O ar-condicionado inverter é o aparelho que todo mundo merece ter em casa em um dia de calor. Com sistema inovador, esse tipo de equipamento não precisa ser desligado completamente, pois conta com um compressor altamente funcional, o que ajuda a manter o conforto térmico a todo momento.
De fora, o modelo inverter pode parecer igual ao ar-condicionado convencional. A diferença está nos componentes internos, principalmente no compressor, que funciona com maior eficiência operacional e ajuda a não pesar na conta de luz.
Que tal saber mais sobre o ar-condicionado inverter e os benefícios desse modelo? Fique por aqui que a Lojas Edmil vai mostrar por que esse deve ser o seu novo investimento! ❄️
O que é um ar-condicionado inverter?
É um equipamento de ar e de ventilação. Sua função principal é semelhante aos modelos convencionais, com o objetivo de proporcionar conforto térmico e climatização para os ambientes.
A diferença é que o modelo inverter não precisa ser ligado ou desligado a todo momento, pois é possível controlar a velocidade do compressor. É assim que o aparelho ajuda a diminuir os gastos com energia elétrica no fim do mês e tem uma durabilidade ainda maior, já que desgasta menos as peças internas.
Não pode ficar de fora também o conforto térmico que o aparelho inverter proporciona. Esse tipo de ar-condicionado ajuda a equilibrar as temperaturas e a mantê-las constantes, tanto no verão quanto no inverno. Tudo isso sem fazer barulho e com o uso de um gás mais sustentável.
Como funciona?
Na hora de pensar em como funciona o ar-condicionado inverter, é importante focar no compressor. Esse componente consegue variar a velocidade enquanto está ligado, de acordo com a necessidade de trabalho, seja para aquecer, seja para resfriar. Logo, vai além das funções de liga e desliga.
Esse modelo de ar-condicionado também conta com sensores térmicos, responsáveis pelo ajuste de velocidade do compressor. Assim, é possível regular a quantidade de gás que entra e sai do sistema.
Com isso, pode se manter ligado por muito tempo seguido, com ajustes regulares e automáticos na temperatura. É isso o que faz com que o ar-condicionado inverter seja cada vez mais querido pelo público.
Quais as indicações?
Ter um aparelho de ar-condicionado é muito importante em regiões com altas variações de temperatura. No Brasil, é mais comum que sejam lugares que fazem mais calor, principalmente em estações mais quentes, como o verão. No entanto, alguns aparelhos podem ajudar também a manter o ambiente aquecido nos locais mais frios.
O inverter é uma excelente opção em espaços que precisam dessa regulação térmica a todo momento. Comércios e ambientes que ficam com o ar-condicionado ligado a maior parte do tempo podem desfrutar desse aparelho, uma vez que apresenta uma boa eficiência operacional a longo prazo. 🥵
Com isso, é possível desfrutar de mais tempo de conforto térmico, sem deixar a conta de luz extremamente alta. Além disso, não é necessário enfrentar temperaturas muito altas ou muito baixas dentro do ambiente, devido à função automatizada que o compressor inverter tem para regulação térmica.
Como o ar-condicionado inverter se difere de outros tipos?
É possível perceber que o aparelho inverter é diferente dos ar-condicionados convencionais. A principal característica que se difere é a forma que o compressor opera.
No ar-condicionado inverter, não existem ciclos de ligar e desligar do compressor, pois o componente funciona de maneira constante e com rotação variável. Essa manutenção ajuda a evitar grandes flutuações de temperatura e picos de consumo de eletricidade. Por isso, é um modelo mais econômico. 😉
O inverter também tem um bom desempenho e pode ser encontrado em várias capacidades de refrigeração, ou seja, em diferentes BTUs de potência. Além disso, consegue atingir alta eficiência, com mais velocidade para chegar na temperatura desejada. Isso acontece devido à maior pressão na circulação do gás refrigerante, o que acelera as trocas de calor.
Outro diferencial é que o inverter não faz tanto barulho quanto os modelos convencionais. Essa é mais uma vantagem da rotação contínua do compressor, que ajuda a regular a velocidade do fluxo de ar e, consequentemente, o ruído.
O ar-condicionado inverter também usa um fluido refrigerante mais ecológico. O gás R410a, diferentemente do R22, que é usado nos modelos convencionais, consegue atingir um melhor rendimento, com menos emissão de CO2. Além disso, não é inflamável e ajuda na preservação do meio ambiente.
Quais as vantagens do ar-condicionado inverter?
Conhecer melhor a tecnologia inverter pode ajudar a entender por que vale tanto a pena investir nesse tipo de ar-condicionado. Afinal, além de inovador, essa é uma opção econômica para se ter em casa e em vários outros espaços.
A seguir, confira as principais vantagens do ar-condicionado inverter para regular a temperatura dos ambientes!
Eficiência energética
Como visto, a atividade do compressor do ar-condicionado inverter é contínua. O mecanismo de troca de fluxo de ar conta com ajustes mais suaves, evitando picos de energia, pois não precisa ligar e desligar várias vezes ao longo do tempo de funcionamento, como é o caso do ar-condicionado convencional.
Essa dinâmica ajuda na eficiência energética, pois reduz o consumo de energia em até 60% em comparação aos modelos convencionais. Dessa forma, você não apenas paga menos na conta de luz ao escolher esse aparelho, como também pode ter uma tecnologia mais eficiente.
Redução de ruídos
Muitas pessoas sentiam dúvidas em relação a ter um ar-condicionado para ambientes pequenos justamente pelo barulho do aparelho. Com a tecnologia inverter, essa não precisa ser uma preocupação, pois o modelo produz menos ruídos.
Essa é uma grande vantagem para quem pensa em amenizar o calor no quarto. Com o inverter, é possível descansar melhor durante à noite, sem barulhos incômodos. 💤
Maior durabilidade
A eficiência dos componentes do ar-condicionado inverter também é vantajosa para a durabilidade do aparelho. Como não existe o ciclo de liga e desliga constante no compressor, as peças se desgastam menos ao longo do tempo, o que eleva a longevidade do dispositivo.
Melhor desempenho
O ar inverter consegue regular a temperatura do ambiente em menos tempo e com mais controle. Além disso, os aparelhos costumam ter uma alta conectividade, o que ajuda a integrar o funcionamento com outros dispositivos da casa. 📶
Com um controle, por exemplo, é possível regular a temperatura desejada do ar-condicionado por comando de voz ou por aplicativo. Além disso, é importante ressaltar que o aparelho faz ajustes térmicos automaticamente, conforme os sensores percebem a temperatura do ambiente.
Conforto térmico
Não poderia faltar a melhor vantagem de ter um ar-condicionado inverter: conforto térmico em qualquer hora do dia, com mais economia de energia e menos incômodos.
Com as mudanças climáticas, essa função se torna cada vez mais necessária nas mais variadas regiões do Brasil, ajudando a manter a sensação de bem-estar nos ambientes refrigerados.
Como usar um ar-condicionado inverter?
O ar-condicionado inverter pode ser instalado nos mais variados tipos de ambientes, desde os pequenos até os maiores. A avaliação técnica do espaço pode ajudar a determinar a melhor posição e a quantidade de aparelhos para ter um maior controle das temperaturas.
Vale a pena mencionar que a instalação de um ar-condicionado do tipo inverter vai precisar da presença de um profissional técnico especializado. Afinal, qualquer aplicação errada pode comprometer o funcionamento e o desempenho do aparelho, afetando também o seu investimento.
Outro ponto de destaque é que o ar inverter conta com partes internas e externas. Desse modo, precisa ser instalado em um espaço plano e estável, como paredes ou tetos, desde que haja saída para conectar os elementos externos.
É necessário observar também a parte elétrica para que o aparelho seja conectado à eletricidade. Isso requer a instalação segura de alguns fios elétricos e do disjuntor, que deve ser realizada por um profissional especializado.
Por fim, para deixar o ar-condicionado pronto para ser usado, é necessário carregar o gás no sistema. Só fique de olho, pois essa etapa só deve ser feita depois que todos os cabos e tubulações estiverem instalados corretamente, ok?
Depois disso, é só manter a manutenção regular do aparelho e limpar as peças sempre que precisar. A frequência ideal pode ser combinada com o profissional instalador, que fará as orientações de acordo com o ambiente e a frequência de uso do ar-condicionado.
Como escolher um ar-condicionado inverter?
Escolher um novo aparelho para a sua casa é sempre uma missão desafiadora, não é? A boa notícia é que as Lojas Edmil têm várias dicas para você encontrar o ar-condicionado inverter perfeito para atender a todas as suas necessidades.
Para começar, é necessário observar a capacidade de refrigeração, ou seja, a quantidade de BTUs. Para resfriar bem o ambiente, é importante considerar 600 BTUs por metro quadrado. No entanto, quanto mais pessoas frequentarem o espaço, maior a necessidade de resfriamento.
Tenha em mente também o local em que você pretende instalar para considerar o tamanho do ar-condicionado. Lembre-se de que o ambiente de instalação precisa ser plano, fixo e com sombra para manter a eficiência do aparelho.
Confira também os recursos adicionais que o aparelho oferece. Como visto, diversos modelos contam com maior conectividade, como conexão com Wi-Fi, respostas a comando de voz e uso de Inteligência Artificial.
Ao contar com as Lojas Edmil, você encontra tudo o que precisa para a sua casa, com os melhores preços e facilidades de pagamento. Assim, além das vantagens do custo-benefício do ar-condicionado inverter, você pode ter ainda mais economia.
Em outras palavras, quando o assunto é conforto térmico, com eficiência, durabilidade, economia e praticidade, o ar-condicionado inverter é a melhor opção. Por isso, vale a pena investir em modelos de marcas confiáveis e contar com lojas conhecidas no mercado para garantir o seu aparelho.Quer dar o próximo passo? Confira os modelos de ar-condicionado das Lojas Edmil e encontre o melhor para você! 💛