BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como escolher aspirador de pó? Confira 7 dicas!

Se tem um serviço de casa que muita gente não gosta é tirar pó e varrer. Afinal, isso toma tempo, especialmente se você tem muitos móveis. Felizmente, há anos que conseguimos abandonar o espanador e contar com equipamentos pra ajudar nessa função.

Mas é importante saber como escolher aspirador de pó para ter o melhor para a sua casa. Por isso, neste post, saiba o que é esse equipamento e as suas vantagens. Veja também 7 dicas de como escolher o seu. Boa leitura!

O que é aspirador de pó e quais são as vantagens? 

Em muitas casas, ele pode ser novo, mas sabia que o aspirador de pó é uma invenção centenária?  

O primeiro foi patenteado pelo americano Ives McGaffey em 1869. Movido a manivela, foi chamado de Whirlwind e conseguia bombear o pó para um recipiente (modelos anteriores só sopravam o pó de lugar). Já em 1901, o inglês Hubert Cecil Booth criou o modelo a vácuo, que sugava o pó e funcionava com um motor a óleo.  

De lá pra cá, os motores foram melhorando e os aparelhos ficando mais leves, chegando aos vários tipos que temos hoje:

  • aspirador tradicional — geralmente conta com vários acessórios, como bocais diferentes para as várias superfícies. Tem fio e rodinhas pra facilitar a locomoção;
  • aspirador vertical — esse aspirador parece uma vassoura. Alguns modelos são com fio e outros sem, dessa forma contam com uma base ou carregador. ;
  • aspirador de pó e água — tem formato de tanque e costuma ser mais robusto em termos de potência, servindo para diferentes superfícies. Também conta com vários acessórios;
  • aspirador de mão — prático, mas com menos potência, é feito pra aspirar áreas pequenas, podendo ser usado no carro, além de estofados e tecidos;
  • aspirador robô: a invenção mais recente, os robôs podem aspirar diversas superfícies e alguns até passam pano. Existem modelos mais simples, com alguns sensores que evitam choques e quedas, e opções mais completas, com tecnologia de mapeamento da casa para ter ainda mais precisão.

Vale a pena ter um aspirador de pó?

Sim! Mesmo para quem mora em um apartamento pequeno, ele conta com diferentes vantagens. Por exemplo:

  • facilitar a limpeza da casa, pois aspira o pó ao contrário de uma vassoura que o empurra;
  • existem modelos combinados, como o aspirador vertical que também vem com equipamento portátil;
  • ajudar a evitar alergias, pois pode sugar ácaros e outros elementos que não vemos, mas que fazem mal;  
  • evitar a necessidade de retirar cortinas e tapetes pra lavar com frequência por causa do pó;
  • limpar superfícies com água, para modelos que têm essa capacidade; 
  • economizar tempo na faxina, especialmente com equipamentos mais modernos, como os robôs aspiradores.  

Como escolher aspirador de pó com 7 dicas?

Agora que você conhece algumas vantagens do equipamento, vamos mostrar como escolher aspirador de pó. Para isso, temos 7 dicas. Confira a seguir! 

1. Considere o tipo de superfície

O primeiro ponto que você deve observar é o tipo de superfície que quer aspirar. Afinal, existem modelos mais práticos para algumas delas.

Por exemplo, se você tem dois sofás na sala e cadeiras estofadas, o aspirador portátil de mão é bem prático. Por sua vez, se o objetivo é aspirar água do banheiro, área de serviço e varanda, o mais certo é o modelo de pó e água, com maior potência.

No geral, é preciso avaliar como a sua casa fica suja e quão fácil é limpar os pisos. Afinal, eles podem precisar de mais potência do aparelho. 

2. Pense na frequência de limpeza

Outro conselho pra saber como escolher aspirador de pó é a frequência de limpeza. Se a sua rotina é toda agitada e, quando está em casa, não tem vontade de fazer nada, vale a pena investir em um modelo robô. É mais caro, só que as opções mais completas podem ser programadas e até limpam de forma remota.  

Já se você tem mais tempo, ou se sua casa sempre fica limpinha, um modelo vertical ou tradicional pode ser suficiente para limpar o chão no dia-a-dia.

como escolher aspirador de pó edmil

3. Defina o tamanho 

Geralmente, aparelhos com mais potência são maiores. Então, antes de comprar, você também precisa calcular o espaço disponível. Afinal, se sua área de serviço for pequena e você quiser deixar o aspirador lá, pode perder um bom espaço na casa ou apartamento.

Assim, se você não tem onde guardar ou prefere coisas compactas, novamente a opção robô vai ser a menor que vai encontrar. Mas para quem pode deixá-lo em um armário de vassouras, o vertical também compensa. 

4. Analise o custo-benefício 

Alguns equipamentos têm funções extras, e isso impacta na hora de saber como escolher aspirador de pó. Então, é importante identificar as suas necessidades e saber se o aparelho x, com y funções, atende bem e vale o investimento. Ou seja, é preciso buscar pelo melhor custo-benefício.

Afinal, não compensa investir em um aspirador superpoderoso e não usar todas as funções. Da mesma forma, não adianta querer economizar e perder em eficiência e tempo.  

5. Leve em conta a potência 

As potências de um aspirador variam muito, podendo ultrapassar os 2.000 W. Potências abaixo de 1.000 W, por exemplo, são ótimas para pó, mas se você tiver um cachorro ou gato peludo em casa, pode ser necessária uma força maior do equipamento pra conseguir aspirar tudo com facilidade.

6. Observe as funções e os acessórios 

Muitos modelos de aspiradores de pó contam com diferentes funções. Por exemplo, como você viu, alguns robôs têm programação de mapeamento, que permite abranger uma área determinada e controlar o equipamento de forma remota. Por sua vez, alguns dos outros modelos podem vir com a função sopro, que ajuda a encher colchões de ar, por exemplo.

Já em relação aos acessórios, além dos bocais e extensores variados, é possível ter diversas opções de filtros. Por exemplo, tem o comum de tecido ou descartável, mas também o de carvão e o HEPA (High Efficiency Performance Air), que pode bloquear cerca de 99% de impurezas.

7. Pesquise o gasto de energia 

Como a energia tem um custo elevado, é importante economizar. Assim, escolher as opções de aspirador mais sustentáveis, com menos gasto de energia, é bom pra sua conta de luz no final do mês.

Além disso, vale a pena pesquisar níveis de ruídos. Alguns aparelhos podem ser feitos para ter potência, mas são barulhentos. E sabemos que silêncio é ótimo, especialmente pra quem limpa a casa à noite e vive em apartamento.  

Saber como escolher aspirador de pó é essencial. Afinal, existem equipamentos de todos os tipos hoje em dia. Em cada modelo, você também pode ter variações de função, potência e até uso de tecnologia para facilitar a limpeza. Por isso, precisa conhecer as suas necessidades e avaliar as 7 dicas que passamos, a fim de escolher o melhor aspirador. Assim, pode aproveitar todas as vantagens do aparelho!

Gostou das possibilidades do aspirador? Veja os modelos da Lojas Edmil!  

Como escolher aspirador de pó? Confira 7 dicas!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você