BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como fazer panetone? Aprenda aqui o passo a passo

Fim de ano está dando as caras e convidando muita gente a entrar no clima festivo. Além da decoração de Natal, é comum pensar nas diversas delícias servidas nessa época. Inclusive, se você pretende testar seus dotes culinários em breve, certamente anda pesquisando como fazer panetone.

Um prato tão típico não pode faltar na véspera da ceia, certo? Por isso, pra ajudar você nos preparativos, trouxemos um passo a passo com a receita tradicional de um dos doces natalinos mais famosos. É claro que também tem variações para quem ama uma novidade, e você confere todas elas no decorrer do nosso post.

Que tal começar? Pegue papel e caneta pra anotar o passo a passo!

Como fazer panetone tradicional?

O cheirinho e o sabor desse quitute são incomparáveis. A mistura equilibrada de massa de fermentação natural com frutas cristalizadas agrada muita gente, tanto que inspira pessoas a fazerem sua própria versão de panetone.

Uma receita produzida com carinho pode até ser ofertada como presente de Natal às pessoas que você mais gosta. Já pensou nisso? O bom é que, com atenção e uma pitada de paciência, é possível chegar ao mesmo resultado dos produtos encontrados no mercado.

Então, se você quer saber como fazer panetone tradicional, guarde a seguinte lista de ingredientes:

  • 500g de farinha T45;
  • 150g de água;
  • 25g de fermento biológico fresco;
  • 25g de raspas de laranja;
  • 10g de raspas de limão siciliano;
  • 20g de leite em pó;
  • 10g de sal;
  • 20g de malte em pó;
  • 200g de gema;
  • 100g de creme de leite;
  • 15g de essência de panetone;
  • 150g de açúcar;
  • 25g de manteiga;
  • 20g de manteiga de cacau;
  • 400g de frutas cristalizadas.

Se possível, pese todos os ingredientes antes do preparo pra garantir que tudo seja usado nas devidas proporções. Você também precisa providenciar uma batedeira para misturar os produtos até obter uma massa lisa e homogênea.

Coloque a farinha de trigo, o fermento biológico, a água, as raspas de limão e as raspas de laranja na batedeira. Bata tudo por 10 minutos na velocidade 2 (média). Em seguida, cubra a mistura com plástico filme e deixe descansando por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de volume.

Depois, acrescente o leite em pó, o sal, o malte em pó, a gema, a essência de panetone e o creme de leite. Bata novamente na velocidade 2, por aproximadamente 40 minutos, até a massa ficar bem lisa. Coloque o açúcar e bata até dissolvê-lo por completo, seguido da manteiga de cacau amolecida e da manteiga em pomada.

Assim que perceber a absorção total da manteiga, coloque as frutas cristalizadas e bata até conseguir uma mistura uniforme. Retire a massa da batedeira, transfira para uma tigela e cubra toda ela com plástico. Deixe repousar por 1 hora, depois realize uma dobra e repita o repouso por mais 1 hora.

Quando passar o tempo de espera, divida a sua massa em 2 pedaços iguais, boleie e coloque em formas de panetone com capacidade de 1kg. Mantenha essas massas em um local fechado pra que cresçam por aproximadamente 4 horas. O ideal é que o volume do produto atinja a borda da assadeira.

Pra assar, você pode usar tanto o forno elétrico quanto o forno a gás, ambos preaquecidos a 170 graus. Quando o interior estiver bem quente, coloque os panetones dentro e asse por 40 minutos. Eles devem ficar levemente firmes e douradinhos. Após tirar do forno, espere esfriar antes de armazenar em potes ou sacos plásticos.

Quais são as variações da receita?

Se tem uma coisa comum a todos os brasileiros é a criatividade para lançar diferentes preparos a partir de um único prato. Tanto é que, depois de aprender como fazer panetone, muitas pessoas se aventuram em novos sabores.

As variações servem pra vender ou, simplesmente, agradar os amigos e familiares que amam uma boa comida. O fato é que panetone cai bem em diversos momentos, não se limitando à época de Natal. Fazendo suas próprias receitas, você poderá saborear a delícia no café da manhã, na hora do cinema em casa ou no lanche da tarde.

Veja exemplos de sabores além do chocotone.

Panetone salgado

Sim, existe um jeito de fazer panetone com embutidos, queijos e especiarias. Bom saber, né? Pra esse tipo de preparo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1kg de farinha de trigo;
  • 400ml de leite morno;
  • 200ml de água morna;
  • 60g de fermento biológico fresco;
  • ½ xícara de óleo vegetal;
  • ½ xícara de açúcar;
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado;
  • 3 ovos;
  • 1 colher (sopa) de sal.

Para o recheio, vale colocar aquilo que você e a sua família mais gostam. Uma sugestão interessante inclui 150g de queijo provolone, 150g de presunto, 100g de calabresa, ½ xícara de azeitonas picadas, orégano e cebolinha a gosto.

Em uma tigela, misture os ingredientes úmidos com o fermento e reserve. Em outro recipiente, coloque os ingredientes secos (no caso da farinha, coloque apenas metade nesse primeiro momento). Quanto misturar bem os produtos secos, despeje a mistura líquida e mexa bem.

Vá adicionando o restante da farinha aos poucos, até que a massa fique fácil de desgrudar dos dedos. Posicione-a sobre uma superfície enfarinhada e sove por 5 a 10 minutos, até ficar macia e elástica. Em seguida, divida a massa em duas partes iguais e acrescente o recheio em cada uma delas.

Amasse novamente pra incorporar bem os ingredientes e, depois, modele em forma de bolinha. Coloque ambas as massas dentro de formas de panetone e deixe descansar por duas horas. Quando passar o tempo, aqueça o forno em 180 graus e asse por 30 a 40 minutos, até formar crostas douradas.

Panetone trufado

Essa variação doce surpreende por conta de seu recheio generoso. Nesse caso, você pode usar a mesma base da massa do panetone tradicional e, assim que ela estiver pronta e assada, cortar o topo pra remover o miolo. O interior deve ser preenchido com uma deliciosa ganache de chocolate. A criançada adora!

Agora que você sabe como fazer panetone, pode criar recheios diferenciados pra surpreender as pessoas na hora de servir. Além dos cremes à base de cacau, vale usar doce de leite, brigadeiro (normal ou de leite ninho) e até goiabada. Opções não faltam para deixar um prato incrível ainda melhor.

E aí? Já sabe qual preparo merece ser testado por primeiro? Lembre-se de providenciar bons utensílios pra arrasar na missão gastronômica e enriquecer as datas comemorativas. Saber como fazer panetone abrirá muitas portas para você inovar ou até criar outras receitas.

Agora, que tal saber como anda seu nível na cozinha? Faça o nosso quiz e descubra se você é iniciante, gourmet ou chef!

Como fazer panetone? Aprenda aqui o passo a passo

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você