Mesmo quem não curte tanto o futebol durante o ano inteiro, separa um tempo pra ver um pedacinho da Copa do Mundo, não é? Neste ano, não vai ser diferente. De 20 de novembro a 18 de dezembro, a gente vai assistir 32 seleções disputando o título no Qatar. Por isso, vale a pena conhecer as curiosidades da Copa do Mundo 2022. ⚽
Afinal, além da emoção de torcer pro Brasil e de ver outros jogos de alto nível, a Copa atrai os torcedores pela cultura do país-sede. Nesse caso, a edição do Qatar vai ser algo que ninguém viu antes.
Neste post, conheça 9 das principais curiosidades que separamos pra você saber mais sobre o evento e a edição deste ano.
9 curiosidades da Copa do Mundo 2022 e das outras que você precisa conhecer
Em novembro, é melhor sentar na frente da sua TV ou até comprar uma nova pra acompanhar a Copa, viu? Afinal, vai ser quase um mês de jogos, num dos países mais curiosos e ricos do mundo. Mas antes disso, veja o que já rolou na Copa e o que vai ter de especial neste ano!
1. A primeira Copa do Oriente Médio
A Copa do Qatar está cheia de novidades. Pra começar, é a primeira vez que um país do Oriente Médio sedia o evento. Além disso, também é a primeira Copa a ser realizada no inverno do Hemisfério Norte.
Isso porque ela sempre aconteceu lá em meses mais amenos, como no verão deles em julho. Porém, o Qatar tem temperaturas na casa dos 50°C nessa época, então adiaram pro inverno, que ocorre no final do ano. Outra novidade é que essa é a última Copa com 32 seleções. Depois, o evento vai ter 48 países!
2. A 22ª Copa do Mundo da FIFA
Se você não acompanha a Copa, é sempre bom relembrar como ela acontece. Criada por Jules Rimet, então presidente da FIFA, em 1928, a primeira edição aconteceu em 1930, com 16 seleções convidadas.
Dali em diante, mais mudanças aconteceram, aumentando as seleções que participavam. Entre 1982 e 1994, por exemplo, eram só 24 times. Já a partir de 1998, o evento contou com 32 países.
3. O primeiro dos primeiros
Adivinha quem ganhou a primeira Copa do Mundo? Pensou no Brasil? Não! O primeiro dos primeiros foi o Uruguai, na 1ª Copa do Mundo, em 1930, que também foi sediada no país. Aliás, os uruguaios ainda foram vencedores da primeira Copa no Brasil, ganhando da nossa seleção por 2×1 no Maracanã.
4. As seleções que mais se destacam
Durante a Copa, tem gente que gosta de pegar uma cerveja na geladeira, sentar no sofá retrátil, ligar a smart TV e assistir a todos os jogos. Afinal, além do Brasil, existem seleções que marcam história ao longo dos anos na Copa e são fortes concorrentes da gente.
- Alemanha: responsável pelo 7×1 com o Brasil na semifinal de 2014, ela também tem os títulos de 1954, 1974 e 1990, só ficando atrás da gente no total.
- Itália: dona dos títulos de 1934, 1938, 1982 e 2006, a Itália perde a chance do penta porque está fora da Copa.
- Argentina: a eterna rival do Brasil, tem os títulos de 1978 e 1986.
- França: também com dois títulos, o de 1998 e o de 2018.
5. As paralisações históricas da Copa
Geralmente, o evento acontece de 4 em 4 anos, mas na Segunda Guerra Mundial, houve uma paralisação histórica. Pela primeira e única vez, duas edições seguidas, a de 1942 e 1946, foram canceladas. Assim, só retornaria em 1950, com o Brasil como país-sede pela primeira vez. Dessa forma, a Copa deste ano será a 22ª edição.
6. Conexão entre estádios no Qatar
Entre as curiosidades da Copa do Mundo 2022, uma das mais úteis pra quem vai assistir de pertinho é a proximidade dos estádios: a cerca de uma hora de distância entre si, facilitando muito a locomoção.
Por exemplo, desde o aeroporto, há linhas de metrô pra cinco estádios, além de outros transportes pra fazer a integração total. Aliás, se você tiver ingresso, pode usar o transporte público de graça nos dias de partidas.
Além disso, um grande destaque é a cidade de Lusail, construída no meio do deserto, nos últimos anos. Exemplo de modernidade e sustentabilidade, ela fica a só 15 km da capital Doha e abriga o estádio dos jogos de abertura, final e de outras partidas, por ter a maior capacidade desta Copa, com 80 mil espectadores.
7. A Copa mais rica da história
Você já deve ter ouvido falar em como o Qatar é um país rico, mas o investimento que fizeram na Copa é assombroso. Foram mais de 200 bilhões de dólares pra construir estádios, hotéis e toda a estrutura que queriam oferecer pra quem visitar o país.
O investimento foi 14 vezes maior que a Copa da Rússia, mas tudo isso não é à toa, já que o plano do Qatar é se tornar um destino turístico mundial.
A Copa do Qatar de 2022 ainda contempla a maior premiação da história. Nela, a FIFA vai pagar ao vencedor 42 milhões de dólares, ou seja, mais de 190 milhões de reais. E não para por aí! Com as premiações pras outras seleções, o valor total ultrapassa os 2 bilhões de reais.
8. La’eeb: o mascote
Outra das curiosidades da Copa do Mundo 2022 é uma que todo mundo adora: o mascote. Neste ano, o escolhido é um personagem que usa o tradicional lenço da cultura árabe, o jihab. Chamado de “La’eeb”, seu nome significa “jogador super-habilidoso”.
9. A bola especial da Copa
Chamada de “Al Rihla”, “a jornada” em português, a bola também é sempre uma das curiosidades da Copa do Mundo 2022. Neste ano, ela faz referência à cultura, arquitetura e cores da bandeira do Qatar.
Mas ela não chama a atenção só pelo design. Afinal, a promessa é de que ela seja mais rápida e estável em sua trajetória no ar. Pra isso, ela até foi testada em túneis de vento!
O ano da Copa chegou, mas você já se preparou? Em 2022, a Copa do Mundo no Qatar vai ser inovadora em todos os sentidos. Desde cidades luxuosas em pleno deserto, na Copa mais cara já realizada, até a possibilidade de o Brasil ser o primeiro país a levar o hexa ou ser alcançado pelos adversários.
Tudo pode acontecer. Por isso, pra entrar no clima, vale a pena conhecer as curiosidades da Copa do Mundo 2022 e começar a organizar a casa pra assistir às partidas!
Gostou do post? Compartilhe com os amigos e família e mostre como a Copa deste ano vai ser incrível pra todos assistirem!