Você sabe como fazer pastel? Esse é um dos aperitivos queridinhos do Brasil, que encanta todo mundo de Norte a Sul. Além de saboroso, esse quitute é fácil de fazer em casa, o que vai garantir pratos deliciosos para comer sozinho ou com quem você ama.
O pastel de feira é um clássico de final de semana, principalmente depois de ir às compras. Só que você não precisa esperar para ir à feira para comer um salgado delicioso. Existem várias receitas que podem ser feitas em casa e com um sabor único.
Que tal aprender como fazer pastel crocante e sequinho, igual ao seu favorito da feira? Acompanhe este post e confira as dicas! 👩🏽🍳
Qual a origem do pastel?
Você sabia que o pastel não é brasileiro? Embora seja uma febre nas terras de Vera Cruz, a iguaria vem mesmo do Japão. Mas é claro que o Brasil deu um toque extra e deixou o prato do nosso jeitinho.
O pastel veio do guioza japonês, que é uma massa recheada e frita. Na China, também tem o rolinho primavera, um quitute muito parecido tanto no modo de preparo quanto no sabor.
Com a Segunda Guerra Mundial, a imigração japonesa para o Brasil aumentou e, com ela, alguns costumes japoneses se popularizaram por aqui. Inclusive, muitos dos imigrantes de outros países orientais se disfarçaram de japoneses para fugir da discriminação e, com isso, abriram negócios de venda de pastel.
Aos poucos, a receita se adaptou e se tornou o famoso pastel que conhecemos no Brasil. Atualmente, esse prato é um ícone da culinária de boteco e é vendido nos mais variados sabores e em todas as regiões brasileiras.
Consigo fazer pastel igual de feira em casa?
Mas, afinal, será que tem como reproduzir o pastel de feira em casa? É claro que sim! Para isso, você vai precisar de uma panela com muito óleo e deixar a gordura esquentar bastante antes de fritar.
Você pode comprar a massa pronta ou se aventurar na cozinha e fazer a sua própria. Essa, inclusive, é uma ótima ideia para fazer com as crianças e os amigos, garantindo um momento de conexão e diversão. Confira as dicas!
Como fazer pastel?
Para fazer a massa o pastel, prepare os seguintes ingredientes: 🧂
- 250 g de farinha de trigo;
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 1 colher de chá de sal;
- 50 ml de água;
- 3 colheres de sopa de cachaça.
O próximo passo é só seguir as dicas de modo de preparo:
- misture bem a farinha e o sal;
- abra um buraco no meio da mistura e coloque os ingredientes líquidos: ovo, água, óleo e cachaça;
- misture tudo de dentro para fora com as mãos por cerca de 5 minutos;
- quando a massa desgrudar facilmente das mãos, ela chegou ao ponto;
- abra a massa;
- corte da forma que desejar;
- empilhe as massas cortadas entre plásticos;
- deixe descansar por, no mínimo, 2 horas na geladeira.
Por fim, é só escolher o recheio e fritar em óleo quente, até notar que a massa está douradinha por fora. Para rechear, você pode apostar nos clássicos sabores:
- carne;
- queijo;
- pizza;
- frango;
- frango com requeijão;
- carne com queijo;
- calabresa;
- palmito com queijo;
- camarão com queijo.
Posso fazer pastel na air fryer?
E quem não quer comer gordura? Ainda tem como se deliciar de pastel, sim! É aí que a nossa querida fritadeira air fryer entra para salvar o dia e garantir que você se delicie com a receita sem precisar se preocupar tanto com as calorias.
Só tenha em mente que a receita na air fryer pode ter um gostinho diferente. O sabor fica mais parecido com o pastel assado que frito, pois não tem o toque do óleo. No entanto, continua extremamente gostoso e ótimo para servir em comemorações, momentos de descanso e naquele dia que bate a vontade de comer uma comidinha diferente.
Para fazer o pastel na air fryer, recheie a massa a gosto e preaqueça a fritadeira por cerca de 10 minutos. Depois, programe na temperatura de 180 °C e deixe por mais 10 minutos. O resultado vai ser um pastel crocante e fresquinho, além de mais saudável.
5 recheios de pastel que fogem do tradicional
Por que não testar novas receitas e experimentar outros sabores? Confira 5 ideias de recheios de pastel para dar um outro gosto ao quitute!
1. Queijo com goiabada
O famoso Romeu e Julieta dá um ótimo recheio para o pastel. A combinação de doce com salgado cai como uma luva e fica ainda mais interessante com a textura crocante da receita.
2. Linguiça toscana e queijo coalho
Explorar sabores fortes e fazer uma harmonização por semelhança de sabores também é uma ótima escolha na cozinha. A combinação de linguiça toscana e queijo coalho vai deixar o pastel irresistível, ainda mais se você fizer na air fryer e diminuir o óleo usado na receita.
3. Carne seca com abóbora
A carne seca é outro recheio clássico de pastel. A diferença é que, aqui, ela vem acompanhada de abóbora para trazer um toque adocicado e novo para o salgado.
4. Berinjela
Tem receita para quem é vegano também! A berinjela tem um sabor único e combina muito com frituras. Depois de cozinhar o legume, tempere, amasse e coloque dentro da massa. Se desejar, adicione queijo vegano para deixar o recheio mais úmido.
5. Alho-poró com ricota
Outra receita de dar água na boca é o pastel de alho-poró com ricota. Depois de refogar o legume, misture com creme de ricota e coloque para rechear. A massa, depois de frita, vai ficar crocante por fora e úmida por dentro, a ponto de o recheio derreter na boca. 😋
Viu só como fazer pastel tem de tudo para ser um momento divertido em casa? Aproveite e chame a família para testar novos recheios e tornar a cozinha um espaço afetivo dentro do seu lar. Aproveite também e teste receitas com novos eletroportáteis e explore cada vez mais os seus utensílios. 💛
Curtiu as dicas? Você vai gostar ainda mais de acompanhar a Lojas Edmil nas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos. Siga a gente no Instagram, no Facebook, no TikTok, no YouTube e no LinkedIn!