BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Turismo em Fama-MG: descubra o que fazer na cidade

Você ama o contato com a natureza e faz questão de contemplar toda beleza bem de perto? Então, o turismo em Fama-MG pode ser uma opção incrível de lazer e entretenimento. Localizada a pouco mais de 10 km de Alfenas, a cidade tem atrativos perfeitos pra um dia de sol e calor. ☀️

Um dos mais famosos é o Lago de Furnas, também conhecido como o Mar de Minas por conta do grande volume de água com coloração esverdeada. Ele banha mais de 30 municípios mineiros e presenteia seus habitantes com uma riqueza de elementos naturais.

Pra saber mais sobre esse e outros pontos turísticos, continue a leitura do nosso post! Vamos mostrar vários locais que merecem uma conferida sem pressa!

Passear pela Passarela do Lago

A primeira sugestão de passeio é justamente uma caminhada nos arredores do Lago de Furnas. Afinal, parte do turismo em Fama-MG acontece em torno das suas águas, por meio de uma grande estrutura conhecida como Passarela Prefeito José França Morais. O espaço é bastante convidativo para pessoas de todas as idades.

Muita gente passa pela região pra contemplar a vista ou se exercitar com corridas. Também há equipamentos para quem gosta de fazer academia ao ar livre, além de pontos de iluminação para as visitas noturnas. A dica é marcar presença ao amanhecer ou durante o pôr-do-sol pra captar as melhores imagens.

Frequentar a Casa do Artesão

Localizada no centro, a instalação foi inaugurada há pouco tempo e concentra inúmeras peças de artesanato local e regional. O acervo inclui pinturas em lata e em tela, bordados, carros de boi, acessórios de palha, tábuas personalizadas, entalhes em madeira e produtos alimentícios, como compotas, doces, conservas e geleias.

A Casa do Artesão também abriga espaços onde são desenvolvidos cursos, mostras de artesanato, palestras e exibição de filmes. É um lugar de trocas constantes, com muitas interações sociais e aprendizados sobre o processo de criar produtos. Alguns profissionais até convidam os visitantes a participar da confecção das peças.

Conhecer o Cristo Redentor da cidade

Mais uma estrutura inusitada pode ser vista entre os atrativos de turismo em Fama-MG: uma representação do Cristo Redentor, edificada em 1952. Localizada no bairro São Pedro, a estátua fica próxima às águas de Furnas e tem visitação gratuita em qualquer dia e horário da semana.

É um mirante muito usado para apreciação e registro de fotos, já que, além da figura imponente, exibe o lago ao fundo. Você consegue observar o ponto durante o dia ou à noite, pois há luminárias que destacam a estrutura. Tudo vai depender do efeito desejado na hora de fazer os seus cliques.

Participar da Procissão Fluvial do Lago de Furnas

Essa opção é obrigatória pra quem gosta de explorar os costumes e tradições de uma região. Feita há anos em embarcações sobre as águas, a Procissão Fluvial do Lago de Furnas ocorre em louvor a São Pedro e convida muitas pessoas a demonstrar sua fé. É um evento bonito e cheio de significado pra quem tem a oportunidade de participar.

A quermesse precisou ser pausada durante a pandemia, mas já voltou com novas edições imperdíveis. Ela costuma envolver investimentos em várias atrações pra garantir uma boa experiência ao público: barracas de alimentação (com pratos típicos), palcos de shows e exposições de lanternas com velas, entre outras.

Contemplar a Matriz Sagrado Coração de Jesus

Localizada no centro da cidade, também é uma construção presente em qualquer roteiro de turismo em Fama-MG. Usada pela população todos os dias e em muitos feriados, abriga desde missas até festas religiosas. Quem visita pela primeira vez logo se encanta com os detalhes dos vitrais e a imagem centenária de São José, do menino Jesus e de Nossa Senhora das Graças.

A arquitetura é de 1948 e foi encomendada pelo bispo Dom Hugo. É famosa por ter resistido ao enchimento do Lago de Furnas, ocorrido em 1962. A atual Matriz Sagrado Coração de Jesus foi desmembrada das paróquias de Alfenas e Paraguaçu, e seu primeiro pároco e vigário foi o Padre José Nasser.

Explorar sabores em diversos estabelecimentos

Turismo em Fama-MG: descubra o que fazer na cidade

O município também tem muitas opções para quem curte programas gastronômicos. Aliás, é quase impossível não pensar em boa comida quando se fala de Minas Gerais, certo? Se você é daquelas pessoas que adoram experimentar de tudo um pouco, não perca algumas das nossas sugestões abaixo:

  • Bar da Rita — com vista para o Lago de Furnas, o estabelecimento serve comida caseira nos modelos à la carte e self service, além de vários tipos de petiscos;
  • Restaurante do PJ — também localizado próximo à represa, é um espaço bem familiar que conta com ampla variedade de pratos e bebidas;
  • Pizzaria La Taverna — com o tempero da culinária italiana, seu menu inclui diversos sabores doces e salgados de pizzas, massas e entradas.

Visitar o Parque Municipal Francisco Cândido da Silva

Esse lugar é muito frequentado por famílias que buscam um lugar pra entreter as crianças e descansar sob a sombra das árvores. Ele contém uma série de brinquedos infantis, além de quiosques para exposição de produtos diversos. É um ponto de encontro de amigos, entrando também na lista de turismo em Fama-MG.

Há um bom equilíbrio entre verde e áreas construídas, com quadras instaladas em meio à grama, calçadas para passeio e vegetação. Só pra ter uma ideia, dá pra praticar esportes como vôlei, skate, futsal, peteca e até patins. O Parque Municipal Francisco Cândido da Silva também tem pula-pula, escorregador e piscina de bolinha.

Assistir a competições na Arena Fama

O município também abriga uma pista de motocross, onde as pessoas conseguem ver de perto o desempenho de vários pilotos. A aventura sobre duas rodas é paixão de muita gente, tanto que o espaço atrai pessoas de todas as idades pra torcer e avaliar as manobras dos participantes.

As trilhas para motociclismo são bem organizadas, com níveis de dificuldade variados em cada trecho. Rodeadas por quiosques de onde os visitantes conseguem assistir tudo, as trilhas também ficam à beira do Lago de Furnas. Isso significa mais um diferencial de peso pra quem quer contemplar maravilhas ao ar livre.

E então, o que achou das dicas de turismo em Fama-MG? Esperamos que a lista te ajude a montar a base do roteiro e a escolher os primeiros endereços de visita. Lembre-se de fazer boas fotos pra guardar de lembrança e ter vontade de buscar novos destinos em Minas Gerais.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Turismo em Fama-MG: descubra o que fazer na cidade

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você