Pesquisar
Pesquisar

Conheça a cidade de Elói Mendes, terra natal da Lojas Edmil!

Ao fazer uma viagem pelas cidades do sul de Minas Gerais, um dos municípios mais importantes pra gente aqui da Lojas Edmil é Elói Mendes. Mas você tem alguma ideia do porquê é tão especial? É a nossa terra natal! Pra mostrar o nosso orgulho de ser eloiense, nada mais justo que apresentar a região pra você, não é mesmo?

Da história do homenageado que deu origem ao nome da cidade ao nosso Cristo Redentor (também temos um para chamar de nosso, cariocas! 🗽). O que acha de conhecer um pouquinho mais dessa história tão rica e como você pode aproveitar o tempo quando estiver passando pelo sul de Minas?

Continue a leitura deste texto e saiba tudo sobre Elói Mendes! 🤓

Conhecendo Elói Mendes

Monumentos históricos, igrejas, praças, lagoas e muita natureza, a gente é muito privilegiado aqui em Elói Mendes! São três rios cortando a cidade e deixando tudo ainda mais bonito: o Verde, o Sapucaí e o São Domingos. Tudo isso cria o cenário ideal para o turismo, que é um dos pontos fortes e atividades mais comuns aqui na região.

Fora o turismo, outro tipo de atividade forte por aqui é a agricultura. Como bons mineiros, os elói-mendenses também se destacam quando o assunto é café ☕!

Ao todo, são mais de 9 mil hectares com plantio de café, mas arroz, feijão e milho também são outros alimentos produzidos por aqui. No setor industrial, as fábricas mais conhecidas são de tubos de papelão, móveis, produtos têxteis e, é claro, de colchões, já que a nossa história começou aqui!

Para quem ainda não se localizou, Elói Mendes é considerada uma microrregião de Varginha (a gente também olha bastante para o alto por aqui! 🛸) e estamos apenas a 335 km de Belo Horizonte. Pra quem quer fugir um pouco da capital, são umas quatro horinhas de viagem e pronto!

História de Elói Mendes

A história de Elói Mendes começa com o povoamento do vale do rio Sapucaí, que começou ainda em 1736. Mas a primeira comprovação de que já tinha gente morando aqui na região foi acontecer mesmo em 1792, com um termo de óbito registrado no povoado de Campanha, situado na região do ribeirão da Mutuca, onde o município está localizado.

Quem começou tudo foi o Frei Cipriano de São José, ele iniciou a construção de uma capela dentro da Fazenda do Morro Preto, pertencente à Dona Francisca do Espírito Santo, herdeira do local. A mulher não queria ficar viajando de um lado para o outro para frequentar a igreja. O povoado foi crescendo e, em 1828, passou a ser conhecido como Distrito de Paz.

Poucos anos depois, foi considerado uma paróquia e, em 1856, se tornou um distrito com o nome de Espírito Santo da Mutuca. E foi nessa época que as casas ao redor da capela começaram a aumentar, o que resultou na ampliação da capela também, que passou a ter mais duas torres. Antes do nome atual, mais uma mudança: em 1890, um decreto alterou o título do distrito para Espírito Santo do Pontal.

Calma, as mudanças finalmente chegaram ao fim: no dia 30 de agosto de 1911, a região deixou de ser um distrito de Varginha e passou à categoria de município com o nome de Elói Mendes! Mas quem foi essa figura? 🤔

Quem foi Elói Mendes?

O nome do município é uma homenagem ao capitão Joaquim Elói Mendes, também conhecido como Barão de Varginha. Ele foi muito importante para a história da região, sendo um dos responsáveis pela abertura da primeira escola pública no local, ainda em 1909. O capitão nasceu no então distrito em 1888 e foi um dos maiores defensores para que a região se transformasse em um município.

Felizmente, conseguiu viver para ver o seu sonho se realizar! Faleceu em 1913 e foi sepultado na própria cidade. Atualmente o túmulo do Barão é tombado pelo patrimônio histórico de Minas Gerais.

3 coisas para fazer em Elói Mendes

Elói Mendes tem muitas coisas para fazer! Que tal conferir algumas delas pra programar a sua próxima viagem? 🛣️

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

O primeiro ponto que você deve visitar ao chegar em Elói Mendes é a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Ela é considerada uma obra de arte da engenharia contemporânea e tem uma torre com 55 metros de altura. Mesmo passando por um incêndio em 1939, que resultou na perda de metade da igreja, ela ainda é uma referência na cidade!

Cristo Redentor

Bem, cariocas, Elói Mendes também tem um Cristo Redentor. No alto de um morro no Bairro do Cristo, são 39 metros de altura da obra, maior do que a versão no Rio de Janeiro! Pra quem quiser uma visão de toda a cidade, um passeio muito legal é subir pelo interior do Cristo e conferir o lindo horizonte da cidade!

Lago de Furnas

Além das trilhas e rios, o Lago de Furnas é um espaço especial em Elói Mendes. São muitos sítios e fazendas ao redor do lago, ideal pra quem quer relaxar e aproveitar a calmaria da natureza!

Como a gente mostrou, Elói Mendes é muito mais do que a terra natal da Lojas Emil, não é mesmo? Quando quiser conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar a beleza natural da região, já sabe qual estrada você precisa pegar, né? Como bons mineiros, a gente está sempre de braços abertos (e o café e pão de queijo na mesa) esperando por você!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a história de Elói Mendes, que tal falar pra gente o que acha da cidade? Já passou por aqui? Tem alguma lembrança bacana na região? Quer alguma outra dica sobre um passeio específico? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo, estamos ansiosos pra saber!

Conheça a cidade de Elói Mendes, terra natal da Lojas Edmil!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você