BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

MDF ou MDP: qual a melhor opção?

Quando compramos o tão desejado móvel novo podemos nos deparar com uma dúvida muito comum: móveis em MDF ou MDP?

Pra escolhermos qual o melhor para as necessidades de sua casa e família é preciso entender primeiro as diferenças de cada material, suas características e funcionalidades.

Calma! Não adie sua escolha por causa dessa dúvida que cerca muitas pessoas, a gente vai te ajudar a entender as particularidades destes materiais pra que sua compra seja certeira! Vem com a gente!

 O que é MDF?

Pra começar entenderemos o que é o Medium Density Fiberboard, ou seja, a placa de fibra de média densidade, resumindo, o tão famoso MDF. Esta placa nada mais é do que um painel reconstituído de madeira feito a partir da combinação de resinas aditivos e fibras de madeiras.

A pressão usada em sua confecção uni as placas de madeira às resinas formando uma única camada. O MDF é excelente para ser usado em acabamentos porque tem a superfície lisa facilitando a pintura ou a envernização do material.

Outra característica muito interessante do MDF são suas placas que podem ser cortadas em diversos sentidos por ser um material maleável e por resistir às altas temperaturas ele aceita também papel de parede.

 O que é MDP?

Já o MDP sigla em inglês pra Medium Density Particleboard, que traduzido para o português significa painel de partículas de média densidade, é feito a partir da aglomeração dos materiais em alta temperatura e alta pressão.

Este processo é feito com lascas de madeira e resinas uréicas resulta em três camadas sendo duas mais finas e uma mais grossa entre elas.

Estas três camadas fazem dele um material mais resistente suportando mais peso, apesar de ser um painel mais leve. O MDP é muito bom para ser utilizado na confecção de móveis retos e planos.

As partículas encontradas no interior do MDP são bem grossas facilitando a fixação de parafusos. Apesar de ser um material mais econômico é a placa de madeira industrializada mais consumida para a fabricação de móveis residenciais e comerciais.

Outra característica muito importante é ser um material resistente a água e a atritos.

 Quais as diferenças entre MDF e MDP?

Vimos que ambos os materiais, o painel de partículas de média densidade e a placa de fibra de média densidade, possuem suas próprias vantagens e características diferentes um do outro.

Mas, eles também possuem aspectos que precisam ser analisadas pra que a escolha seja certeira. Decidir entre o MDF e o MDP pode influenciar na qualidade do produto que você irá escolher. E não queremos isso, não é mesmo?

Por este motivo trouxemos também algumas características desfavoráveis que precisam ser consideradas.

O MDP não é a prova de água apesar de ser muito resistente à umidade. Devido o modo como é feito a placa pode ter algumas imperfeições com a possibilidade de não ter a superfície lisa.

O MDF utiliza uma grande quantidade de cola em sua fabricação o que pode prejudicar na utilização de ferramentas manuais, pois ele tende a se dividir quando parafusado e sua composição não resiste ao calor.

 Como escolher em móveis em MDF e MDP?

Bom, voltamos a pergunta inicial: MDF ou MDP? Antes de tomar sua decisão é preciso pensar, antes de mais nada, onde será colocado este móvel, para o que ele será usado e principalmente qual o seu gosto para móveis.

Estas perguntas são importantes porque, como já dissemos no último item, ambos os materiais possuem funcionalidades diferentes devido às características que irão interferir no móvel que você escolher.

O MDP é mais indicado pra a confecção de móveis formados por linhas retas e devem evitar o peso excessivo em apenas algumas áreas para que o material não empene.

Alguns exemplos de onde o MDP é usado sem apresentarem problemas são as portas, os gaveteiros, as camas, prateleiras para carga leve, entre outros. Mas ele pode ser encontrado em móveis em geral.

Por se tratar de um material mais suave e liso o MDF é muito usado em armários pra cozinha, quartos e banheiros. Sua versatilidade permite fazer móveis mais detalhados com cantos arredondados ou mais detalhados, por exemplo.

Não é recomendado seu uso em áreas eternas ou ambientes onde chova, entre muito sol e rajadas de vento.

armário arrumado

 Qual é o melhor entre MDF e MDP?

Foram muitas informações, não é mesmo? Então separamos algumas das características principais e bem marcantes dos materiais pra ajudar você em sua decisão.

 MDF:

  • placa de fibra de média densidade;
  • feito com fibras compactadas (pinus e eucalipto em sua maioria);
  • possui apenas uma camada;
  • seu material é liso e plano;
  • melhor utilizado em acabamentos;
  • apesar de ser forte não suporta muito peso;
  • as placas expandem mais rápido em contato com a umidade;
  • não indicado para uso em áreas externas;
  • sua menor absorção de tinta facilita o acabamento.

 MDP:

  • painel de partículas de média densidade;
  • feito com partículas de madeira compactada;
  • possui três camadas em sua composição;
  • melhor utilizado em móveis retos;
  • maior resistência a umidade;
  • sua estrutura suporta mais peso assim como a utilização de parafusos;
  • alta absorção de tintas o que pode prejudicar o acabamento.

Bom, vimos que tanto o MDF quanto o MDP possuem características e funcionalidades diferentes por serem materiais únicos, a utilização de um ou do outro dependerá de onde e pra que o móvel será utilizado.

A produção do MDF e do MDP é feita pensando na diminuição dos impactos ambientais que o uso indiscriminado de madeira causa. Assim você deixa sua casa mais confortável e bonita sem comprometer o meio ambiente, bacana não é?

Ambos os materiais são de qualidade e durabilidade, quando utilizados e montados de maneira correta respeitando as especificidades de cada um.

Procure sempre por lojas conceituadas, pois assim você garante a integridade dos materiais e a qualidade dos móveis e não compromete sua compra.

Não passe mais sufoco na hora de escolher um móvel seja ele feito em material MDF ou MDP, assina agora a nossa newsletter e receba mais dicas e conteúdos como este!

MDF ou MDP: qual a melhor opção?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você