Na hora de decorar a sua casa, você quer que ela fique com seu gosto, não é mesmo? Por isso é tão importante conhecer os vários estilos de decoração e suas características. Afinal, é desse jeito que você consegue escolher entre eles ou mesclar opções. E uma escolha legal é a decoração minimalista.
Longe de ser “sem graça”, este estilo de decoração simples fica ótimo quando você sabe usar seus elementos principais. Neste post, vamos apresentar o que é essa decoração e seus pontos de destaque. Você também vai conferir dicas de como implementar na sua casa e onde encontrar inspiração. Boa leitura! 🤗
O que é decoração minimalista?
Como movimento artístico, o minimalismo, do termo “Minimal Art”, surgiu por volta dos anos 1950 e 1960, em Nova York. Nesse tempo, em que o mundo havia acabado de sair da Segunda Guerra Mundial, a tendência da época foi refletir sobre o consumo e a simplicidade da vida.
Logo, o minimalismo se tornou também um estilo de vida, se relacionando com questões como escassez e consumo consciente. Como estilo, ele foca em uma decoração clean e prática, que é ideal pra quem vive em um apartamento pequeno, por exemplo.
Quais as características do estilo de decoração minimalista?
O estilo minimalista é básico, mas isso não significa que precisa ser sem graça. A seguir, veja as principais características e o que ele mais valoriza, pra você adotar também!
Simplicidade
Lembra aquelas toalhinhas de crochê e bibelôs espalhados pela sala? Pois é, no minimalismo, eles não entram. O conceito principal dessa decoração é manter o cômodo ou a casa inteira simples. Isso significa não usar móveis demais, criar um ambiente neutro e eliminar tudo o que for desnecessário. 😊
Cores neutras
A casa minimalista simplifica até as cores. Por exemplo, pra manter o ambiente limpo e ampliar o espaço, são comuns os seguintes tons:
- branco;
- cinza;
- preto;
- bege;
- tons pasteis.
Elementos naturais
Colaborando com o visual clean e a tranquilidade do ambiente, essa decoração também destaca elementos naturais, que podem aparecer de diversas formas. Por exemplo:
- vasos de plantas;
- pisos de madeira;
- texturas naturais em móveis e tecidos, como palha e sisal.
Funcionalidade
Além de serem básicos e não chamarem a atenção visualmente, os espaços minimalistas se destacam pela funcionalidade. Ou seja, tudo é disposto pra deixar o cômodo prático, o que ajuda na circulação das pessoas e até na limpeza! Maravilha, né? 😌
Como adotar a decoração minimalista?
O minimalismo na decoração segue os elementos que passamos. Mas como eles funcionam na prática? Será que você precisa seguir tudo à risca? A seguir, veja algumas dicas de como aplicar nos diferentes espaços!
1. Lembre que “menos é mais”
“O menos é mais.” Esta frase de Ludwig Mies van der Rohe se tornou um lema de vida pra muita gente. Sendo a base do minimalismo, ela vai orientar o seu projeto de decoração.
Nesse caso, o primeiro passo é definir se você quer a casa ou apenas um espaço minimalista. Afinal, é possível mesclar diferentes estilos. Por exemplo, a decoração fica ótima no banheiro, e combina com uma sala moderna. A escolha é sua. 😎
2. Prefira uma paleta de cores mais neutra
As cores neutras são excelentes pra relaxar, especialmente em espaços como quartos e salas. No minimalismo, você viu que elas se destacam. Porém, nem todo mundo gosta de tudo clarinho ou monocromático.
Nesse caso, você pode criar uma paleta variada, trabalhando com preto, off-white e tons pastéis, como amarelo e verde. Além disso, é possível contrastar com uma cor mais forte, se quiser algo mais colorido. Nesse caso, azul e lilás podem ser boas opções.
3. Invista em linhas retas
O design minimalista é “limpo”. Então, quando se trata de linhas, as retas são as mais usadas. Elas aparecem nos espaços pra ampliar e dar aparência de organização. Além disso, ajudam um móvel a combinar com o outro.
Outro aspecto é que elas são modernas, algo ideal se você quer combinar os dois estilos. Assim, pode usar de diferentes formas, como na cabeceira da cama, em luminárias, em cortinas e até em almofadas quadradas e retangulares.
4. Inclua móveis minimalistas
Pra ter um design minimalista, os móveis são essenciais. Então, aqui a dica é controlar a quantidade e escolher os modelos certos. 😉
No primeiro caso, a quantidade está relacionada com o uso e a necessidade. Por exemplo, quem mora sozinho em um apartamento pequeno pode ter duas poltronas confortáveis em vez de sofá. Já quem tem uma família maior pode contar com um sofá e eliminar cadeiras extras.
O segundo aspecto mira nos modelos. Além das linhas retas, uma dica é escolher móveis de metal e vidro, que também colaboram com a decoração, pois têm um visual simples.
5. Adote elementos naturais
Os ambientes minimalistas trazem elementos naturais diversos que, dependendo da escolha, podem influenciar no conforto. Por exemplo, que tal combinar o estilo rústico com o minimalismo e, em vez de uma mesa de metal preta, escolher uma quadrada de madeira? Fica bem aconchegante e conversa com o estilo nórdico. 😍
Já quem vai usar plantas pode escolher vasos grandes, como o elemento decorativo de uma sala ou quarto. Assim, ele ocupa o espaço vazio, mas sem exagero. Por sua vez, na cozinha, vasos de temperos deixam o ambiente com charme e são muito úteis para o dia a dia.
6. Deixe a luz natural entrar
Nada de montes de luminárias e abajures. A decoração minimalista preza pela luz natural tanto quanto possível. Assim, você pode usar truques pra expandir o resultado.
Por exemplo, se morar em um apartamento com apenas sacada na sala, escolha cortinas claras e pinte as paredes com as cores claras, que vão refletir a luminosidade. Já em uma casa, é possível trocar uma janela de metal por uma de vidro, que também auxilia na luminosidade.
7. Aposte em espelhos
O minimalismo preza pela decoração funcional. Por isso, você não deve encher todos os espaços de espelhos. Porém, este objeto é um aliado do estilo quando bem dosado.
Ele pode ajudar a expandir o ambiente, dando a impressão de que o cômodo é maior. Além disso, ajuda a refletir a luz e pode decorar o hall de entrada ou o quarto. Ah, e claro, ele ajuda a checar o seu visual quando estiver saindo de casa. 💅
Busque inspirações pra uma decoração minimalista
Viu como a decoração com estilo minimalista é fácil? Pra encontrar inspirações e fazer em casa, você pode checar:
- páginas de minimalismo no Pinterest;
- vídeos de projetos de decoração no YouTube;
- fotos de decoração no Instagram;
- revistas de decoração.
Até aqui, você conheceu mais sobre a decoração minimalista. Viu as características do movimento e como seguir com dicas, em sua casa ou apartamento. Além disso, conferiu onde encontrar inspirações pra criar o seu próprio projeto. Agora, é só definir como você quer usar o conceito e deixar a criatividade fluir.
Ah, quer mesclar mais estilos e ver outras tendências de decoração? Siga a gente no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn pra conferir mais conteúdos! 💛