Pesquisar
Pesquisar

Conheça e entenda os tipos de tela de TV

Curte reunir a família e amigos no sofá para maratonar aquela série predileta, ou simplesmente assistir a uma novelinha, ou filminho no sossego de casa e com qualidade de cinema? Então, espere até conhecer com detalhes os principais tipos de tela de TV da atualidade e acerte na sua próxima compra. 

Afinal, em tempos de tanta tecnologia e informação, certamente você já se deparou com várias siglas e modelos de televisão por aí, que realmente podem confundir a cabeça do consumidor. 

Para evitar esse tipo de coisa, aqui nas Lojas Edmil preparamos um post repleto de dicas úteis para você aprender, de uma vez por todas, as diferenças entre os tipos de tela de TV. Quer conferir? Bora lá!

Por que é importante conhecer os tipos de tela de TV? 

Como bem destacamos, com o advento de novas tecnologias, há uma infinidade de tipos de televisores disponíveis no mercado e, cá entre nós, são as telas que ditam a qualidade das imagens na hora de assistir à sua programação. 

Dessa forma, conhecer o mínimo sobre os diferentes tipos de telas de TV vai ajudar você a decidir melhor do que realmente precisa como equipamento em casa, evitar investimentos talvez desnecessários e, claro, ter mais qualidade e resolução durante o entretenimento. 

Em outras palavras, saber reconhecer os tipos de telas de TV influencia diretamente na sua experiência ao assistir seus programas prediletos. Fica a dica! 

E quais são os principais tipos de telas de TV? 

Sabendo a importância de conhecer os diferentes modelos de telas de TV, agora é hora de aprender, na prática, o que cada um desses tipos representa na verdade e qual você pode escolher na hora de comprar uma televisão nova. Confira e tome nota! 

Tela LCD 

Com toda certeza você já viu anúncios das melhores marcas de smart TV dizendo que o modelo tem tela LCD. 

Afinal, entre os principais tipos de tela de TV, o LCD é um dos mais comuns e que geram uma qualidade incrível nas imagens, além de serem extremamente finos e resistentes. 

Bom, mas para entender um pouco melhor na prática, vale destacar que TVs com tela LCD projetam as imagens a partir de um cristal líquido, que permite dar mais luminosidade, cores mais vivas e qualidade nas transmissões

Dessa forma, esse tipo de tela de TV é totalmente compatível para diferentes ambientes de sua casa, tanto os mais claros, como os com menos iluminação — inclusive sendo ideal para quem curte aquele clima de “escurinho do cinema”.  

Outro ponto importante das TVs com tela LCD se refere ao baixo consumo de energia e se posicionam como uma versão mais moderna e eficiente que as tradicionais TVs de plasma. 

Tela de plasma 

Aproveitando o gancho acima, as TVs de tela de plasma já foram as estrelas desse mercado, mas acabaram perdendo espaço ao longo dos últimos anos por conta da evolução de novas tecnologias e do surgimento de tipos de telas mais modernos. 

No entanto, isso não significa que tais aparelhos perderam o seu brilho e que eles não têm mais espaço nas lojas de eletros. Pelo contrário! A qualidade e a resolução de uma televisão desse tipo são excelentes e proporcionam experiências incríveis, independentemente da marca ou tamanho da TV

Outro ponto positivo que podemos destacar aqui se refere ao preço de venda dessas televisões, que costuma sair bem mais em conta em comparação a outros tipos. 

Tela de Led 

Um destaque especial para quem está querendo saber mais sobre os diferentes tipos de telas de TV vai para a tecnologia Led, já conhecida por muitos por meio das lâmpadas econômicas e mais eficientes. 

E é exatamente essa mesma tecnologia que é usada para gerar a luminosidade da tela. Na prática, a tela de uma TV de Led funciona igualzinho a uma tela de LCD, ou seja, com cristal líquido. A diferença é justamente no que vai por trás dessa película cristalizada: as lâmpadas

No caso da LCD, utiliza-se lâmpadas fluorescentes, enquanto, nas de Led, se usam luzinhas com a tecnologia de mesmo nome. 

E como não poderia ser diferente, além da qualidade excepcional das imagens e do brilho, esses aparelhos costumam ser ainda mais econômicos em relação ao consumo de energia. E hoje em dia, isso conta muito, né? 

Tela OLED e QLED 

Menos conhecidas, essas siglas também se referem a dois tipos de telas de TV. A primeira delas, a OLED, são consideradas uma evolução avançada das telas de Led convencionais. 

Isso porque elas utilizam uma tecnologia ainda mais moderna e flexível, dispensando a necessidade de iluminações extras por traz dos cristais. 

Fora isso, elas permitem designs especiais, como telas curvadas, o que gera uma experiência ainda mais incrível na resolução das imagens. 

Já o QLED é uma tecnologia somente utilizada em alguns modelos de TV, especialmente pela Samsung. O diferencial se dá na iluminação também, que é feito por minúsculas partículas de Led, que agregam muito mais qualidade e nitidez às transmissões. 

MicroLED 

Para finalizar com chave de ouro, as chamadas telas de microLED ou simplesmente mLED são consideradas as mais avançadas do mercado e o futuro da tecnologia aplicada aos televisores. 

É tão recente, que se você nunca nem ouviu falar dela, não tem problema. Afinal, elas realmente ainda são raras no mercado e estão limitadas a poucos modelos e, consequentemente, com custos ainda muito elevados.

Para ter uma ideia, tem aparelhos lá fora sendo vendido a mais de R$ 100 mil com essa tecnologia. Aí, quebra o orçamento né? Mas vamos esperar! Como tudo em tecnologia tende a se popularizar com o passar dos anos, quem sabe, todo mundo poderá ter uma preciosidade dessas na sala ou no quarto de casa. 

Em resumo, esses são os principais tipos de telas de TV, desde os mais comuns e populares, até os mais futuristas e raros no mercado. E depois disso tudo, a gente espera que você já consiga diferenciar os modelos e, claro, acertar em cheio na sua próxima compra de televisores.

Curtiu? Então, compartilha aí nas suas redes sociais e já marca amigos e familiares que se interessem pelo tema. Até a próxima! 

Conheça e entenda os tipos de tela de TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você