Está planejando a próxima viagem? Conhecer as maravilhas do estado de Minas Gerais é uma excelente ideia, já pensou? Se não, você provavelmente vai reconsiderar depois de descobrir o que fazer em Serra da Canastra.
Esse ponto turístico mineiro é conhecido pelas paisagens naturais e pela presença da nascente do Rio São Francisco. Por esse motivo, é uma das melhores escolhas para quem está em busca de um lugar tranquilo para relaxar e apreciar a natureza.
Quer saber mais sobre esse destino turístico? Acompanhe este artigo e confira o que fazer ao viajar para a Serra da Canastra! ⛰️
Onde fica Serra da Canastra?
Serra da Canastra é um parque que fica localizado em diversos municípios do estado de Minas Gerais. São Roque de Minas, Capitólio, Vargem Bonita, Sacramento, São João Batista do Glória e Delfinópolis são alguns exemplos de cidades que recebem esse destino turístico.
A Serra da Canastra é conhecida pelas suas chapadas, com vegetação rasteira, revelando as belezas do cerrado brasileiro. O parque foi criado no início da década de 1970, com o objetivo de manter, cuidar e preservar a nascente do Rio São Francisco.
Para chegar em Serra da Canastra, você pode escolher a parte alta, passando pelas portarias localizadas em São Roque de Minas, Sacramento ou São João Batista do Glória, com estradas mais desafiadoras, sendo interessante passear com um carro 4×4. Por outro lado, se optar por entrar pela parte baixa, é possível ir por São José do Barreiro em veículos comuns.
Qual é a sua história?
A Serra da Canastra é uma mistura de montanhas de milhões de anos, cachoeiras, chapadas e o Rio São Francisco. Atualmente, é um dos patrimônios naturais brasileiros e atrai turistas de todo o país.
A região costumava ser habitada por povos indígenas. A partir da colonização, a região teve a exploração de ouro e demais joias, servindo também como uma passagem para outras terras.
Com o passar do tempo, o setor agropecuário se fortaleceu na região. Não é por acaso que o queijo da Canastra é um dos mais conhecidos do Brasil e recebeu o título de símbolo local e patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 🧀💛
Uma boa parte da Serra da Canastra foi transformada em um Parque Nacional em 1972, com o intuito de preservar a biodiversidade local e a nascente do Rio São Francisco. A partir disso, tornou-se uma região turística, principalmente com foco em contemplação da natureza.
A região da Serra da Canastra também tem uma forte influência cultural, com diversas tradições mineiras, desde festas religiosas até passeios gastronômicos.
O que fazer em Serra da Canastra?
Quer saber como aproveitar esse destino turístico da melhor maneira? Confira 6 lugares para visitar na Serra da Canastra e se divertir durante a sua viagem! 🛤️
1. Parque Nacional da Serra da Canastra
O próprio parque merece o devido destaque. Com cenários rochosos e muitas cachoeiras, o Parque Nacional da Serra da Canastra é o destino perfeito para ecoturismo, para admirar belezas naturais e para praticar esportes.
Você pode fazer a Trilha do Cerrado, mergulhar nas cachoeiras, conhecer o Curral de Pedras, ver a nascente, visitar as ruínas da Fazenda Zagaia e apreciar os atrativos turísticos do local.
2. Banho nas cachoeiras
Por falar em cachoeiras, não faltam opções de lugares para se refrescar na Serra da Canastra. A Casca D’Anta é um excelente exemplo, localizada no Parque Nacional, pois é conhecida por ser a maior queda d’água do rio São Francisco.
Com cerca de 30 metros de profundidade, a cachoeira está próxima à Portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, e é um dos pontos turísticos contemplativos mais procurados pelos visitantes. Afinal, é um dos lugares mais lindos para viajar em Minas Gerais.
Existe também a Cachoeira do Fundão, com queda d’água que atinge cerca de 90 metros. As águas cristalinas são deslumbrantes e mostram a preservação da biodiversidade local, sendo ótima também para contemplação.
Há a Cachoeira dos Rolinhos que também merece uma visita. São cerca de 210 metros divididos em 3 quedas d’água, com trilha com um certo nível de dificuldade. O lugar é ótimo para visitar com um guia ou um carro 4×4.
3. Roteiro gastronômico
Visitar a Serra da Canastra e não experimentar um dos queijos mais famosos do Brasil seria um desperdício. Os roteiros gastronômicos mais procurados pelos turistas são as fazendas, como a Capão Grande e a Estância Capim Canastra. 😋
Os restaurantes locais também servem o melhor da comida mineira e permitem apreciar a presença do queijo regional em diversos pratos. É praticamente impossível sair de Minas Gerais sem apreciar a gastronomia.
4. Curral de Pedras
O Curral de Pedras é outro atrativo do parque, pois conta com ruínas de construções do período da escravidão no Brasil. Próximo à nascente do Rio São Francisco, o local ajuda a conhecer um pouco mais da história da região.
5. Trilhas
As trilhas da Serra da Canastra levam às cachoeiras mais conhecidas da região. Por serem de alta dificuldade, são recomendadas para pessoas que já estão acostumadas com essa atividade. Não é por acaso que o lugar é muito procurado para as práticas de trekking. 🥾
6. Ecoturismo
A região da Serra da Canastra é um show de biodiversidade. Várias espécies raras marcam presença no local, como o lobo-guará, urubu-rei, tamanduá-bandeira e muitas vegetações únicas do cerrado.
Muitas pessoas buscam o destino para fazer ecoturismo e conhecer um pouco mais da fauna e flora nativas do cerrado mineiro. Só é preciso ter cuidado para não se arriscar, ter respeito ao local e não alimentar os animais silvestres.
Quais são as cidades próximas da Serra da Canastra?
Ao todo, são 6 cidades de Minas Gerais que estão localizadas no Parque Nacional da Serra da Canastra:
- Capitólio;
- Vargem Bonita;
- Sacramento;
- Delfinópolis;
- São Roque de Minas;
- São João Batista do Glória.
Para quem quer visitar esse atrativo turístico de Minas Gerais, é importante pesquisar os passeios na Serra da Canastra que não podem faltar no roteiro de viagem para escolher a cidade mineira mais próxima de cada parada planejada.
Viu só como existem várias opções do que fazer em Serra da Canastra? Viajar para estar em volta da natureza é uma excelente escolha para se reconectar consigo, apreciar a beleza natural e relaxar. Por isso, vale a pena planejar o seu próximo passeio para esse destino tão querido para turismo em Minas Gerais. ✈️
Gostou de saber mais sobre a Serra da Canastra? Compartilhe este post nas redes sociais e apresente as maravilhas desse local para os seus amigos!