BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Transição capilar: como começar e qual o passo a passo?

Transição capilar: como começar e qual o passo a passo?

A transição capilar é um processo muito importante na vida de muitas pessoas, principalmente pra autoestima. Manter os cuidados com as ondas ou os cachos do cabelo faz toda a diferença nessa etapa.

Além disso, como o fio cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, essa é uma trajetória que pode levar bastante tempo, em torno de 2 a 3 anos, a depender do comprimento do cabelo. Por isso, nada melhor que garantir que esse processo seja ainda mais agradável, fortalecendo o amor próprio.

A seguir, confira algumas dicas e cuidados pra ter a revelação da forma natural dos seus cabelos e passar por esse processo da melhor maneira! 💛

O que é e como funciona a transição capilar?

A transição capilar é um processo em que a pessoa deixa de utilizar produtos e realizar procedimentos químicos que alteram a estrutura dos fios. Isso é feito pra garantir que as madeixas assumam um formato natural, seja em ondas ou em cachos.

Procedimentos como o relaxamento, a escova progressiva e a escova definitiva ficam de lado. Em vez disso, cortes pra remover as partes com modificações químicas são realizados de modo constante. O processo de transição acaba até que todos os fios sejam inteiramente naturais, sem nenhuma intervenção química.

A transição capilar representa um momento importante na autoestima de várias pessoas, já que o cabelo faz parte da identidade visual e pessoal. Com isso, é possível reconhecer a textura natural dos fios e, principalmente, o formato natural.

Por onde começar a fazer transição capilar?

Transição capilar: como começar e qual o passo a passo?

Pra se inspirar nessa trajetória de transição capilar, nada melhor que conferir algumas dicas e tirar as suas principais dúvidas sobre o tema. Saiba por onde começar!

Tome a decisão

O primeiro passo é tomar a decisão, ou seja, escolher interromper os procedimentos e se comprometer a cortar os cabelos pra deixá-los naturais. Vale a pena destacar a possibilidade de realizar outras estratégias pra evitar a desnaturação química do formato dos fios e para a revelação da sua verdadeira estrutura.

Conheça os cortes indicados

Existem diversos cortes de cabelo que podem ajudar no processo de transição capilar. Um deles é o big chop, que corta totalmente os fios com química, deixando o aspecto natural do cabelo. ✂️

Apesar de ser um dos mais populares, é interessante saber que esse é um corte que remove boa parte do comprimento dos fios. Se você não tem esse objetivo e gostaria de fazer o processo de transição aos poucos, existem outras opções.

O chanel de bico é um exemplo de corte mais indicado pra quem está com os fios muito compridos e não quer perder tanto comprimento na transição capilar. Ele vai preservar a parte da frente dos cabelos, enquanto a de trás fica mais curta.

Há também o corte em camadas, que traz mais movimento pros fios e te ajuda a se acostumar com o volume.

Existem ainda o long bob e o shaggy hair, que além de serem tendências da beleza, deixam as madeixas mais modernas, volumosas e leves. Sem contar que não precisam ser cortados de forma tão radical, preservando algumas partes mais compridas. 

Escolha um bom cabeleireiro

Ter o apoio de um profissional especializado faz toda a diferença nesse processo e pode ajudar a garantir que os seus fios sejam cuidados da forma que merece. Além disso, você recebe a orientação necessária pra cuidar dos cabelos em casa.

Adquira os produtos adequados

O processo de transição capilar também pode precisar de alguns produtos específicos, dedicados à recuperação de danos e ao fortalecimento dos fios, com foco na recuperação de sua forma original.

Por essa razão, é importante pesquisar sobre os produtos adequados pro período de transição capilar. É válido também tirar dúvidas, principalmente com os profissionais especializados, pra identificar os itens que combinam com o seu tipo de cabelo.

Defina o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução, que faz toda a diferença no processo de transição. Esse é um processo que muitas pessoas escolhem pra deixar as madeixas mais saudáveis e oferecer todos os nutrientes necessários pra evitar o desgaste dos fios.

Controle o frizz

O frizz pode ser um dos principais desafios pra quem está passando pelo processo de transição. A boa notícia é que você pode garantir o controle dos fios mais rebeldes com óleos e técnicas de finalização.

Faça a finalização

Por fim, quem está começando a se acostumar com cabelos cacheados, crespos ou ondulados, vai descobrir o poder da finalização. Pra isso, existem produtos finalizadores, modeladores e géis que ajudam a manter o formato dos fios por mais tempo.

Até mesmo o tipo de secador utilizado na transição capilar pode ajudar a dar o acabamento que você mais gosta e a modelar de acordo com o formato e a textura natural de suas madeixas. Utilizar um difusor e outros equipamentos para cabelo, por exemplo, podem ser de grande ajuda.

Quais os melhores tipos de texturização para cabelos em fase de transição?

A texturização também pode ser de grande ajuda pra caprichar na finalização e garantir que os seus fios fiquem no formato desejado. Entre as principais técnicas de texturização que você pode aderir para a rotina, é possível citar:

  • dedoliss — define os fios enrolando mecha por mecha nos dedos;
  • coquinhos — prende os cabelos em pequenos coques pra que fiquem mais ondulados após soltá-los;
  • fitagem — usa os dedos e as mãos pra modelar os fios, com o auxílio de um bom finalizador;
  • bigodinhos — itens que enrolam as mechas pra cacheá-las.

A transição capilar faz parte de um momento muito importante pra quem deseja se ver livre de procedimentos químicos nos cabelos e ter os fios naturais. Por isso, conhecer os processos para começar pode ser de grande ajuda pra tomar a decisão e se preparar pra ter os cuidados essenciais com as madeixas. ✨

Gostou das dicas deste post? Então, não deixe de compartilhar nas redes sociais pra que os seus amigos também confiram ótimas dicas pra fazer a transição capilar!

Transição capilar: como começar e qual o passo a passo?
Transição capilar: como começar e qual o passo a passo?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você