Poucas coisas superam o valor de uma boa refeição na companhia de quem a gente gosta. Se você concorda com essa frase, que tal descobrir como arrumar mesa de jantar de um jeito especial? 💛
Temos várias dicas que podem ajudar nessa missão, seja pra surpreender em um encontro de amigos, seja pra confraternizar em uma reunião de família. Nosso objetivo é orientar a montagem de uma mesa posta incrível que possa ser adaptada pra diversas ocasiões.
Tem curiosidade em saber mais? É só continuar a leitura do post e conferir os 7 passos!
1. Pense na base da mesa
Tudo começa com a escolha dos tecidos que vão forrar o tampo do móvel. Você pretende usar uma toalha, jogos americanos ou sousplats? Vale dizer que não há necessidade de usar todos juntos, desde que exista um apoio adequado para os pratos e uma proteção adicional à mesa.
Pense que a base certa ajuda a valorizar qualquer receita, criando um fundo adequado pra destacar os alimentos. Uma boa dica para quem está com dúvidas sobre como arrumar mesa de jantar é priorizar elementos neutros, com poucos detalhes e cores discretas.
Assim, se você ainda é iniciante em montagens mais elaboradas, comece com toalhas e trilhos brancos, pois são mais fáceis de combinar com outros elementos.
2. Defina um estilo decorativo
Esta dica incrementa a anterior porque ajuda a manter um equilíbrio na composição. Se a ideia é obter um visual rústico, por exemplo, você vai priorizar utensílios de madeira e arranjos feitos com recursos naturais, como flores secas e trilhos de palha.
Um estilo moderno ou minimalista, por outro lado, pede menos informações e cuidado com a mistura de materiais. Nesse caso, vale a pena investir em louças retilíneas, em cores neutras e ornamentos menores. 😉
Entenda que cada tema decorativo tem pontos positivos que podem ser explorados de forma bastante criativa. Assim, quando pensar em como arrumar mesa de jantar, pesquise algumas referências pra usar de inspiração e chegar a um resultado interessante.
3. Escolha as louças e os utensílios
O local das refeições deve conter tudo o que os seus convidados precisam pra servir os pratos e desfrutar das receitas. Assim, escolha com atenção as louças e os utensílios para o jantar, sempre considerando a ocasião e o tipo de evento que motivou a reunião das pessoas.
Se a intenção é propor um brinde antes ou depois da degustação da comida, por exemplo, a mesa precisa ter taças. 🥂 O mesmo vale para refeições que incluam uma sobremesa ou petiscos, já que esses pratos pedem utensílios diferenciados.
Caso falte espaço na mesa, você pode deixar as louças e os utensílios separados em uma área próxima, utilizando um aparador, um armário ou até mesmo um carrinho de chá.
4. Inclua um arranjo central
A decoração do centro está entre as principais dúvidas quando o assunto é como arrumar mesa de jantar. Pra acertar na escolha desse elemento, considere o tema escolhido lá na etapa inicial, quando você pensou no estilo da sua produção.
Se apostar em uma estética mais minimalista, as tradicionais plantas tendem a funcionar muito bem, principalmente as folhagens. Agora, caso queira um objeto mais chamativo e imponente, você pode tirar proveito das velas, do mix de flores e até de pequenas esculturas. 👍
O importante é encontrar um arranjo que não bloqueie a visão das pessoas e não atrapalhe a disposição dos demais itens da mesa. Afinal, o conforto dos convidados deve vir em primeiro lugar.
5. Cuide da simetria
Uma composição simétrica vai deixar sua mesa mais elegante e atrativa para os convidados. Por isso, tenha cuidado ao dispor os elementos sobre a toalha, mantendo distâncias iguais entre os conjuntos de louças e respeitando divisórias imaginárias que ajudem a manter tudo alinhado.
O ideal é que tanto os materiais da base quanto os pratos, talheres e copos sejam distribuídos de maneira uniforme, de modo que não haja grandes contrastes. Aliás, pense que essa atenção aos detalhes também vai resultar em fotos mais bonitas, viu? 📸
Assim, caso queira registrar a refeição em algum momento, não se esqueça de dar aquela conferida na disposição de cada objeto.
6. Não se esqueça dos complementos
Outro passo de como arrumar mesa de jantar é buscar complementos que tornem a experiência de degustação completa. Bons exemplos estão nos guardanapos, que demarcam a posição dos talheres e ainda evitam que as pessoas se sujem durante a refeição.
As velas ou luminárias também entram na lista porque decoram e, ao mesmo tempo, fornecem iluminação adicional à mesa. Outras opções de complementos incluem os marcadores personalizados (para indicar os assentos de cada convidado) e os suportes para temperos.
É claro que você não precisa buscar todos esses itens de uma só vez. Como a ideia é investir cada vez mais na mesa posta, comece adquirindo os itens aos poucos pra não pesar no orçamento.
7. Considere o conforto
Por fim, faça uma análise do espaço disponível e da quantidade de pessoas que você vai convidar para a janta. Como é importante que todos se sintam à vontade pra curtir o momento ao máximo, vale a pena dedicar alguns minutos ao preparo do ambiente para que o grupo encontre um local confortável para fazer a refeição.
Caso perceba a necessidade de ampliar a área da mesa, procure outro móvel para acomodar os convidados sem aperto. Também tenha o cuidado de organizar os assentos de maneira uniforme, com bastante espaço para a movimentação dos convidados. Além disso, cada pessoa deve ser capaz de alcançar seu prato facilmente.
O segredo pra uma refeição memorável está no equilíbrio entre beleza e funcionalidade. Então, capriche na disposição dos elementos e garanta um encontro agradável para todos.
E aí? Curtiu as nossas sugestões de como arrumar mesa de jantar? Depois da primeira tentativa de valorizar o local das refeições, você já estará com várias ideias pra testar nas futuras montagens. Seus convidados, claro, vão agradecer todo o carinho aplicado nesse planejamento. 👏
Se você gosta das nossas dicas, aproveite pra seguir a gente no YouTube, no Instagram e no Facebook. Estamos sempre publicando conteúdos pra manter você por dentro das novidades!