Pesquisar
Pesquisar

7 principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer

7 principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer

Se você gosta de enoturismo, saiba que diversas cidades mineiras são excelentes destinos pra provar e degustar um bom vinho. A região de Minas Gerais é rica em cultura e diversos atrativos turísticos, além dos saborosos pratos típicos do estado.

Vale destacar também que diversas cidades mineiras podem ser visitadas com uma viagem de carro. Basta se programar pra passar por diversos pontos e municípios em poucos dias. Assim, é possível fazer uma rota completa de enoturismo.

Aqui, fique por dentro das principais cidades de Minas Gerais pra apreciar um bom vinho! 🍷

Quais as principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer?

Se você é amante de vinho, vai se encantar com algumas cidades mineiras que apresentam uma diversidade enorme de vinícolas e opções de degustação, principalmente de forma turística. A seguir, confira uma lista de lugares que vale a pena conhecer quando estiver no estado de Minas Gerais!

1. Andradas

Andradas é uma cidade famosa por ser a terra do vinho, e o que não falta são opções pra estar em contato com a natureza e viver grandes aventuras no local.

No município, existem 6 vinícolas abertas para visitantes, nas quais você pode conhecer os processos de fabricação, fazer degustação e até levar pra casa ótimas bebidas e comidas típicas mineiras.

Você também pode gostar de saber que em Andradas existem várias opções de passeio e esportes ao ar livre, como a trilha da Pedra do Elefante e a Cachoeira do Joaquim. Essas podem ser as atividades perfeitas pra completar a viagem, principalmente se você estiver em família ou em um grupo de amigos. 💛

2. Cordislândia

Cordislândia não só oferece a possibilidade de visitar uma vinícola, como permite passear a cavalo pelos campos de vinho. O município também é tradição em produção de equipamentos e oferece diversos passeios de enoturismo. 🐎

Você pode se programar pra conhecer Cordislândia nas épocas de festas e celebrações tradicionais do município. Assim, pode apreciar um pouco mais do lugar e comemorar a cultura regional ao lado dos habitantes e turistas.

3. Boa Esperança

Um exemplo de passeio completo é a fazenda Maria Maria, com almoços saborosos, na presença de vinhos produzidos no local, que fica entre Boa Esperança e Campos Gerais. Esse é um lugar que também conta com turismo ecológico e oferece vistas deslumbrantes para todos os turistas.

Você também pode conhecer uma das maiores vencedoras do campeonato mundial de vinho dos anos de 2017 e 2018. Essa é a cidade de Três Pontas, que fica a cerca de 40 quilômetros de Boa Esperança, um dos principais atrativos da cidade são as fazendas de vinho.

4. Florestal

7 principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer

Uma das estações de vinho mais famosas entre as cidades mineiras é a Fazenda Boa Esperança, que fica em Florestal, a cerca de meia hora de carro de Pará de Minas. Em 2016, o lugar realizou um evento de degustação que atraiu turistas de todo o Brasil pra se deliciar com o sabor de variadas espécies de uvas. 🍇

5. Andrelândia

No sul de Minas, você pode fazer uma visita até Andrelândia. No seu roteiro de viagem, é possível incluir passeios pelos casarões e construções históricas do local, além de uma parada pra conhecer algumas das safras das melhores vinícolas em Minas Gerais.

Durante a viagem, que tal passar por diversos pontos interessantes pra conhecer desde os processos de fabricação até as vinícolas da cidade? Além disso, em Andrelândia, existe o Parque Ecológico da Serra do Santo Antônio, que oferece passeios em trilhas, grutas e demais espaços de contato com a natureza.

Se você está em busca de um destino de viagem pra ficar longe de movimentação e curtir um dia tranquilo, Andrelândia tem de tudo pra entregar essa experiência e muito mais!

6. Caldas

A cidade de Caldas também conta com excelentes opções de visitas para enoturismo. A produção do vinho Primeira Estrada, por exemplo, pode ser acompanhada pelos turistas que passam pela cidade, ao visitarem a adega e a plantação.

É interessante destacar que o vinho Primeira Estrada pertence à Vinícola Estrada Real, que fica na cidade de Caldas. A vinícola é um lugar em que você pode conhecer como funcionam os critérios de qualidade para a produção de vinho e o desenvolvimento de mudas das videiras.

Pra visitar o local, lembre-se de que é necessário fazer agendamento para conferir como os processos de qualidade são seguidos à risca. Além disso, não se esqueça de fazer uma parada pra degustar alguns dos sabores mais incríveis de vinhos.

7. Santana dos Montes

Santana dos Montes é um lugar perfeito pra conhecer melhor as reservas da Mata Atlântica, as marcas de um período marcante da história de Minas Gerais, devido ao ciclo de ouro e, é claro, apreciar um bom vinho.

O município tem a vinícola Dos Montes, que está aberta para visitação pra conhecer a produção na fazenda Guarara. Com uvas da propriedade e em diversas variedades, o local ainda tem um hotel fazenda pra você se hospedar e conhecer ainda mais os rótulos produzidos na cidade.

Como montar um roteiro para conhecer as cidades?

Se não quer deixar de conhecer os melhores destinos pra apreciar um vinho de qualidade, vale a pena contar com um roteiro de viagem. Pra começar, é preciso definir quando você pretende viajar. 🍷

De preferência, escolha um período que você possa tirar alguns dias a mais pra conhecer com calma cada um dos pontos turísticos escolhidos como seus favoritos.

Depois disso, defina um orçamento para a sua viagem. É isso que garante a escolha da hospedagem, da alimentação e dos passeios turísticos. Preocupe-se também com as formas de locomoção mais adequadas pros destinos escolhidos.

Não deixe de conferir o principal meio de transporte para a viagem. Se você precisar comprar uma passagem de avião ou de ônibus, vale lembrar de fazer as reservas com antecedência, principalmente se for em período de férias.

Além disso, avalie as possibilidades de viajar de transporte público ou com motoristas que não vão consumir álcool. Assim, você pode degustar os vinhos das vinícolas das cidades escolhidas, sem deixar de garantir uma locomoção segura.

Gostou de conhecer o que essas cidades mineiras têm a oferecer quando o assunto é apreciar um bom vinho? A dica é se preparar com bastante antecedência pra aproveitar o máximo possível cada atração do destino. 🧳

Você ficou com um gosto de quero mais depois deste post? Então, confira também 8 dicas de passeio nas cidades do sul de Minas pra você aproveitar o melhor desse estado tão acolhedor!

7 principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer
7 principais cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você