Com imóveis cada vez mais compactos e pensados para famílias pequenas, tornou-se frequente ver casas e apartamentos onde ambientes são mesclados para otimizar o espaço. Um dos exemplos mais comuns disso é a fusão da sala de estar com a sala de jantar. Isso gera um desafio extra para os moradores: como acertar na composição de sala pequena com mesa de jantar e sofá? 🤔
Afinal, é preciso deixar o local acolhedor e bonito. Mas mais que isso: ele tem que ser funcional e confortável, considerando a rotina do lar e a quantidade de pessoas que residem nele. Por isso, trouxemos dicas que vão ser de grande ajuda na hora de organizar a sua sala. Anota aí! 🗒️
Atente para as medidas do ambiente
Um dos principais pontos de montar sala pequena com mesa de jantar e sofá é atentar às medidas do recinto. Isso porque são elas quem vão definir o tamanho ideal para os móveis. Ao fazer isso, você não corre risco de comprar itens grandes demais para o espaço disponível, por exemplo. Portanto, meça com bastante cuidado a área do local. 📏
Com esse dado em mãos, você consegue fazer uma conta básica para avaliar se os sofás e as mesas que interessam são adequados para a sua sala.
Vamos fazer um exercício e imaginar que a sua sala tem 6m². Nesse caso, um conjunto de sofás que, sozinhos, ocupam 4m não é uma boa alternativa para ele. Afinal, só restará 2m para caber sua mesa de jantar e um possível móvel para a TV. Sem contar que ainda deverá sobrar área para as pessoas circularem sem dificuldades. Ou seja, totalmente inviável.
Considerando essa dimensão do cômodo, o ideal é um sofá único, de três lugares, que ocupe no máximo 2m. Já a mesa de jantar pode ser com quatro cadeiras, ocupando até 1,5m. Portanto, sobram 2,5m para você incluir um rack, estante pequena ou painel para TV sem dificuldades e o principal: ter espaço de sobra para andar sem aperto e com conforto.😉
Escolha o posicionamento do sofá
O sofá se encaixa com perfeição dentro do espaço da sala? Perfeito! Agora vem um ponto muito importante: o posicionamento dele. O recomendado é não deixá-lo grudado à mesa de jantar, seja em um dos lados dela, seja na lateral dela. Há algumas razões para isso.
Para começar, essa composição limita a circulação em torno da mesa de jantar, o que atrapalha quando você vai sentar e se levantar, afastar as cadeiras, servir os convidados, ajudar as crianças a comerem etc. Mas não para aí. Quando esses dois itens do mobiliários estão muito próximos podem ocorrer acidentes com frequência — e não falamos apenas de esbarrões ou topadas entre os móveis!
Durante as refeições, principalmente aquelas mais movimentadas, pode acontecer de bebidas e alimentos caírem/respingarem no sofá, já que ele está tão perto, sujando e manchando o estofado. 🫗
Sem falar, é claro, no cheiro de comida que pode ficar na superfície dele. Algo que pode gerar prejuízos para você. Portanto, a melhor estratégia para evitar essas situações é posicionar o sofá no lado oposto da mesa (se o ambiente for quadrado) ou, no mínimo, a 1m de distância da mesa de jantar (se o ambiente for retangular).
Avalie os tipos de mesa de jantar
Além da questão da definição do tamanho da mesa de jantar, é importante avaliar outro ponto importante: os formatos desse móvel. Isso porque você encontra modelos de mesa quadrados, redondos e retangulares. 🛋️Diante disso, pode surgir dúvidas sobre qual o ideal para espaços compactos. No geral, elas cumprem a mesma função e podem combinar muito bem com a decoração do apartamento/casa.
Porém, mesas quadradas e retangulares têm uma vantagem em particular: devido ao desenho da tampa da mesa, elas conseguem se encaixar melhor se posicionadas em cantos de parede, próximo às bancadas de cozinha americana, ou quando você pretende substituir parte das cadeiras por um banco. Tudo isso sem perder lugar para a pessoa se sentar à mesa ou deixar espaços vazios. Portanto, vale a pena levar isso em consideração!
Dê um toque especial à decoração
Por fim, reforce a decoração da sala com alguns truques de arquitetura que ajudam a deixar o espaço visualmente maior do que é. Algo importante quando o ambiente tem um tamanho reduzido, precisando ser otimizado ao máximo.😎
Pensando nisso, use cores claras não só nas paredes e no piso, mas também nos móveis e nos objetos que enfeitam a sala. O motivo? Simples: os tons claros (como o branco, o creme, o avelã etc.) têm maior capacidade de refletir luz, o que ajuda a deixar a área mais clara tanto de dia quanto de noite.
Quanto mais bem iluminado é o recinto, menores são os riscos de acidentes domésticos e menor é a percepção de uma decoração “muito pesada/sobrecarregada”.
Outra sugestão, por sua vez, é usar espelhos nas paredes para gerar a ideia de continuidade no espaço, o que faz qualquer cômodo parecer maior. 🪞Em alguns casos, até mesmo com o dobro da metragem! Porém, há dois segredos para isso funcionar corretamente, ok?
O primeiro é instalar o espelho na parede oposta ao corredor que leva aos outros ambientes da residência, ou então na parede oposta à entrada do imóvel — já que em muitos apartamentos, por exemplo, a entrada já é conectada à sala. O segundo é que não pode ser um espelho de qualquer tamanho. Ele deve cobrir toda a parede escolhida, desde o rodapé até o teto.
Como você viu, montar uma sala pequena com mesa de jantar e sofá não é uma tarefa complicada. Apenas é preciso saber usar o espaço ao seu favor, entender sobre posicionamento de móveis e circulação de pessoas e, de quebra, conhecer dicas que ajudam a otimizar ainda mais na decoração. Dessa forma, o seu lar fica aconchegante na medida certa, perfeito para você.🔝
Quer mais dicas de decoração como as apresentadas neste post? Siga as Lojas Edmil nas redes sociais e não perca as novidades! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.