BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como fazer um brigadeiro de panela perfeito? Confira o passo a passo

Como fazer um brigadeiro de panela perfeito? Confira o passo a passo

O brigadeiro de panela é, sem dúvida, uma das sobremesas mais icônicas e amadas do Brasil. Com sua origem genuinamente brasileira, este doce conquistou corações de todas as idades e regiões. Seja em festas, reuniões ou simplesmente para matar a vontade, ele é sempre uma escolha acertada.

No entanto, muitos se questionam sobre como fazer brigadeiro de panela perfeito: quais os melhores ingredientes, de que forma alcançar uma consistência incrível e até como reinventar essa tradicional receita.

Se essas dúvidas também rondam sua mente, você está no lugar certo. Neste post, você vai conferir os detalhes para fazer o melhor brigadeiro que já provou. Acompanhe! 🍫

Como fazer brigadeiro de panela?

Aqui trouxemos os principais pontos sobre como fazer brigadeiro de panela. Confira!

Tenha os ingredientes necessários

Para começar, tenha todos os ingredientes que você precisará para a receita. São eles: ⬇️

  • 395g de leite condensado (integral, semidesnatado ou desnatado, conforme sua preferência);
  • 150g de cacau em pó (ou achocolatado, caso queira o brigadeiro mais adocicado);
  • 1 colher de chá de margarina ou manteiga. 🧈

Vale pontuar que, com as porções acima, a sobremesa rende tranquilamente para até três pessoas. No entanto, caso queira servir mais gente, basta dobrar as quantidades.

Saiba como preparar o doce

Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes listados há pouco. Leve ao fogão em fogo baixo. 

É importante que, a partir daí, você siga mexendo a mistura, com uma colher ou então uma espatula, o que for mais confortável para manuseio. Faça isso até que ela pegue uma consistência mais grossa, entre sólida e pastosa, e o principal: fique homogênea, sem que o cacau/achocolatado empelote. Esse processo dura, em média, 10 minutos. ⏰

Lembre-se que você não pode deixar que o preparo ferva, pois isso vai acabar estragando a sua receita. Afinal, o leite condensado pode sofrer muitas alterações no sabor e na textura ou acabar queimando.

Ao notar que a mistura já está com as características desejadas, a ponto de desgrudar do fundo da panela sem dificuldades, você já pode apagar o fogo e deixar o brigadeiro esfriar. Se o objetivo for comer direto da panela, basta esperar alguns minutos para fazer isso com segurança. 🥣

Por outro lado, se você quiser passar para uma travessa ou refratário para poder moldar ele, pode realizar essa mudança assim que acabar o preparo. Essa costuma ser a alternativa de quem planeja enrolar brigadeiro e cobrir com granulado ou outras coberturas. Logo, precisa de mais espaço e praticidade.

Como variar a receita de brigadeiro de panela?

Como fazer um brigadeiro de panela perfeito? Confira o passo a passo

O brigadeiro é, tradicionalmente, de chocolate. Isso é fato conhecido por qualquer brasileiro, não é mesmo?

Porém, é totalmente possível explorar outros tipos, seja para sair da rotina, seja para surpreender a quem também vai comer a sobremesa. Pensando nisso, nós trouxemos duas indicações para você testar. Veja:

  • brigadeiro branco com limão: no lugar do cacau/achocolatado da receita, você coloca 10ml de suco de limão e 150g de leite em pó. O resultado final é um doce que traz uma mescla de sabores. Dá para decorar com raspas de limão e deixar um azadinho que é delícia; 🍋
  • brigadeiro de morango: no lugar do cacau/achocolatado da receita, você insere morangos batidos no liquidificador/processador. A fruta dará não só apenas sabor e aroma diferenciados, mas também uma coloração rosa à sobremesa; 🍓
  • brigadeiro de creme de avelã: no lugar do cacau/achocolatado da receita, você acrescenta 100g de creme de avelã. A partir daí, pode seguir com o passo a passo de como fazer brigadeiro que já ensinamos.

Quais as melhores dicas para não errar ao fazer brigadeiro de panela?

Por fim, aqui vão alguns macetes importantes para quem quer saber como fazer brigadeiro de panela e ter uma sobremesa realmente apetitosa. Anote cada um deles para não esquecer! 📝

Evite panelas com pouca ou muita profundidade

A panela usada para fazer brigadeiro é, geralmente, a caçarola. A questão é que é possível encontrar diferentes modelos dela, desde aquelas com pouca profundidade até as que são muito profundas — utilizadas, por exemplo, para fazer arroz em grandes quantidades. É importante ficar atento a isso, escolhendo uma caçarola que seja meio-termo.

Isso porque, ao mexer a mistura nas que têm pouca profundidade, o doce pode acabar caindo para fora e virar uma verdadeira lambança na sua cozinha. Em especial, quando você aumenta o volume de ingredientes.

Já as versões mais profundas trazem outro problema: elas podem limitar o seu movimento na hora de mexer o brigadeiro, e isso levar o doce a queimar ou passar do ponto.

Não pese a mão no uso dos ingredientes

Ao separar os ingredientes para uso, tome cuidado para não utilizar algum deles em excesso, pois isso pode prejudicar o resultado final. Por exemplo, como o cacau é amargo, se ele for colocado em excesso, pode deixar o brigadeiro pouco agradável para quem não gosta de amargor em sobremesas. Já o achocolatado em excesso pode ter o efeito oposto, tornando doce demais.

Já o uso de muito leite condensado ou margarina/manteiga pode tornar o brigadeiro mais líquido do que deveria, dificultando a consistência que é recomendada ele ter. Por isso, é fundamental o equilíbrio. 😌

Prestou atenção nas dicas que trouxemos sobre como fazer brigadeiro de panela perfeito? Então, não deixe de seguir para acertar no preparo e, em especial, no sabor da sua sobremesa. Em particular aquelas que reduzem as chances de erro no cozimento dela.

Por fim, ao personalizar a receita ou mesmo testar novos ingredientes, lembre-se de seguir a recomendação de manter uma quantidade aproximada do cacau, combinado? Isso ajuda a equilibrar o sabor e a evitar que o resultado fique excessivamente adocicado ou com uma textura estranha.

Agora é a sua vez de ensinar os seus amigos como preparar brigadeiro de panela perfeito. Compartilhe este post com eles nas redes sociais! 📱

Como fazer um brigadeiro de panela perfeito? Confira o passo a passo
Como fazer um brigadeiro de panela perfeito? Confira o passo a passo

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você