Pesquisar
Pesquisar

Almoço do Dia dos Pais: 3 cardápios para comemorar a data este ano

Quem não gosta de reunir a família pra degustar uma refeição de qualidade? Embora possa ser planejado em qualquer período do ano, esse tipo de encontro costuma ser feito em datas comemorativas. Inclusive, é provável que você já esteja pensando em preparar um almoço do Dia dos Pais.

Sabemos que, por conta do coronavírus, muitas pessoas vão deixar a celebração presencial de lado. Mas pra quem pode fazer isso de maneira segura, tomando todos os cuidados necessários, vale a pena elaborar um cardápio variado e atrativo.

E é pra te ajudar nesse objetivo que estamos aqui. Continue a leitura e confira várias sugestões de pratos pra surpreender seus convidados!

Transforme a data em algo especial para a família

Poder encontrar pessoas queridas tem sido um privilégio nos tempos que estamos enfrentando. Por isso, cada instante deve ser aproveitado pra lembrar o quanto alguém é especial. E um dos jeitos mais simples de demonstrar amor a outras pessoas é cozinhando algo bem gostoso pra elas.

Você pode fazer tudo em casa pra deixar o almoço do Dia dos Pais bem exclusivo, em um cantinho familiar. O bom é que, com diversas opções de entrada, prato principal e sobremesa, os convidados vão permanecer mais tempo à mesa pra conversar, dar boas risadas e matar a saudade.

Dicas para preparar um super almoço do Dia dos Pais

Almoço do dia dos pais

São tantas receitas disponíveis que fica até difícil escolher. Pra tornar o momento mais tranquilo, listamos opções fáceis de fazer e que costumam agradar o paladar de crianças e adultos. O objetivo é garantir que todos aproveitem a data felizes e de barriga cheia.

Vamos às sugestões? Confira os ingredientes de cada prato pra abastecer sua geladeira na véspera.

1. Entrada

Sempre é bom oferecer algo para as pessoas beliscarem enquanto aguardam o prato principal. Petiscos leves e pequenos são ótimas escolhas, porque são mais fáceis de pegar.

Salada rica

A proposta inicial é compor um mix de folhas e legumes pra deixar a travessa bem colorida. Em uma vasilha, misture porções de vagem, tomate, cenoura, alface, cebola em tiras, azeitonas picadas e cheiro verde. Tempere tudo com vinagre, sal e azeite de oliva.

Tábua de frios

Esse clássico não pode faltar no seu almoço do Dia dos Pais. A tábua fica incrível quando dispomos os frios em cortes ou dobras diferenciadas. A base é composta por queijos e salames diversos, mas vale complementar com conservas de ovos, pepinos e palmito. Se quiser, também pode incluir bebidas que harmonizem com esses alimentos.

2. Prato principal

O protagonismo está aqui, portanto, capriche no preparo do início ao fim. Um bom assado é a escolha certeira e ainda pode ser incrementado com um prato típico.

Cupim ao forno

Pra temperar 1kg da carne, separe 5 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 xícara de vinho branco, 1/2 xícara de shoyu, 2 colheres de sopa de azeite, 4 ramos de tomilho e pimenta-do-reino. Use tudo pra fazer uma marinada e mergulhe o cupim nessa mistura por 8 a 12 horas.

Antes de assar, tempere o cupim com sal grosso e coloque-o em uma travessa com o líquido da marinada. Cubra com papel alumínio e asse por 2 a 3 horas.

Lasanha de beringela

Essa é uma receita para o Dia dos Pais bem diferente por substituir a tradicional massa por um legume. Pra fazer, você vai precisar de 3 beringelas grandes, 1 lata de molho de tomate, 300g de queijo mussarela, 300g de presunto, 2 colheres de azeite e catupiry.

Comece cobrindo o fundo da assadeira com azeite. Em seguida, coloque uma camada de beringelas cortadas em fatias finas, cobertas com molho e presunto. Repita o processo com mais beringela, molho e queijo, intercalando os ingredientes até terminar a montagem.

Coloque o catupiry por cima da última camada e cubra a vasilha com papel alumínio. Leve ao forno a 180ºC por 30 minutos, depois retire o papel e deixe assar por mais 10 minutos.

Feijão tropeiro

Essa delícia também compõe o prato principal e pode ser feita com feijão-preto ou carioquinha. Separe 500g do grão já cozido e providencie os outros ingredientes, que são: 200g de bacon, 1 concha de óleo, 1 cebola picada, 5 dentes de alho, 5 ovos, 200g de farinha de mandioca, sal e cheiro verde a gosto.

Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho pra dourar. Depois, acrescente os ovos picados e mexa devagar. Acrescente o feijão, a farinha de mandioca e o cheiro verde pra finalizar. Misture bem e acerte o sal.

3. Sobremesa

Um docinho cai bem em qualquer data comemorativa, concorda? No almoço do Dia dos Pais não poderia ser diferente. Veja as opções de sobremesa que vão deixar o dia mais saboroso.

Mousse Romeu e Julieta

Pra essa delícia, você vai precisar de: 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1 copo de iogurte natural, 1 gelatina sem sabor, 1 copo de requeijão e 200g de goiabada derretida.

O preparo é muito simples. Basta bater tudo no liquidificador, com exceção da goiabada, e levar essa mistura para gelar até que endureça. Depois de esperar, cubra a mousse com a goiabada derretida e deixe esfriar mais um pouco antes de servir.

Pudim de Maria Mole

De consistência macia, essa sobremesa também é bem fácil de fazer. Você vai usar 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 caixa de maria mole sabor coco e leite integral na mesma medida da lata.

Pra preparar, bata o leite condensado e o creme de leite no liquidificador. Depois, dissolva o pó da maria mole em água fervente, conforme indicação do rótulo, e reserve. Coloque todos os ingredientes pra bater por 5 minutos. Despeje essa massa em uma forma de pudim e leve ao freezer por 3 horas.

Pronto! Seu almoço do Dia dos Pais já tem um cardápio rico pra deixar a data inesquecível. Se quiser, você pode convidar as pessoas algumas horas antes pra que sintam os aromas por toda a cozinha e se animem pra provar cada delícia que você preparou.

Gostou do post e acredita que pode ser útil pra outras pessoas? Então, compartilhe nas redes sociais!

Almoço do Dia dos Pais: 3 cardápios para comemorar a data este ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você