Se você não é de Minas, ou mora por aqui, mas quer conhecer melhor nosso estado, Ouro Preto é um destino imperdível. Com história centenária, a cidade é uma parada obrigatória pra você construir memórias inesquecíveis ao conhecer sua cultura e o que fazer em Ouro Preto. 😍
Neste post, saiba mais sobre a cidade e suas características. Veja também seis atrações imperdíveis e como planejar sua viagem. Boa leitura!
Onde fica Ouro Preto?
Uma das cidades mineiras mais importantes, Ouro Preto é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1980. Conhecida pelo acervo Barroco, pelo Ciclo do Ouro e pela Inconfidência Mineira, ela preserva marcas do passado de Minas e do Brasil por todos os lados.
Mas, antes de visitar Ouro Preto, é importante conhecer um pouquinho da localização. Bem no quadrilátero ferrífero, no centro-sul do estado, ela se localiza na Serra do Espinhaço. Distante a apenas 96 km da capital, Belo Horizonte (BH), também fica pertinho de outras cidades famosas da região, como Mariana, a 15 km. 😄
Além disso, ela tem vários distritos, caso você queira expandir a visita e encontrar mais de o que fazer em Ouro Preto. Alguns deles são:
- Amarantina a 25 km;
- Miguel Burnier a 40 km;
- Santo Antônio do Leite a 25 km;
- Antônio Pereira a 16 km.
Qual a história de Ouro Preto?
História é o que não falta na cidade, e a de Ouro Preto tem peso. Na verdade, a cidade começou lá em 1698, com o nome de arraial do Padre Faria. Em 1711, tornou-se vila, com o nome de Vila Rica, virando a capital da Capitania de Minas Gerais, em 1720.
Já em 1823, ela foi transformada em Imperial Cidade de Ouro Preto, capital da Província das Minas Gerais, continuando assim até 1897, quando surgiu BH.
Em mais de 300 anos de história, a cidade viu o auge do Ciclo do Ouro, além de outros acontecimentos marcantes como:
- a Guerra dos Emboabas em 1708;
- a revolta contra o tributo Quinto do Ouro, cobrado por Portugal, em 1720;
- a Inconfidência Mineira em 1789, com a exibição da cabeça de Tiradentes na praça em 1792.😯
Quais as características de Ouro Preto?
Ouro Preto tem uma população de pouco mais de 74 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022. Com altitude de 1.150 metros, a cidade é conhecida pelo passado colonial muito bem preservado nas construções históricas, sendo um dos principais atrativos do que ver em Ouro Preto.
Além disso, tem um dos maiores acervos de arte barroca do país, nos quais se destacam obras dos artistas Manoel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa, ou Aleijadinho.
O que fazer em Ouro Preto?
As atrações turísticas em Ouro Preto são diversas. A seguir, confira 6 das principais pra incluir na sua viagem!
1. Centro Histórico
O Centro Histórico de toda cidade colonial sempre abriga tesouros e com Ouro Preto não é diferente. Na região, marcada pela Praça Tiradentes, é possível encontrar algumas das principais atrações, sem falar das ruas de pedra, que também contam muito sobre Ouro Preto.
Além disso, sendo uma das áreas turísticas, é lá que ocorrem vários eventos, sendo também um local legal pra quem vai ficar alguns dias. Afinal, há diversas opções de hotéis e pousadas. Alguns dos melhores restaurantes pra provar comida mineira também ficam por ali, inclusive, com opções instaladas em antigos casarões. 😋
2. Igrejas
Você não pode montar um roteiro turístico em Ouro Preto e deixar de fora as igrejas, construções que até hoje contam histórias do auge do Ciclo de Ouro e formam parte do acervo barroco.⛪
Pra começar, você pode ir à Igreja Matriz de Santa Efigênia, que conta com obras de Aleijadinho. Outro exemplo que também tem obras do artista e conta também com obras de Manoel da Costa Ataíde é a Igreja de São Francisco de Assis. Por fim, a Igreja Nossa Senhora do Pilar é outro destaque por seu museu de arte sacra e seu revestimento em ouro.
3. Museus
Ouro Preto conta com diversos museus que preservam a cultura e os artefatos coloniais. O Museu do Oratório, por exemplo, tem 162 oratórios e mais de 300 imagens, todas obras dos séculos XVIII a XX. 😱
Já o Museu Casa dos Contos é outra visita de destaque entre o que fazer em Ouro Preto. Ele fala da vida nos séculos XVII e XIX, com objetos, documentos e livros do período.
4. Praça Tiradentes
Um dos pontos turísticos mais visitados, a Praça Tiradentes também abriga outras atrações, como:
- Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto;
- Museu da Inconfidência;
- Estátua de Tiradentes.
5. Feira de Artesanato
Passar na cidade e não levar artesanato é como não fazer a visita. Aliás, uma das dicas de turismo é aproveitar as diversas feiras de artesanato pra comprar lembrancinhas.😉
Uma delas é a Feira com itens em pedra-sabão, que acontece em frente à Igreja São Francisco de Assis.
6. Mirante do Morro São Sebastião
Por sua região montanhosa, Ouro Preto também é o lugar onde você pode aproveitar mirantes pra tirar ótimas fotos e até assistir ao pôr-do-sol.🌄
Nesse caso, o do Morro São Sebastião é uma ótima escolha, pois dá vista ao Pico do Itacolomi, o maior da cidade, com 1772 metros.
Quando visitar Ouro Preto e como se planejar?
Dependendo do seu objetivo de o que fazer em Ouro Preto, a sua visita pode ser de um ou mais dias. Porém, de toda forma, vale saber de alguns detalhes.
Por exemplo, quanto à época do ano, o turismo pode acontecer em qualquer período. Entretanto, por ter um clima tropical de altitude, as chuvas acontecem mais no verão, o que pode prejudicar passeios a pé.
Já no inverno, em julho, as temperaturas mínimas já registraram 6°C. Portanto, você pode escolher os meses de primavera e outono, pra tentar aproveitar o tempo seco e mais quente. 😌
Planejamento
Como você viu, há diversos lugares pra visitar em Ouro Preto. Por isso, vale a pena fazer uma lista de quais você quer fazer, a fim de definir o período que vai passar na cidade, o tipo de hospedagem mais adequada etc.
Além disso, também é importante escolher os passeios, especialmente se forem na região, como nos distritos e nas minas. Dessa forma, você pode optar pelo meio de visita mais prático, como alugar um carro. 🚗
Ah, e pra andar na cidade, considerando as ladeiras, vale a pena se preparar com calçados confortáveis e investigar sobre a atração, pois nem todos os lugares podem ser acessíveis pra pessoas com mobilidade reduzida.
Outro detalhe é que muitas igrejas não permitem fotos no interior. Assim, vale checar a informação antes, pra não fazer um passeio frustrado.
Tem muito o que fazer em Ouro Preto, seja em uma viagem de um dia ou mais. Afinal, sendo uma cidade colonial, ela é cheia de cultura e preserva muitos elementos da época do Ciclo de Ouro: desde igrejas a objetos em museus.
Mas, pra aproveitar bem, você precisa de um bom planejamento. Assim, seja mineiro ou de outro estado, consegue ver o melhor que Ouro Preto guarda pra você. 😍
Gostou do post? Siga a gente no Facebook, no Instagram, no YouTube, no TikTok e no LinkedIn pra acompanhar mais conteúdos! 💛