Pesquisar
Pesquisar

Como escolher um sofá retrátil e reclinável de boa qualidade?

Como escolher um sofá retrátil e reclinável de boa qualidade?

Um dos móveis principais da sua casa é o sofá. Afinal, ele serve pra você relaxar ao final de um dia de trabalho, aproveitar um filme com a família e, claro, receber visitas. Entre seus modelos, um dos melhores para investir é o sofá retrátil e reclinável, já que ele conta com diversas vantagens.

A seguir, você vai entender o que é o sofá retrátil reclinável e os motivos pra comprar um. Além disso, vai conferir dicas de como escolher o melhor para a sua sala. Boa leitura!😄

Sofá retrátil e reclinável: o que é e por que ter um?

Diferentemente de um sofá fixo, o modelo retrátil tem a vantagem de contar com um assento móvel. Assim, você pode expandi-lo para que ele tenha um comprimento maior, o que permite que você se deite no sofá confortavelmente. 

Isso é possível graças à sua estrutura fortalecida, que pode ser de uma madeira bem resistente, como o pinus. Já suas outras partes podem ter estruturas metálicas, que garantem a sustentação e o constante movimento de abrir e fechar o móvel. 

Além disso, ele costuma ser feito com materiais mais macios, pois o grande objetivo é que a pessoa aproveite a peça para relaxar e até dormir. Afinal, ele pode ser aberto como um sofá-cama. 😉

As vantagens do sofá retrátil e reclinável

O sofá de modelo retrátil costuma ser o preferido em relação ao modelo fixo por causa de algumas de suas vantagens. Confira👇: 

  • garante mais liberdade para a pessoa usar o móvel;
  • pode servir de cama para visitas ou quando você quer relaxar em casa; 
  • oferece mais conforto, já que conta com materiais mais macios e próprios para que a pessoa se deite;
  • pode caber em espaços pequenos quando fechado e dispensa a necessidade de um jogo de sofás;
  • quando feito com bons materiais, conta com alta durabilidade. 
  • dependendo do modelo, tem preço acessível. 

Como escolher o seu sofá retrátil e reclinável?

Agora que você viu características e vantagens do sofá retrátil e reclinável, confira alguns pontos importantes, que precisam ser analisados na hora da compra.

Determine o estilo

Existem sofás retráteis com encostos laterais, de dois ou mais lugares, em formato de “L” … Enfim, a variedade de estilos é bastante grande. Por isso, é um dos aspectos que você pode considerar desde a sua pesquisa antes da compra.

Nesse caso, pense bem no mínimo de pessoas que vai usá-lo, se você tem outras poltronas ou cadeiras naquela sala, se quer fazer um ambiente com sofá de canto ou não… Assim, você consegue diminuir as opções e focar no estilo que deseja pra sua casa.

Também é importante ver se o sofá que você pretende comprar combina com as outras peças da sala. Afinal, sendo um móvel de destaque, é importante que ele esteja em harmonia com todo o resto. 😎

Defina o orçamento

Saber quanto pode gastar no sofá retrátil e reclinável é muito importante. Isso porque com tantos modelos e tecidos, há muitas opções a se considerar.

Assim, na hora da sua pesquisa, considere quanto pode gastar, mas pense também no aspecto da durabilidade. Isso porque um sofá mais caro, feito com materiais melhores, pode ser a melhor solução pra não ter que trocar a peça dali a alguns anos. 😫

Além disso, muitas lojas oferecem boas condições de pagamento, o que facilita pra você fazer a compra.

Tenha atenção às medidas

O sofá retrátil e reclinável precisa de muito espaço pra ser aproveitado ao máximo. Por isso, ter atenção às medidas da peça e da sua sala faz toda a diferença. Isso porque é preciso calcular quanto o sofá vai ocupar de área aberto e fechado, bem como seu posicionamento em relação aos outros móveis. 👀

O sofá precisa ter uma folga para que haja espaço de circulação pela sala de estar ou de TV. Por isso, calcule cerca de 60 cm livres, pra evitar problemas.

Defina o ambiente

Como escolher um sofá retrátil e reclinável de boa qualidade?

Outro ponto importante na hora de comprar o sofá é pensar no ambiente. Você vai usá-lo em uma sala de TV 📺 pra ver filmes ou em um espaço que também é sala de estar? O cômodo é muito grande ou não tem tanto espaço? 

Tudo isso importa para definir o ambiente e seu estilo. Afinal, o sofá é uma das peças principais em uma sala e pode torná-la confortável ou muito cheia.

Pense na utilidade

Por que você quer comprar um sofá retrátil e reclinável? Começar por essa ideia é uma maneira de saber se ele é pra você.

Isso porque o móvel precisa atender às suas necessidades. Por exemplo, se não há espaço em casa, se você chega e vai direto para o quarto descansar ou se não recebe tantas visitas, pode ser que um sofá dessa proporção não seja necessário.

Observe o tecido e a densidade

Existem dois detalhes em que você precisa prestar atenção na hora de escolher um sofá retrátil e reclinável: a densidade da espuma e o tecido.

Embora pareçam aspectos simples de definir, não é tão fácil assim. Isso porque no caso da densidade, é necessário escolher um sofá que aguente o peso de quem for usá-lo. Nesse caso, um estofado com espuma D28, por exemplo, pode dar bastante firmeza e ser confortável.

Já quanto ao tecido, vale estudar as opções e definir qual seria melhor. Por exemplo, pra quem tem pets ou crianças, optar por um tecido fácil de limpar é a melhor maneira de garantir a preservação da peça. Por sua vez, almofadas soltas ajudam na hora da limpeza dos cantos do sofá. 🤗 

Escolha a cor

A cor do sofá é muito importante. Afinal, ela contribui para seu visual e dá o aspecto da sala. Por exemplo, se sua sala tem muitos detalhes em madeira, móveis antigos e pesados, um sofá de tom mais escuro pode aumentar a sensação de peso. 😬

Dessa maneira, é importante pensar em qual cor escolher. Para isso, não é preciso ficar nos tons neutros e “seguros”, como marrom e preto. Mas ao escolher uma cor mais vibrante, também é preciso ter cuidado.

Por exemplo, se você optar por um tom vermelho só porque está na moda, pode acabar se cansando logo da peça. Além disso, algumas tonalidades podem causar desconforto visual em excesso. Então, defina bem o que é confortável e como a cor vai aparecer na sua sala para uma escolha ideal. 😄

Comprar um sofá retrátil e reclinável é um ótimo investimento. Afinal, ele é feito pra ser bastante confortável, garantindo até que você possa dormir nele. Mas para aproveitá-lo ao máximo, é importante considerar os aspectos que abordamos neste post, pra você fazer uma boa escolha. Além disso, saber onde comprar é importante. Para isso, você pode contar com a Lojas Edmil, que além de vários modelos, tem ótimas condições de pagamento pra você ter o sofá perfeito em casa. 😍

Quer saber as opções de sofá que temos para o seu lar? Confira no site! 💛

Como escolher um sofá retrátil e reclinável de boa qualidade?
Como escolher um sofá retrátil e reclinável de boa qualidade?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você