que você queria? Uai, use as paredes! Hoje em dia, as opções de prateleiras e nichos são variadas, e elas podem trazer muito estilo pro cômodo. 😎

Você não precisa fazer uma parede inteira delas, mas dependendo do que quer expor na sala, duas ou três podem ajudar bastante, inclusive a ocupar paredes vazias e deixar tudo mais aconchegante. Além de funcionais, elas são versáteis, podendo ser feitas de muitos materiais e personalizadas de vários jeitos!

5. Traga elementos naturais

Os elementos naturais são uma maneira de deixar a decoração leve e acolhedora. Nesse caso, as escolhas são várias. Por exemplo, você pode seguir um estilo de decoração com tecidos naturais, como algodão e sisal, e até usar peças rústicas de madeira, como nos móveis e objetos. 

Além disso, optar por plantas é uma boa maneira de ocupar espaços e trazer mais verde. Nesse caso, cactos e suculentas são boas opções por não ocuparem espaço, serem variados e fáceis de cuidar. 🌵

6. Aposte no uso de espelhos

Os espelhos são conhecidos por expandir os ambientes. Por isso, você pode instalar um ou mais em locais estratégicos. Assim, o cuidado vale pro formato, tamanho e quantidade. Além disso, buscar uma moldura legal é interessante pra que seja uma peça de destaque e tenha o estilo que você está procurando.

7. Invista em objetos decorativos

Os objetos decorativos são essenciais pra decorar sala pequena, reforçando o estilo que você escolheu. Por isso, devem ser escolhidos conforme o seu gosto e na quantidade certa. Por exemplo, você não precisa expor todas aquelas lembranças de viagens ou imprimir cinquenta fotos pra colocar em porta-retratos. 

A dica é equilibrar com o seu espaço e os móveis, pra que a sala não fique cheia de mais ou de menos, e sim harmoniosa. Por isso, que tal focar a atenção nos objetos que trazem uma história e são importantes pra família? 💛 

Onde encontrar inspirações para decorar sala pequena? 

Agora que você já conhece várias maneiras de decorar uma sala pequena, está na hora de desenvolver as suas ideias. Mas como se inspirar pra que elas apareçam? Pra isso, a gente tem algumas dicas. 👇 

Instagram

A rede social tem vários perfis, de influencers ou não, que mostram reformas e decorações de sala pra te inspirar. O bom é que você também pode ver o passo a passo, o que ajuda muito na hora de colocar tudo em prática.

Pinterest

Um dos portais de decoração mais conhecidos, nele você pode salvar coleções de fotos, cores, texturas e objetos. Depois, pode unir tudo em novas ideias pra ter algo original. Aliás, é ótimo quando a gente quer se inspirar em referências do Brasil e de fora. 👀

Álbuns de fotos

Que tal olhar as fotos antigas das salas de sua família pra se inspirar? Por meio delas, você pode ter ideias vintage ou retrô e até resgatar aquelas peças que estão guardadas há muito tempo.😄 

Cinema e novelas

Quem não lembra daquela sala linda da novela das oito? Se você é uma dessas pessoas, pode buscar referências em suas novelas e filmes favoritos. Assim, pode adaptar várias ideias pra decorar sala pequena com o seu estilo. 💅

Decorar sala pequena pode ser um desafio pelo tamanho do espaço. Porém, seguindo nossas 7 dicas e buscando boas inspirações, você consegue criar um projeto bem legal. Dessa forma, pode usar truques de decoração pra tornar o ambiente equilibrado, com seu estilo e com aparência mais ampla.

Gostou do post? Siga a gente no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para mais dicas! 💛 

7 ideias criativas para decorar uma sala pequena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você