Pesquisar
Pesquisar

Copa do Mundo 2022: confira 9 curiosidades sobre a maior competição de futebol

Mesmo quem não curte tanto o futebol durante o ano inteiro, separa um tempo pra ver um pedacinho da Copa do Mundo, não é? Neste ano, não vai ser diferente. De 20 de novembro a 18 de dezembro, a gente vai assistir 32 seleções disputando o título no Qatar. Por isso, vale a pena conhecer as curiosidades da Copa do Mundo 2022. ⚽

Afinal, além da emoção de torcer pro Brasil e de ver outros jogos de alto nível, a Copa atrai os torcedores pela cultura do país-sede. Nesse caso, a edição do Qatar vai ser algo que ninguém viu antes.

Neste post, conheça 9 das principais curiosidades que separamos pra você saber mais sobre o evento e a edição deste ano.

9 curiosidades da Copa do Mundo 2022 e das outras que você precisa conhecer

Em novembro, é melhor sentar na frente da sua TV ou até comprar uma nova pra acompanhar a Copa, viu? Afinal, vai ser quase um mês de jogos, num dos países mais curiosos e ricos do mundo. Mas antes disso, veja o que já rolou na Copa e o que vai ter de especial neste ano!

1. A primeira Copa do Oriente Médio

A Copa do Qatar está cheia de novidades. Pra começar, é a primeira vez que um país do Oriente Médio sedia o evento. Além disso, também é a primeira Copa a ser realizada no inverno do Hemisfério Norte.

Isso porque ela sempre aconteceu lá em meses mais amenos, como no verão deles em julho. Porém, o Qatar tem temperaturas na casa dos 50°C nessa época, então adiaram pro inverno, que ocorre no final do ano. Outra novidade é que essa é a última Copa com 32 seleções. Depois, o evento vai ter 48 países!

2. A 22ª Copa do Mundo da FIFA

Se você não acompanha a Copa, é sempre bom relembrar como ela acontece. Criada por Jules Rimet, então presidente da FIFA, em 1928, a primeira edição aconteceu em 1930, com 16 seleções convidadas.

Dali em diante, mais mudanças aconteceram, aumentando as seleções que participavam. Entre 1982 e 1994, por exemplo, eram só 24 times. Já a partir de 1998, o evento contou com 32 países.

3. O primeiro dos primeiros

Adivinha quem ganhou a primeira Copa do Mundo? Pensou no Brasil? Não! O primeiro dos primeiros foi o Uruguai, na 1ª Copa do Mundo, em 1930, que também foi sediada no país. Aliás, os uruguaios ainda foram vencedores da primeira Copa no Brasil, ganhando da nossa seleção por 2×1 no Maracanã.

4. As seleções que mais se destacam

Durante a Copa, tem gente que gosta de pegar uma cerveja na geladeira, sentar no sofá retrátil, ligar a smart TV e assistir a todos os jogos. Afinal, além do Brasil, existem seleções que marcam história ao longo dos anos na Copa e são fortes concorrentes da gente.

  • Alemanha: responsável pelo 7×1 com o Brasil na semifinal de 2014, ela também tem os títulos de 1954, 1974 e 1990, só ficando atrás da gente no total.
  • Itália: dona dos títulos de 1934, 1938, 1982 e 2006, a Itália perde a chance do penta porque está fora da Copa.
  • Argentina: a eterna rival do Brasil, tem os títulos de 1978 e 1986.
  • França: também com dois títulos, o de 1998 e o de 2018.

5. As paralisações históricas da Copa

Geralmente, o evento acontece de 4 em 4 anos, mas na Segunda Guerra Mundial, houve uma paralisação histórica. Pela primeira e única vez, duas edições seguidas, a de 1942 e 1946, foram canceladas. Assim, só retornaria em 1950, com o Brasil como país-sede pela primeira vez. Dessa forma, a Copa deste ano será a 22ª edição.

curiosidades copa do mundo 2022

6. Conexão entre estádios no Qatar

Entre as curiosidades da Copa do Mundo 2022, uma das mais úteis pra quem vai assistir de pertinho é a proximidade dos estádios: a cerca de uma hora de distância entre si, facilitando muito a locomoção.

Por exemplo, desde o aeroporto, há linhas de metrô pra cinco estádios, além de outros transportes pra fazer a integração total. Aliás, se você tiver ingresso, pode usar o transporte público de graça nos dias de partidas.

Além disso, um grande destaque é a cidade de Lusail, construída no meio do deserto, nos últimos anos. Exemplo de modernidade e sustentabilidade, ela fica a só 15 km da capital Doha e abriga o estádio dos jogos de abertura, final e de outras partidas, por ter a maior capacidade desta Copa, com 80 mil espectadores.

7. A Copa mais rica da história

Você já deve ter ouvido falar em como o Qatar é um país rico, mas o investimento que fizeram na Copa é assombroso. Foram mais de 200 bilhões de dólares pra construir estádios, hotéis e toda a estrutura que queriam oferecer pra quem visitar o país.

O investimento foi 14 vezes maior que a Copa da Rússia, mas tudo isso não é à toa, já que o plano do Qatar é se tornar um destino turístico mundial.

A Copa do Qatar de 2022 ainda contempla a maior premiação da história. Nela, a FIFA vai pagar ao vencedor 42 milhões de dólares, ou seja, mais de 190 milhões de reais. E não para por aí! Com as premiações pras outras seleções, o valor total ultrapassa os 2 bilhões de reais.

8. La’eeb: o mascote

Outra das curiosidades da Copa do Mundo 2022 é uma que todo mundo adora: o mascote. Neste ano, o escolhido é um personagem que usa o tradicional lenço da cultura árabe, o jihab. Chamado de “La’eeb”, seu nome significa “jogador super-habilidoso”.

9. A bola especial da Copa

Chamada de “Al Rihla”, “a jornada” em português, a bola também é sempre uma das curiosidades da Copa do Mundo 2022. Neste ano, ela faz referência à cultura, arquitetura e cores da bandeira do Qatar.

Mas ela não chama a atenção só pelo design. Afinal, a promessa é de que ela seja mais rápida e estável em sua trajetória no ar. Pra isso, ela até foi testada em túneis de vento!

O ano da Copa chegou, mas você já se preparou? Em 2022, a Copa do Mundo no Qatar vai ser inovadora em todos os sentidos. Desde cidades luxuosas em pleno deserto, na Copa mais cara já realizada, até a possibilidade de o Brasil ser o primeiro país a levar o hexa ou ser alcançado pelos adversários.

Tudo pode acontecer. Por isso, pra entrar no clima, vale a pena conhecer as curiosidades da Copa do Mundo 2022 e começar a organizar a casa pra assistir às partidas!

Gostou do post? Compartilhe com os amigos e família e mostre como a Copa deste ano vai ser incrível pra todos assistirem!

Copa do Mundo 2022: confira 9 curiosidades sobre a maior competição de futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você