BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Não perca 6 dicas para entender o holerite

Todo dia de pagamento pode ter aquele furdunço. Quem recebe o holerite nem sempre sabe se está certinho e, dependendo do que encontrar na conta do banco, precisa tirar a dúvida com a empresa. Já quem faz esse documento, precisa de bastante atenção e compreender tudo o que pode ou não descontar. Por isso, é muito importante saber como entender o holerite  

Neste post, veja o que é esse documento e o que você encontra nele. Conheça também 6 dicas pra entender o seu holerite e o que fazer se tiver algo de errado. Boa leitura!

Afinal, o que é um holerite?

O holerite parece um trem de outro mundo à primeira vista, e muita gente acha que não dá conta de saber o que tem ali. Mas a verdade é que você pode e deve entender o seu. Afinal, você tem que checar se tudo ali faz sentido e também organizar suas finanças pessoais.

Além disso, serve se você quiser comprovar renda para fazer um empréstimo pessoal. Já para a empresa, é a prova de que todos os pagamentos foram feitos certinhos. Assim, o holerite, que também pode ser chamado de contracheque, é um documento único para cada pessoa, levando em conta o cartão de ponto dela. 

Geralmente, é emitido pelo RH da empresa e serve pra descrever todos os ganhos e descontos do funcionário. Por exemplo, se sua empresa desconta a porcentagem do vale-transporte, isso vai estar no holerite. Mas ele tem muitas outras informações.

Os componentes do holerite

Para saber como entender o holerite, você precisa conhecer cada componente desse documento. A seguir, veja os principais  

Identificações 

No campo de identificações estão os dados básicos, tanto da empresa quanto os seus. Nesse caso, você vai encontrar o nome dela, com seu CNPJ, endereço e outras informações. Já na sua parte, vai ter o nome, documentos e número do PIS, por exemplo. Além disso, vão constar o mês e ano do documento.

Descrição de provento ou desconto

A descrição é um dos principais campos para saber como entender o holerite. Afinal, ela contém os dados mais importantes. Por exemplo, é nela que estão os proventos e descontos. No primeiro caso, também chamado de vencimentos, é tudo o que entra. No segundo, é tudo o que vai ser descontado.

Total de vencimentos e descontos

Nessa parte, consta o que cada pessoa deveria receber, mas que teve o valor descontado. No campo de descontos, vão aparecer as porcentagens que a empresa pode tirar por lei. Um exemplo é a contribuição do INSS, que gira em torno de 6% a 11% do salário, e o desconto do Imposto de Renda. Também pode ter descontos opcionais, como o plano de saúde, ao que você pode aderir com dependentes ou não. 

Bases de cálculo

Aqui, constam as bases para o cálculo do pagamento. O salário base, por exemplo, é o valor combinado no contrato. Além disso, você pode encontrar nessa parte as horas extras e bonificações.

Valor líquido

A parte boa de pelejar todo dia é ver o salário líquido no holerite do final do mês. Aqui, ele é o resultado de todos os vencimentos menos os descontos. Além disso, nessa soma consta a porcentagem do FGTS.

Como entender o holerite?

Saber como entender o holerite é bastante importante. Afinal, é com ele que você monta o seu orçamento familiar e evita aquele bololô nas contas no final do mês. Por isso, trouxemos 6 dicas pra você ler esse documento e entender melhor tudo o que tem nele. Confira!

1. Conheça a legislação 

As empresas precisam seguir tudo o que está previsto na CLT, além de normas especiais de cada profissão. Por isso, é importante você também entender sobre isso, já que é a legislação que garante os seus direitos e te dá a possibilidade de reclamar, se tiver um trem errado no holerite.  

2. Preste atenção nas identificações 

A gente te falou que as identificações têm os seus dados e os da empresa, certo? Mas qualquer erro nelas, como o número do CPF ou uma letra errada no seu nome, pode dar problema. Então, todo mês leia certinho essa parte pra garantir que está tudo certo.

3. Pesquise os códigos 

Cada item que faz parte da remuneração, como salário ou vale-alimentação, tem um código. Ele vem descrito mais para facilitar o registro da contabilidade. Porém, você também pode saber dele pesquisando cada um para entender ao que se refere e o que está sendo descontado de tal coisa.

como entender o holerite

4. Entenda os descontos

Pra saber como entender o holerite, você também precisa pesquisar um pouco sobre os descontos. Afinal, cada um vai ser diferente. Por exemplo, o vale-transporte desconta até 6% do salário. Já o vale-alimentação pode chegar a 20%!

5. Compreenda o total de vencimentos

Essa continha de quanto você deveria receber e quanto foi descontado, sobrando o valor líquido, é a principal. Afinal, é o esse valor que você vai receber na conta corrente ou conta salário. Por isso, entenda se todas as entradas e descontos estão certas e se a diferença bate com o que você recebeu.

6. Aprenda a fazer os cálculos

O holerite é um trem entojado, mas é o seu principal documento. Por isso, se quiser ir além, você também pode conferir os cálculos dos descontos e ver se está tudo certinho. Pra isso, leve em conta o valor de referência, que corresponde aos dias trabalhados, além do salário base e as porcentagens que vêm descritas.

O que fazer se houver um erro no holerite?

Depois de aprender como entender o holerite, você descobriu que ele veio com erro? Calma, que tem jeito! Você pode fazer duas coisas: informar seu chefe ou fazer a reclamação no departamento de RH. A partir daí, a empresa precisa arrumar o erro e, se tiver algum problema no pagamento, também ajustar o valor

O holerite é um trem arroiado de informações e contas. Mas ele é importante. Afinal, serve pra empresa controlar todos os pagamentos. Para você, é seu comprovante de renda, que te ajuda a organizar as contas de casa e até a contratar um crediário em uma loja, ou ter outro tipo de crédito. Por isso, vale a pena aprender como entender o holerite. Assim, você pode até realizar mais sonhos!  

Gostou do post sobre holerite? Confira também o que fazer, se você perdeu o prazo do imposto de renda!

Não perca 6 dicas para entender o holerite

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você