Minas Gerais é um estado que se destaca no Brasil e atrai milhões de turistas todos os anos. Segundo o Observatório do Turismo de Minas Gerais, em 2022, 30,9 milhões de pessoas passaram por aqui. Em termos de receita, os dados mostraram R$ 16,5 bilhões em 2021 😛
Mas não é só gente de fora que pode aproveitar tudo o que Minas tem a oferecer. Afinal, até quem vive por aqui pode se surpreender ao conhecer nossa história, cultura e gastronomia, além de cidades cheias de encanto por toda nossa região.
Neste post, aprenda sobre nossa história e confira algumas das cidades históricas que valem a visita. Saiba mais sobre nossa cultura, tradições, gastronomia e muito mais. Boa leitura!
História de Minas Gerais
Em Minas Gerais, muitas cidades têm um processo de criação comum, devido a um fator: atraíram bandeirantes em busca de minérios e pedras preciosas. Isso aconteceu na época das capitanias hereditárias, entre os séculos 16 e 18.
No caso da capitania de Minas Gerais, ela surgiu do desmembramento da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, em 1720. Na região, que já explorava minérios, não havia administração nem autonomia. A partir de descontentamentos com a Coroa Portuguesa, como a Revolta de Vila Rica (nome inicial de Ouro Preto), Portugal decide separar a região em duas, dando autonomia a Minas.
Com os anos, especialmente no século 18, Minas Gerais se tornou a região mais lucrativa de todo o império português, o que levou à exploração e criação de diversas cidades. Mais tarde, seria o café um dos produtos principais do estado, inserindo Minas na industrialização, no século 20.
Atualmente, segundo o IBGE, Minas Gerais tem os seguintes dados:
- pouco mais de 586 mil km²;
- cerca de 20,5 milhões de pessoas;
- IDH de 0,774 (alto).
Além disso, Minas conta com 853 municípios, sendo o maior número entre os estados brasileiros 😱
Cidades históricas de Minas Gerais
As cidades de Minas Gerais são ricas em cultura, e muitas até contam com títulos de Patrimônio Cultural da Humanidade. A seguir, conheça algumas delas e o que têm de especial!
Ouro Preto
Um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, Ouro Preto é um desses locais reconhecidos pela UNESCO, devido à sua importância e patrimônio histórico.
Tendo o nome de Vila Rica de Albuquerque nos anos 1700, a cidade foi a 2ª capital de Minas Gerais e assistiu ao movimento da Inconfidência Mineira.
Outro destaque de Ouro Preto é seu acervo barroco, como se vê na Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, com cerca de 400 kg de ouro e prata. Também ganham destaque diversas obras barrocas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que podem ser vistas no Museu Aleijadinho.
Falando em museus de Minas Gerais, a cidade também abriga lugares como:
- Museu da Inconfidência;
- Museu Casa Guignard;
- Museu Municipal Casa dos Inconfidentes;
- Museu Casa dos Contos.
Tiradentes
Levando o nome do famoso inconfidente depois de 1889, a cidade era chamada de Santo Antônio do Rio das Mortes. Hoje, é um dos principais roteiros turísticos em Minas Gerais, com arquitetura colonial, casarões e ruas de pedra.
No centro histórico, locais como a Igreja Matriz de Santo Antônio, outra obra de arte barroca, que abriga um órgão de 1788, tem um grande destaque. Culturalmente, Tiradentes também chama a atenção na área da Gastronomia e do Audiovisual, com a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes 😊
Mariana
Distante cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, e apenas 16 km de Ouro Preto, Mariana é uma cidade antiga e cheia de história. Primeira vila e capital de Minas, de lá saíram personalidades mineiras, como o artista barroco Manoel da Costa Ataíde e o poeta Cláudio Manuel da Costa.
Preservando muito da arquitetura colonial, em Mariana é possível se aprofundar no barroco e no estilo rococó visitando lugares como a Igreja Nossa Senhora do Carmo e sua gêmea, a Igreja São Francisco de Assis, ao lado ⛪
Já pra quem curte natureza, a Represa da Fumaça é um bom local para passeio ou hospedagem. Por fim, estando em Minas, nada como visitar uma mina, né? Nesse caso, a Mina da Passagem fica entre Mariana e Ouro Preto.
Nela, você pode fazer um trajeto de 120 metros em um carrinho original, compreender como era o Ciclo do Ouro e até mergulhar no lago dentro da mina, que oferece uma visibilidade de 50 metros 😀
Diamantina
Outra cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina surgiu da exploração de diamantes, por volta de 1722, com o nome de Arraial do Tijuco. Durante o século 18, foi o maior local extrator de pedra no mundo, história que você pode conhecer no Museu do Diamante.
Outro destaque da cidade é no campo artístico, especialmente com a Vesperata. Patrimônio Cultural Imaterial do estado, o evento reúne bandas musicais, que tocam nas sacadas dos casarões coloniais, praticamente em todos os meses do ano 🎵
Outros lugares que valem a visita são a casa de Juscelino Kubitschek, onde o ex-presidente viveu, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída por Chica da Silva.
São João del Rei
Distante pouco mais de 15 km de Tiradentes, São João del Rei foi uma das cidades mais ricas de Minas. Ideal para um passeio de um dia, a cidade conta com atrações históricas, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o Solar da Baronesa, casarão construído nos anos 1800 e tombado em 1938.
Outros locais que você pode aproveitar para conhecer a história da cidade e de Minas são:
- Mirante de São João del Rei;
- Museu Ferroviário;
- Memorial Tancredo Neves;
- Rua das Casas Tortas;
- Mercado Municipal;
- Pelourinho.
Por fim, é só encerrar a visita com um passeio de Maria Fumaça de São João del Rei até Tiradentes, para observar a paisagem da região.
Cultura e tradições mineiras
A cultura mineira é extremamente rica, tanto por causa das origens coloniais, quanto pela preservação das tradições mineiras. A seguir, entenda melhor como ela se expressa em diferentes aspectos!
Festas tradicionais
Faz parte da cultura mineira a religiosidade, que pode ser expressa em diversas festas pelas cidades do estado. Por exemplo, as tradicionais festas juninas resgatam as devoções a Santo Antônio, São Pedro e São João, com quadrilhas e comidas típicas, como canjica e caldo de milho, bem como fogueiras e brincadeiras.
Outra manifestação é a Cavalhada ou Carnaval a Cavalo 🐎 Basicamente, ela consistia na encenação de batalhas entre cristãos e mouros, sendo uma tradição portuguesa medieval. Na cidade de Bonfim, por exemplo, o evento ocorre há 180 anos, com o desfile de cavaleiros fantasiados. Porém, agora não se simulam mais batalhas reais, mas é realizada uma batalha de confetes.
Por sua vez, a Festa de Nossa Senhora do Rosário acontece em diferentes cidades do estado, com muitas celebrações religiosas, além de culturais, como o cortejo do Rei e da Rainha, que carregam uma bandeira acompanhados de grupos folclóricos e congados.
Já a Folia de Reis é uma festa tornada Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, os chamados foliões usam máscaras e carregam bandeiras, passando de casa em casa tocando música e recitando passagens da Bíblia.
Artesanato
Quando pensamos em artesanato e arte em Minas Gerais, as obras de Aleijadinho com pedra-sabão são um exemplo. Porém, há muito mais na cultura mineira. A cerâmica é outra expressão do artesanato, que tem origens indígenas e pode ser encontrada em locais como o vale São Francisco.
Imagens e artigos religiosos, como oratórios, também fazem parte do que você pode encontrar em Minas Gerais. Esses itens podem ser feitos de pedra-sabão e madeira, sendo pintados à mão.
Música
A música mineira se expressa de forma popular nas tradições, como cantigas, com folclore e poesia, além da música caipira. Mas também há outras formas musicais.
Por exemplo, em Belo Horizonte, na década de 1960, surgiu o “Clube da Esquina”, um grupo de jovens artistas, que colaboravam para criar novas músicas e deram origem a esse movimento musical, até hoje reconhecido internacionalmente🎼 Com diversas influências, eles produziram dois discos. Alguns dos seus membros foram Milton Nascimento e Beto Guedes.
Outros artistas e grupos mineiros de renome são Clara Nunes, Ary Barroso, Skank, Pato Fu e Jota Quest.
Gastronomia
Seja no Mercado Municipal de Belo Horizonte ou em um dos restaurantes no Sul de Minas, quando se fala em cultura mineira, a gastronomia é a mais lembrada 😋
Por todo o país, não tem quem não aprecie o pão de queijo mineiro e outros pratos que se destacam e devem ser provados na visita ao estado, como:
- frango com quiabo;
- tutu de feijão;
- feijão-tropeiro;
- vaca atolada.
Além disso, Minas é famosa pelo doce de leite e o queijo canastra, esse último sendo patrimônio cultural imaterial brasileiro. Feito na região da Serra da Canastra, em cidades como São Roque de Minas, o queijo é de fabricação artesanal, seguindo uma tradição de 200 anos.
Cidades marcantes na cultura mineira
Não é à toa que o turismo em Minas Gerais é forte. Afinal, tem muitos locais para visitar e, mesmo com passeios de um dia, você fica conhecendo a história de Minas e do Brasil de um jeito mais profundo. Além das cidades que passamos, vale conhecer muitas outras, como:
- Congonhas, onde está o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, com obras de Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde;
- Sabará, que é destaque na culinária mineira e realiza festivais gastronômicos interessantes, como o da Jabuticaba e o da Ora-pro-nóbis;
- Belo Horizonte, a capital, não fica de fora quando o assunto é conhecer Minas Gerais. É lá que você pode visitar o Mercado Central e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
- Aiuruoca, na rota das cidades do Sul de Minas, encanta quem curte natureza, já que está na Serra da Mantiqueira e abriga diversas das cachoeiras do estado, como a Cachoeira Deus Me Livre e a Cachoeira das Fadas.
Clima de Minas Gerais
Uma coisa boa de Minas Gerais é que o estado tem atrações o ano todo, por conta do seu clima tropical de altitude e das 4 estações definidas. Ou seja, se quiser ir no inverno seco, vai encontrar cidades charmosas pra passear, como Monte Verde, que traz a boa combinação de queijo + vinho 🍷+ lareira quentinha em uma pousada romântica 😍
Já no verão, que é mais chuvoso, os passeios em museus podem ser interessantes. Mas se você não ligar para a chuva, essa época e a primavera são ideais para aproveitar as cachoeiras, em cidades como Capitólio e Carrancas.
Economia de Minas Gerais
Segundo dados do IBGE de 2021, Minas Gerais é o 3º estado mais rico do Brasil, com PIB de pouco mais de R$ 857 milhões. Com uma economia variada, os setores de agropecuária, serviços, além das indústrias de transformação e extrativas, são destaques.
Outro segmento em crescimento no estado é a geração de energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas é o segundo estado com mais potência instalada na geração distribuída e o maior em geração centralizada 👏
Turismo em Minas Gerais
O turismo é completo em Minas porque você tem paisagens exuberantes, cidades históricas, expressões culturais e muito mais por todo o estado. Mas como saber pra onde ir? 🤔
Para facilitar, no mapa turístico do Governo Federal, Minas ficou com 48 regiões turísticas. Assim, diversas cidades foram reunidas nesses circuitos, para você poder conhecer, conforme o objetivo. Por exemplo, nós temos:
- Circuito dos Diamantes;
- Circuito da Canastra;
- Circuito Serras e Cachoeiras🌄;
- Circuito Sertão Gerais.
Minas Gerais é um dos estados mais queridos do Brasil. Com nossa cultura acolhedora e tradições que relembram nossas origens, nos expressamos por meio da gastronomia, música, artes e história, que não só fazem parte do estado, mas também do Brasil.
Por isso, mesmo se morar por aqui, vale a pena explorar cada cenário turístico e novas regiões, pra conhecer e se aprofundar no melhor da cultura mineira 😎
Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e mande para quem vai andar por Minas com você! 💛