BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como limpar ventilador? Confira o passo a passo

O ventilador é um dos aparelhos mais comuns nos lares brasileiros, servindo para aliviar o calor e melhorar a circulação de ar nos cômodos. Por ser usado com tanta frequência e estar sempre exposto nos ambientes, ele vai acumulando poeira. Por isso, é fundamental fazer a limpeza a cada duas semanas. Porém, como limpar ventilador da forma correta?

Aqui, a gente vai te ajudar com dicas de limpeza, inclusive com materiais para não causar nenhum dano ao aparelho. Confira!

Passo a passo de como limpar ventilador

Quando a gente não cuida do ventilador por um longo tempo, isso pode afetar a nossa saúde e até prejudicar o funcionamento do motor do aparelho. O indicado, então, é manter tudo limpo com frequência. Veja como limpar o ventilador de maneira correta.

Providencie os produtos de limpeza

O primeiro passo de como limpar ventilador é providenciar uma lista de produtos pra começar a limpeza. Ela deve conter flanela, pano de microfibra, detergente neutro (em recipiente com borrifador) e uma esponja macia.

Quando a gente fala da esponja, muita atenção! Você pode aproveitar as do tipo multiúso, bem comuns pra cozinha, sem problemas. Porém, só utilize o lado amarelo. O lado verde tem material abrasivo e isso desgasta a superfície das peças do aparelho. Lãs de aço, por sua vez, não podem ser usadas sob hipótese alguma, viu?🧽

Desligue o aparelho da tomada

O segundo passo de como limpar ventilador parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: nada de higienizar o aparelho com ele ligado na tomada! Você pode, sem querer, causar um acidente elétrico, romper o fio, machucar seus dedos e até queimar o motor por ele entrar em contato com água ou superaquecer.

O mais seguro é você desligar o ventilador e manter assim durante todo o processo de limpeza. Ainda mais se você tem o hábito de conectar muitos aparelhos numa só tomada por meio de extensões ou torres com múltiplas tomadas. Assim, você também evita potenciais curtos-circuitos.

Desmonte o ventilador

Após desligar o aparelho, é o momento de desmontá-lo. Isso é essencial pra facilitar e otimizar a limpeza dele, além de garantir mais segurança no processo. Você evita, por exemplo, molhar o que não deve ser molhado. Afinal, a água pode danificar o item e trazer um prejuízo desnecessário.

Portanto, retire as grades, as pás do ventilador e a trava que fica na frente das pás. Alguns modelos também permitem a remoção da carcaça que protege o motor. Veja se esse é o caso da versão que você tem em casa.😉

Higienize as peças

O passo seguinte é o da higienização. Pegue as partes removíveis e borrife o detergente neutro nelas. A partir daí, esfregue-as com a esponja, sempre lembrando de usar uma que seja macia. Depois, é só enxaguar e secar com a flanela.

Já pra base do ventilador, deixe úmido o pano de microfibra, passando em seguida por toda a extensão do aparelho em movimentos uniformes pra cima e pra baixo, a fim de remover toda a poeira. Na carcaça do motor, você também pode aproveitar o mesmo pano. Uma dica importante aqui: tenha atenção pra não molhar nem derramar produtos de limpeza dentro do motor do aparelho.

Outra opção é o uso de um aspirador de pó comum ou portátil — que, inclusive, é o indicado quando a grade traseira não é removível. Isso acontece, por exemplo, em modelos de ventilador em que essa parte é fixa à carcaça do motor.

Aguarde a secagem completa

Terminou de limpar as peças do ventilador? Pois agora é só esperar a secagem completa antes de montar o aparelho novamente e ligar. Afinal, água e produtos de limpeza não combinam com eletricidade. Essa é uma etapa simples, em que a sua principal missão é aguardar alguns minutos.

Pra agilizar o processo, você pode deixar as peças numa área aberta com boa ventilação. Porém, evite a exposição ao sol, pois até seca mais rápido, mas a radiação solar contribui para a deterioração do equipamento, assim como o surgimento de manchas.

Ligue novamente

Por fim, monte o ventilador conforme ele estava antes. Em caso de dúvidas, recorra ao manual do aparelho pra que não fique nada fora do lugar, certo? Depois disso é o momento de ligá-lo pra testar se ele está funcionando corretamente ou apresentando algum problema.

Por exemplo, um ruído, cheiro incomum ou circulação lenta das pás. Assim, você age com precaução e reduz a chance de possíveis defeitos em decorrência da limpeza ou da própria montagem.

Lembrando que caso o problema persista, o recomendado é levar o ventilador para a autorizada ou assistência técnica mais próxima pra uma averiguação completa.

As melhores ofertas de ventilador estão na Lojas Edmil

Se você quer comprar um ventilador ou simplesmente substituir o modelo que tem em casa, busque uma loja que garanta o melhor custo-benefício. Um exemplo do que estamos falando é a Lojas Edmil.

Além da variedade de produtos com preços justos pros consumidores, a gente conta com alguns diferenciais que vão te ajudar a economizar ainda mais. 💛

E ainda tem mais! Você não paga entrega nem montagem se mora na região de atuação das lojas físicas em Minas Gerais. Além disso, você tem a opção de fazer um carnê pra parcelar suas compras. O que é ideal pra quem não tem cartão de crédito ou já está com o limite dele comprometido. Mas tudo com planejamento, viu? 📋🪙

Como mostramos, o passo a passo de como limpar ventilador não tem nada de complicado ou demorado. Apenas etapas que ajudam você a garantir a correta higienização do aparelho, sua segurança durante a tarefa e, é claro, a preservação do ventilador. Por isso, siga as dicas.

Em busca de um novo ventilador para a sua casa? Então confira o site da Lojas Edmil e veja os modelos disponíveis!

Como limpar ventilador? Confira o passo a passo

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você